Os primeiros protótipos da Husqvarna Vitpilen 1301 datam ainda de 2016. Desde então, a hypernaked neo-retro ficou só na ideia. O modelo no qual o projeto da Vitpilen é baseado (a KTM 1290 Super Duke R) mudou nos últimos anos.
Seis anos atrás, o rascunho da Vitpilen 1301 apresentava uma carroceria com design neo-cafe, característico da Husq. A seção da cauda traseira era atarracada, com a forma clássica e contemporânea do tanque, além de demais elementos.
Já em 2022, a marca sueca manteve o farol circular futurista, mas o novo protótipo não usa mais uma carroceria no estilo Vitpilen. Em vez disso, o acabamento do modelo flagrado em teste se assemelha ao estilo afilado da Super Duke austríaca.
A mula de teste ostenta monobraço, mas opta por um conjunto de rodas de alumínio fundido de nove raios. Em comparação, no modelo KTM as unidades são de cinco raios na Super Duke R.
Sendo uma marca de propriedade da KTM, a Husqvarna baseia sua gama de novidades em modelos da fabricante austríaca. A empresa sueca frequentemente se diferencia com novos desenhos e mesmo otimização da ciclística.
Outro espelho disso é a Norden 901, que captura uma parte do mercado de adventure, baseada na receita da 890 Adventure. Além disso, a Norden é a primeira investida da Husqvarna neste nicho desde a Nuda 900, quando a marca ainda era de propriedade da BMW.