Publicidade

A Honda CRF 250F 2022 foi apresentada com visual renovado para deixar os trilheiros com mais estilo na hora do off-road. Assim, o modelo recebeu um banho de loja e ficou  semelhante com as motos motos maiores da família.

Motocicleta off-road

A CRF 250f 2022 chega com modificação no visual e possui preço sugerido de R$ 17.550 (sem frete)

Preço da nova CRF 250F 2022

Quem esperava por modificações na mecânica terá que esperar o modelo de 2023. Isso porque a Honda não trouxe alterações mecânicas e optou por investir apenas no grafismo ‘mais esportivo’, disponível apenas na cor vermelha.

Desta forma, a nova CRF 250F tem preço sugerido de R$ 17.550, sem despesas com frete ou seguro. Antes, custava R$ 16.650, mostrando um aumento de 5%.

Publicidade

Motor e ciclística sem mudanças 

A CRF 250F 2022 mantém o motor monocilindro quatro tempos SOHC de quatro válvulas com injeção  PGM-FI que entrega 22,2cv a 7.500 rpm, com torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. 

detalhes da honda CRF 250F

A Honda mantém mecânica e ciclística da CRF 250F 2022

Tem partida elétrica e transmissão de cinco velocidades. Além disso, a transmissão é acoplada à uma embreagem com ajuste feito para o uso pesado que o off-road possui.

A ciclística também não sofreu alterações. O chassi tipo berço duplo fechado, feito com tubos de aço que compõem a arquitetura Twin Tube. Portanto, essa ciclística adotada na CRF 250F tem o objetivo de garantir mais maciez no uso. 

Publicidade
Moto Honda CRF 250F

A versão 2022 da CRF 250F utiliza uma embreagem com ajuste feito para o uso extremo de trilhas e off-road

Visual de campeã

A Honda CRF 250F é fabricada em Manaus (AM). Para a edição, a montadora adotou o mesmo visual de motos importadas como a CRF 450 Rally, bicampeã do Dakar em 2020 e 2021, e da irmã CRF 450RW, campeã do mundial de motocross na MXGP  em 2019 e 2020.

 Honda CRF 450RW

Veja a CRF 450RW, campeã do mundial de motocross na MXGP  e inspiração para o grafismo da CRF 250F

Com isso, suas carenagens, assento na cor vermelha, grafismos e adesivos em azul garantem um ar de moto profissional mas, de acordo com a marca japonesa, são “projetadas para resistir aos frequentes contatos com o solo que são típicos no off-road.”

Publicidade

Sucesso da irmã mais velha: a CRF 230F 

Motocicleta Honda CRF 230F

Dessa forma, a Honda CRF 230F foi retirada de linha no primeiro semestre deste ano

Após apresentar a Honda CRF 250F ao público em 2018, a montadora preparou o terreno para retirada de linha CRF 230F no primeiro semestre de 2021.

No entanto, a história da CRF 230 começou lá em 2002 quando a Honda passou a fabricar em Manaus uma moto específica para o uso fora de estrada. Portanto, um projeto baseado na consagrada XR 200R tinha tudo para dar certo… e deu.

Chegada do modelo no Brasil

A princípio, a produção atendia  a demanda do mercado externo mas já enchia os olhos dos trilheiros brasileiros.  Mas, em 2006 a CRF 230 desembarcou no Brasil e logo se tornou um sucesso. 

CRF 230F na trilha

Portanto, a CRF 230F foi sucesso de vendas no Brasil chegando a marca de 50 mil unidades produzidas

Dessa forma, em 2009 o modelo quase bateu a marca de 50 mil unidades produzidas. Assim, em 2010, houve uma mudança de nomenclatura, sendo acrescentado o F de ‘Fun’, assim, a moto vendida no país passou a se chamar CRF 230F e a ofertada ao mercado exterior seguiu sem o F.

Veja também: 

Chegada da CRF 250F o fim da CRF 230

Contudo, a chegada da CRF 250F impactou fortemente as vendas da irmã mais velha 230F. Sua produção anual despencou de 10.486 unidades/ano em 2018 para meras 1.488 em 2020. Representando  85% de redução. Não tinha como negar: a CRF 250F caiu no gosto do público e tirou o espaço da 230F.

Produção da CRF nacional em números:

ANO Honda CRF 230F Honda CRF 250F
2018 10.486 6.580
2019 4.119 16.286
2020 1.488 14.297
TOTAL 16.093 37.163

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha