Publicidade

A marca norte-americana Buell Motorcycles promete um retorno e tanto ao mercado. Famosa por por seus modelos esportivos, nakeds e custom com visuais excêntricos, já faz algum tempo que empresa se desvinculou da parceira Harley-Davidson. Pretendendo entrar em novos nichos, agora a Buell prepara uma moto para rivalizar com a Pan America.

Buell prepara rival para Harley Pan America

A Buell tem novidades que parecem interessantes e igualmente exóticas no exterior. São dois novos modelos que chegarão às vitrines em breve, Baja DR e a Super Touring 1190. Ambas as motos foram apresentadas durante o Daytona Beach Bike Week, que acontece de 4 a 13 de março.

Segundo a fabricante, as motos são movidas pelo motor de 1190 centímetros cúbicos, refrigerado a líquido. Basicamente, o mesmo propulsor usado por outros modelos que a marca tem atualmente, a esportiva Hammerhead 1190 e a naked 1190SX.

Buell DR é movida pelo mesmo motor que todas as motos da fabricante atualmente em catálogo

Publicidade

A Buell DR se apresenta como uma moto ao estilo hard enduro, com o braço da suspensão traseira alongado. O modelo tem potência de 176 cv e um torque máximo de 13 kgf.m declarado. A DR estará na linha de produção em 2023 e vai custar 20 mil dólares, ou R$ 101 mil em conversão direta.

Buell prepara big trail Super Touring para exposição no Daytona Beach Bike Week

Já a Buell Super Touring é uma curiosa moto esportiva touring com uma pegada de big trail. Foi anunciada pela primeira vez poucos dias antes da Harley apresentar a Pan America. Seria uma provocação à antiga parceira? Seja o que for, o modelo está escalado para a produção neste ano e pode de fato ser concorrente. A moto promete ainda mais potência que a DR e custará 22 mil dólares (R$ 111 mil).

Veja também:

Publicidade

Buell retornou das cinzas 

Para quem não conhece muito a marca, vale a pena destacar a trajetória do legado do fundador Erik Buell. Um verdadeiro gênio na hora de criar motos, mas que não tem obtido êxito quando o assunto são negócios…

Buell, antigo engenheiro da Harley-Davidson que quis fundar uma marca própria, marcando a entrada no mercado em 1983. Em 1993 a Harley adquiriu 49% da empresa e em 1998 assumiu o controle majoritário da Buell.

Erik Buell, mestre na criação não teve a mesma sorte no campo dos negócios

No entanto, em 2009 – devido a crise financeira internacional – o grupo Harley-Davidson optou por encerrar a fabricação da pequena marca. Apesar disso, Erik Buell continuou com suas ideias em outro empreendimento, criando a Erik Buell Racing (EBR).

Publicidade

Completamente desvinculada da Harley, a EBR naufragou no mercado cinco anos depois. Surge então a norte-americana Liquid Asset Partners (LAP), que não hesitou em adquirir as duas empresas de motocicletas de Erik Buell. Agora juntas sob o mesmo teto e sem o fundador, a marca vem voltando ao mercado.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]