A Honda PCX 2022 foi apresentada nesta quinta-feira com poucas diferenças em relação ao modelo de 2021. Dessa forma, separamos as 3 mudanças do modelo atual e as configurações que foram mantidas.
O scooter da Honda que lidera as vendas do segmento resolveu não apostar em grandes modificações como alteração na suspensão, como aconteceu em 2019, ou alguma mudança no motor – que é compartilhado com o Sh 150i – e a nova ADV.
O que não muda no PCX 2022
O propulsor da campeã de vendas continua intacto. Sendo assim, seu motor um monocilíndrico, de 149,3 cm³ e arrefecido a líquido, gera potência máxima de 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m de torque.
A PCX continua com o mesmo chassi composto pela estrutura em tubos de aço, com suspensão telescópica hidráulica na dianteira, enquanto na traseira os amortecedores contam com molas de três estágios. Os cursos das suspensões são de 100 mm, em ambas as rodas.
Pacote eletrônico permanece o mesmo
A PCX 2022 permanece com sua iluminação toda em LED, o painel 100% digital tem o display tipo Blackout, assim como a smart key (para as versões PCX Sport e PCX DLX) e tomada 12V.
O sistema de economia idling stop, que atua desligando automaticamente o motor nas paradas em semáforos e religando a moto assim que o acelerador é acionado, também é um item que não saiu na linha 2022.
Dessa forma, ambas as rodas permanecem com suas pequenas 14 polegadas, que recebem os pneus 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira.
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PCX: versões já conhecidas
Da mesma forma, o scooter segue oferecido em suas já conhecidas quatro versões: CBS, ABS, Sport e DLX. A CBS é a versão de entrada, equipado com freio combinado (CBS), que conta com disco na dianteira e tambor na traseira. Além disso, não possui smart key.
As outras três versões são a PCX ABS, DLX e a Sport. Todas elas possuem ABS (mas apenas na dianteira) e discos nas duas rodas. Também, têm cores e grafismos específicos para cada versão.
O que mudou no Honda PCX 2022
Pouco, bem pouco. A atualização do PCX para 2022 trouxe apenas novas cores, grafismos e, claro, o preço. Tudo ao melhor estilo de ‘não se mexe em time que está ganhando’.
1 – Novas cores
Desta vez, há apenas uma cor para cada versão. O PCX CBS 2022 está disponível apenas em azul perolizado. O ABS, por sua vez, é encontrado somente em cinza metálico.
Os DLX e Sport são mais coloridos, com combinações mais expressivas de diferentes tons. A cor predominante no DLX é o prata metálico, enquanto no Sport é o branco fosco – que, segundo a Honda, destaca sua esportividade.
2 – Honda PCX chega com aumento no preço
Por fim, a Honda realizou ajustes nos preços sugeridos para a queridinha PCX. O modelo 2021 estava com o preço sugerido de R$ 13.090 para a CBS e R$ 14.840 às topo de linha Sport e DLX, até julho deste ano.
Contudo, para 2022 está previsto o preço sugerido de R$ 13.510 para a CBS, R$ 14.990 para a ABS e R$ 15.390 para as Sport e DLX. Um aumento médio de três por cento.
O problema não é o aumento no preço sugerido, mas sim o valor final cobrado pelas concessionárias. O PCX é um dos recordistas em diferença entre o valor apontado pela fábrica e o pago pelo consumidor, chegando a casa dos 30%. E aí, será que ele se mantém no posto de scooter mais vendido do país?