Publicidade

A Buell, marca americana fundada em 1993, ensaia um retorno ao mercado. Seus planos são ambiciosos e começam pelo relançamento de sua moto esportiva Hammerhead 1190 RX.

A fabricante praticamente foi extinta em 2009, quando a Harley-Davidson fechou a interação entre as marcas. Contudo, neste ano a Buell anunciou o seu retorno através de um projeto baseado no lançamento de dez motocicletas até 2024. Ou seja, 10 lançamentos em menos de 4 anos.

O modelo lançado em 2014 que foi inspiração para o atual

Como prometido, a esportiva foi confirmada e vamos apresentá-la. Porém, antes de falar sobre a moto, para o renascimento da marca, a Buell não conta mais com o fundador Erik Buell. Dessa forma, o empresário Bill Melvin comprou a marca americana e a Erik Buell Racing (EBR).

Publicidade

 

Moto esportiva: Hammerhead 1190 X R

 

Moto esportiva

A esportiva tem um conjunto óptico de peça única integrada que se alia ao design mais moderno e cores atuais da carenagem

A Buell manteve o visual retrô farol de uma peça integrada. As entradas de ar lembram ‘guelras de peixe’ e compõem o design que mescla a nova fase da Buell com o rejuvenescimento da já existente moto esportiva.

Publicidade

Assim, por dentro das carenagens você encontra o já conhecido propulsor V-Twin de 1190 cilindradas que consegue entregar a potência máxima de 185 cv a 10.600 rpm e torque de até 14.0517 kgf.m a 8.200 rpm. Toda essa força para uma moto que pesa 190 quilos. 

No entanto, apesar de o comunicado de Melvin à imprensa destacar “Buell está de volta!” e apresentar a esportiva de 1190 cc, a fabricante não revelou qual será o preço da primeira moto de sua nova fase. 

Veja também:

Buell e as dez motos até 2024

Portanto, a moto da Buell apresenta a sua primeira moto das dez programadas para serem lançadas até 2024

Publicidade

A fabricante americana pretende voltar com tudo ao mercado e, como indícios dessa retomada, a Hammerhead 1190 RX pode ser a base para novos modelos que surgirão. 

O proprietário da Buell tem grandes pretensões para a marca e especula expandir seu catálogo de motos para incluir propulsores com cilindradas médias e baixas. Além disso, Melvin ainda cogita um modelo elétrico para a marca americana. 

Dessa forma, o modelo atualizado marca uma nova era da fabricante americana

Por fim, a Buell ainda projeta e fabrica os seus modelos nos Estados Unidos, mas as exportações ainda continuam sendo uma realidade distante. Mesmo assim, a marca também diz que está aberta para trabalhar com outras fabricantes. Vamos acompanhar os novos passos da marca. Bem-vinda de volta, Buell.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha