A nova BMW G 310 GS está chegando. A empresa informou que o modelo aterrissa nas concessionárias em agosto e terá fabricação local, montada em sua planta de Manaus. Mas o que muda na nova trail?
Nova BMW GS 310
A segunda geração da menor aventureira da BMW traz novidades pontuais, mas positivas. Na mecânica, há adoção de embreagem deslizante o motor recebeu acelerador eletrônico ride by wire. Assim, há promessa de melhores respostas ao girar o punho.
Agora, o visual e segurança. A nova 310 GS tem inédito farol em LED com DLR e manetes de freio e embreagem reguláveis. Os grafismos e cores, inclusive do chassi, também são novos. Por fim, recebeu aversão 40 Years em alguns países.
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O que não muda na trail da BMW
No restante, segue a trail confortável que já conhecemos. O motor agora atende às exigências da Euro5, mas continua entregando 34 cv a 9.500 rpm e 2,85 kgf.m de torque a 7.500 rpm.
A balança traseira é de alumínio e ela colabora para o peso de 169,5 kg (sem carga). Já as suspensões com o garfo invertido na dianteira e mortecedor traseiro regulável em sete posições e curso de 180 mm (nas duas) permitem bom nível de conforto para piloto sem carga nem garupa.
Os freios da G 310 GS possuem discos simples em cada uma das rodas com ABS. Para mais diversão no off road, o sitema pode ser desligado.
A comodidade e conforto ganham pontos com a boa proteção aerodinâmica gerada pelas carenagens e para-brisa. Além disso, o painel digital em LCD integra todas as informações do computador de bordo como média de consumo, consumo instantâneo e autonomia, relógio, data e indicador de marcha engatada.
Preço da nova G 310
A BMW ainda não informou quanto a nova 310 irá custar no Brasil. Seu preço deve ser divulgado em breve, pouco antes do lançamento chegar às lojas nas próximas semanas.
Enquanto a nova não chega, a primeira geração segue à venda com preço sugerido de R$ 33.500. Para incentivar a venda das últimas unidades, a BMW criou uma ação promocional.
As motos podem ser encontradas com taxa 0% a.m., com entrada mínima de 50% e saldo em 24 parcelas mensais, por meio da BMW Serviços Financeiros. Ainda, possui três anos de garantia e as três primeiras revisões gratuitas.
GS 310, Versys ou 500X?
A GS 310 está num segmento enxuto no Brasil. Sua única concorrente direta é a Kawasaki Versys X-300. As demais estão um degrau abaixo em qualidade e desempenho (como Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250) ou um passo acima, como a crossover Honda CB 500X.
E tem bons números de vendas por aqui. No ano passado emplacou mais de 2.200 unidades e só no primeiro semestre de 2021 foram 1.154 emplacamentos – veja as motos mais vendidas no Brasil de janeiro a junho. Em 2020, a Kawa vendeu 1.080 unidades.
Nova GS 310 é produzida em Manaus
Como dissemos no início desse texto, a nova GS 310 será montada em Manaus. Trata-se da única unidade do BMW Group fora da Alemanha dedicada à produção de motocicletas. Além dela ainda são produzidos oito modelos: G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.
De acordo com a marca, a planta emprega 215 colaboradores, incluindo terceirizados diretos, tem capacidade produtiva de 15 mil unidades anuais e possui previsão de fabricar, em 2021, mais de 10 mil motocicletas. São mais de 50 fornecedores locais na operação.