Publicidade

A Honda criou motos esportivas fantásticas nos anos de 1990, que o diga a CBR 250RR. E outros modelos como a VFR 400R também fazem parte da lista de preciosidades.

A VFR 400 era uma série relacionada a motocicletas com motor V4 de 399 cc, nada menos que essencialmente versões menores dos modelos maiores de corrida VFR da época. Estas motos foram desenvolvidas e vendidas principalmente para o mercado doméstico da fabricante japonesa.

Honda VFR 400R

Honda VFR 400R nasceu com inspiração no mundo das pistas

Honda VFR 400R NC30

A cereja no topo do bolo da VFR400R veio com a terceira geração NC30, produzida de 1989 a 1990. O modelo ganhou mudanças de estilo, principalmente nos faróis, muito parecidos com a RC30. Além disso, a realocação do silenciador para o lado esquerdo deu uma aparência mais aberta para a roda traseira do lado direito.

Publicidade

Veja também:

 

A NC30 viu também a introdução do motor de acionamento do virabrequim em crossplane​​, com os quatro cilindros explodindo no mesmo ciclo, o famoso “big bang”. Com isso, a linha vermelha do tacômetro também foi elevada para 14.500 rpm, despejando 60 cavalos de potência e torque de 4 kgf.m a 10.000 rpm.

Honda VFR 400R

Sem limitador VFR 400R marcava até 240 km/h!

Publicidade

 

O modelo vinha em estrutura de alumínio e com peso em ordem de marcha de 182 kg. Em número limitado, a NC foi vendida em vários países europeus também oficialmente. Por vezes elas vinham instaladas com um CDI diferente, sem a restrição em 180 km/h no velocímetro, que podia chegar a 240 km/h! Nada mal para a época, hein?

VFR 400R NC30

VFR 400R NC30 apesar da idade guarda linhas fascinantes em seu desenho…

Esportiva Honda: VFR 400R NC30 à venda

A VFR 400R NC30 não chega a ser exatamente uma raridade. No entanto, não é uma moto com fácil oferta de disponibilidades entre as usadas. Sendo criada para o mercado japonês, aqui na América o modelo nunca foi lançado oficialmente. Porém, achamos uma, mas nos Estados Unidos…

Publicidade
Honda VFR400R NC30

VFR 400R NC30 não chega a ser peça de museu, mas é peça cobiçada entre os fãs da velocidade

 

Esta em particular foi adquirida pelo vendedor atual em 2003, da Nova Zelândia. Já em 2017, a moto foi reconstruída com uma longa lista de itens gerais. Isso inclui radiadores maiores, bobinas novas e maiores, velas de ignição, cabos de vela de ignição, chicote de fiação e Estator da Suzuki GSX-R750 2016.

Honda VFR 400R NC30

Exemplar a venda teve instalada a roda traseira de 17″ e amortecedor Penske

Se você está se perguntando por que nenhum trabalho foi feito no motor, é porque este ele passou por uma revisão completa em 2012. Mas a moto ainda ganhou outras coisas legais, como o amortecedor traseiro Penske e conversão da roda traseira para 17 polegadas, substituindo a original de 18”.

Honda VFR400R NC30

A pintura da VFR não chegas a estar brilhando, mas está deve ser uma das menores preocupações do novo dono…

Como visto, não é uma peça de museu. Existem pequenos arranhões e marcas de uso na carroceria, o que demonstra que ela foi de fato pilotada. Se tudo isso tudo falar a sua alma, ela está à venda no site de leilões Iconic Motorbike, com lance atual de 8.988 dólares – pouco menos de R$ 50 mil. Mas se apresse enquanto a reserva não foi solicitada.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]