Publicidade

Motos e música sempre estiveram próximas, mas… qual a moto perfeita para guitarristas? Gibson e Triumph, inspirados pela conexão entre música e cultura de motocicletas, decidiram criar uma edição personalizada. Da união surgiram dois produtos que vão desde o rock and roll até o café racer. Mais do que isso, a parceria visa angariar fundos em prol da saúde masculina.

Bonneville T120 Legends – A moto perfeita para guitarristas

Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles comemora 120 anos da fabricação de motos. A empresa é sediada em Hinckley, Leicestershire, onde produz desde 1959 a clássica Bonneville T120. Para a edição especial, o modelo ganhou esquema de pintura personalizado e exclusivo, ao estilo sunburst da igualmente clássica Les Paul.

Bonneville T120 Legends, simplesmente a moto perfeita para guitarristas

Os emblemas “Triumph Gibson 1959 Legends” são aplicados no tanque, painéis laterais e pára-lamas dianteiro. O reservatório ganhou ainda o detalhe do braço de guitarra. A tampa do depósito de combustível tem o logotipo da Gibson gravado a laser.

Publicidade

Logotipo da Gibson gravado no tanque e tampa

Enquanto isso, o assento é de couro marrom personalizado, projetado para combinar com o estojo de couro da guitarra. Os detalhes adicionais incluem logotipo Triumph bordado e porta-palhetas personalizadas no banco. Por último e não menos importante, a moto segue com o motor de 1200cc, que entrega 80 cv a 6.550 rpm e torque de 10.7 kgf.m aos 3.500 giros.

Diz aí, que outra moto tem porta palhetas no banco?

Les Paul Standard Reissue – A guitarra perfeita para motociclistas 

Do outro lado está a Gibson, fundada em 1894 e sediada em Nashville, nos EUA. Nada menos que a fabricante da Les Paul, que em sua safra de 1959 produziu modelos famosos nas mãos de Jimmy Page (Led Zeppelin, The Yardbirds) e Keith Richards (Rolling Stones).

Publicidade

Les Paul Standard Reissue ganhou logo da Triumph no captador

A edição Legends recebe um escudo exclusivo Jet Black pintado à mão para celebrar as aletas de refrigeração do motor, exclusivas da clássica Bonneville T120. O elegante logotipo Triumph é gravado a laser na tampa inferior do captador da ponte. O emblema da marca de motos, em dourado metálico, fica também na capa do tensor.

Emblema dourado está presente na guitarra e também na moto

Na placa traseira do interruptor é possível ver a pintura à mão, apresentando o logotipo da parceria “Triumph Gibson 1959 Legends”. Peça projetada para ecoar o design do emblema da tampa do alternador da Bonneville T120. A guitarra tem corpo em mogno e tampo em maple, junto dos captadores Custombucker Alnico III.

Publicidade

Les Paul Standard Reissue Legends é sem dúvidas mais um item de colecionador

Veja também:

Inspiração e missão

A união celebra a ressonância histórica compartilhada do ano de 1959, um projeto de colaboração que homenageia dois produtos icônicos. A Gibson Les Paul Standard e a Triumph Bonneville T120, ambas consideradas o santo graal de seus respectivos mundos. Mais do que isso, as duas lendas ainda são fabricadas e vendidas até hoje.

Gibson Les Paul Standard e Triumph Bonneville T120 serão prêmio de arrecadação

Toda a iniciativa foi criada para apoiar o Distinguished Gentleman’s Ride, uma ação que une motociclistas de todo o mundo. Tudo isso para juntar esforços globais de caridade para a saúde mental masculina. Além da conscientização sobre o câncer de próstata e arrecadação de fundos.

As edições personalizadas Legends 1959, da Les Paul Standard Reissue e Bonneville T120, serão oferecidas como a maior recompensa de arrecadação aos que participarem da iniciativa em 2022. O Distinguished Gentleman’s Ride abre as arrecadações e apresenta os números já alcançados em seu site oficial.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]