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Se você está em busca de uma moto versátil e curte os modelos da Honda, provavelmente já esteve diante da seguinte questão: CB 500X ou NC 750X, qual comprar? O veredito de qual é a melhor irá depender das preferências e expectativas pessoais de cada motociclista, mas nós estamos aqui para ajudar.

Rodamos com os dois modelos durante o teste com a nova geração da NC, que trouxe uma série de avanços em relação ao seu modelo antecessor, onde pudemos rever suas semelhanças e diferenças. E aqui já vai um spoiler: elas podem até parecer, mas estão longe de serem iguais.

 

Comparativo CB 500X ou NC 750X 2022

Vamos começar pelas semelhanças. Os dois modelos representam a linha Crossover da Honda no Brasil, dedicada a motocicletas que unem características de diferentes nichos. Assim, estão no meio termo entre naked e adventure, mas sem pertencer a nenhum dos dois.

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cb 500x vermelha

A CB 500X está seguindo seu próprio caminho, ficando cada vez mais distante da irmã 500F e da NC 750X

 

Aliás, elas já foram muito mais próximas entre si. Quando a 500X chegou ao mercado, em meados de 2013, era até fácil confundi-la com a NC, lançada poucos anos antes. Tinham as mesmas linhas, praticamente mesmas medidas, pneus e rodas próximos… Entretanto, ao longo do tempo elas estão seguindo seus próprios caminhos, tanto em design quanto em comportamento. E é aqui que as dúvidas começam a ir embora.

cb 500x ou nc 750x - comparação

A NC 750X é mais baixinha e o piloto fica mais próximo do chão. Moto tem praticamente a mesma altura do solo que uma CBR 650R

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Diferenças entre a CB 500 e a NC 750

Para facilitar a comparação (e mostrar as primeiras diferenças), apresentamos abaixo as fichas técnicas da CB 500X e NC 750X, ambas já em suas versões 2022. Note que os motores tem configurações diferentes (e trabalham em rotações distintas), assim como as medidas (a 500X é mais curta, a 750X é mais baixa) e rodas.

Além disso, a atualização da NC deixou os modelos um passo mais distantes. Enquanto a CB traz apenas a eletrônica básica, a NC já possui um pacote mais completo e que visa o uso na estrada. E ainda há as diferenças no visual, claro.

O que muda entre a CB 500X e a NC 750X

CB 500X NC 750X
Motor 2 cilindros em linha, 8 válvulas, 471 cm³ 2 cilindros em linha, 4 válvulas, 750 cm³
Potência 50,4cv a 8.500rpm 58,6 cv a 6.750 rpm
Torque 4,55kgf.m a 6.500rpm 7,03 kgf.m a 4.750 rpm
Câmbio Manual de 6 velocidades Duas versões: manual ou DCT de 6 velocidades
Roda dianteira (e pneu) Aro 19 (110/80 – 19) Aro 17 (120/70 – 17)
Roda traseira (e pneu) Aro 17 (160/60 – 17) Aro 17 (160/60 – 17)
Suspensão dianteira (curso) Garfo telescópico com ajuste na pré-carga (150mm) Garfo Showa Dual Bending Valve (SDBV), sem ajustes (120mm)
Suspensão traseira (curso) Pro-Link com ajuste na pré-carga (135mm) Pro-Link com sistema Honda Multi-Action System (HMAS) e ajuste na pré-carga (120mm)
Freios ABS, não pode ser desligado
Dimensões (CxLxA) 2156 x 828 x 1412mm 2210 x 846 x 1330mm
Distância mínima do solo 193 mm 145 mm
Altura do assento 834 mm 802 mm
Tanque 17,7 litros 14,1 litros
Peso a seco 183 kg 197 kg (manual), 207 kg (DCT)
Consumo no teste Estrada: 28 km/l | Cidade: 24 km/l 25 km/l em percurso misto
Eletrônica Painel digital (blackout), luzes full-LED, ABS, alerta de frenagem de emergência (ESS) Painel digital, luzes full-LED, ABS, alerta de frenagem de emergência (ESS), acelerador eletrônico, 4 modos de pilotagem (+ um personalizável), controle de torque (HSTC),
Preço sugerido R$ 35.850 R$ 49.700 (manual), R$ 55.700 (DCT)

Veja também:

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CB 500X ou NC 750X: qual a melhor de andar

Basta percorrer os primeiros quilômetros com cada uma para perceber suas diferenças e semelhanças. Ambas são ágeis e leves, sem parecer que você está sobre uma moto de quase (ou até mais) de 200 kg. Também são compactas. Ao olhar fixamente ao horizonte, você quase não verá o painel ou carenagens em sua visão periférica, por exemplo.

cb 500x ou nc 750x - teste

A 500X é muito leve, especialmente na dianteira. Assim, muda de trajetória tão bem quanto uma street – mesmo na cidade

Agora, as diferenças. A 500X é muito leve, especialmente pelo ângulo da suspensão dianteira e diâmetro da roda (19″). Na cidade, a impressão é que você está com uma street. Sua posição de pilotagem (herdada da naked 500F) é levemente esportiva, com os pés minimamente recuados, e a proteção aerodinâmica é satisfatória. Deixa vazar algum vento no peito, mas nada que canse numa viagem dentro dos limites das rodovias.

cb 500x ou nc 750x - roda

Roda de 19″ mostra que a 500X pende um pouco mais para rodar na terra, onde também é beneficiada pelas suspensões com ajustes nas molas. Mas não espere o conforto de uma bigtrail

Os motores têm comportamentos distintos. O da CB gosta de trabalhar mais cheio e tem pico de potência acima dos 8.000 rpm, por isso ele tem um delay mínimo em baixas rotações. Na estrada desenvolve bem, mas vibra (e grita) um pouco acima dos 130 km/h.

 

A NC 750X vai melhor em viagens

Já o motor da NC 750X nasceu para rodar ‘na boa’. Ele trabalha bem em baixas e médias rotações (tanto que o pico de torque é antes dos 5 mil rpm) e em velocidade próxima aos 130 km/h está a apenas 4 mil rpm, sem apresentar vibração alguma. Ou seja: passa conforto na hora de pegar a rodovia, mas não satisfaz quem busca esportividade – até porque irá cortar a aceleração perto de ‘apenas’ 8.000 rpm.

O negócio da NC é o asfalto e ela se sente em casa em grandes rodovias. Motor suave gosta de trabalhar em baixa rotação e tem vibração quase imperceptível

A posição de pilotagem lembra a da CB, mas o piloto está visivelmente mais próximo do chão. Assim, a NC é facilmente acessível mesmo para quem tem menos de 1,70m, afinal o banco está a apenas 803 mm do piso (na Bros são 836mm, por exempl0).

Seu pacote eletrônico tem funcionamento simples, operado basicamente por três botões no punho esquerdo, mas funcional. Há clara diferença de comportamento entre os modos de pilotagem, por exemplo. E ainda tem a opção pelo câmbio automatizado de dupla embreagem DCT, com funcionamento suave – perceptível, mas sem trancos.

cb 500x ou nc 750x - espaço

O porta capacete ‘no lugar do tanque’ é uma marca da NC. Agora ele está um pouco maior, com 23 litros

 

Mas nem tudo são flores. Na hora de pegar a estrada o piloto sente falta de mais proteção aerodinâmica, pois há muito vento no peito (mais que na CB 500X). Para piorar, a bolha não tem regulagem de altura. Há um para-brisa 4cm mais alto vendido como acessório (por R$ 998), que deve minimizar mas não resolver o problema. O ideal seriam carenagens maiores, tanque mais largo e para-brisa maior.

cb 500x ou nc 750x câmbio

Ausente na 500X, o câmbio DCT é um diferencial na NC. Ele pode trabalhar em diferentes rotações (para uma tocada mais econômica ou esportiva) e ainda tem um modo com trocas manuais

 

E na terra, como andam as CB 500X e NC 750X?

Como dissemos antes, elas são duas crossover – e não adventure. Na prática, nos permite afirmar que não são modelos pensados ao uso misto… mas novamente há diferenças.

cb 500x ou nc 750x - na terra

As pedaleiras recuadas e posição de pilotagem deixam claro que a CB não foi projetada para a terra, mas ela encara estradas leves com alguma desenvoltura

A 500X pode não ser uma trail, mas encara leves estradas de terra (como em localidades do interior). As suspensões ajustáveis, a roda dianteira maior e os 5cm a mais em relação ao solo ajudam na hora de encarar pequenos buracos e valetas. Mas não abuse, não é uma Africa Twin – e isso ficará claro logo nos primeiros metros.

Se você quer uma moto ‘para ir a qualquer lugar’, pense duas vezes. Baixa, com rodas 17″ e sem o modo Gravel, a NC não foi pensada para andar na terra

Já a NC 750X tem outra proposta. Está quase tão perto do solo quanto uma esportiva CBR 650R (a diferença é só de 1cm) e as rodas de 17″ serão engolidas pelas imperfeições da ‘pista’ com mais facilidade. Além disso, a Honda tanto não a considera uma moto para a terra que sequer a equipou com o modo de pilotagem Gravel (cascalho), disponível em motos de uso misto como X-ADV e Africa.

 

Veredito: qual a melhor, CB 500X ou NC 750X

Se você leu toda a reportagem, análises e números, certamente suas dúvidas já diminuíram. Afinal, as características de cada modelo foram se encaixando (ou afastando) das suas preferências, necessidades e expectativas. Logo, a definição de ‘melhor ou pior’ irá depender do gosto do consumidor, assim como de seu orçamento.

cb 500x ou nc 750x - cb

A 500X tem menos eletrônica e é mais versátil. Também, custa quase R$ 14 mil a menos que a NC…

Entretanto, podemos afirmar que a CB é mais voltada à pilotagem urbana e viagens curtas ou médias, que eventualmente podem incluir alguns trechos de terra. Já a NC 750X tem maior aptidão pera estradas asfaltadas, curtindo a suavidade numa viagem de cruzeiro, além de agradar aos que buscam mais tecnologia. Para saber qual é a melhor para você, primeiro pergunte-se ‘o que eu realmente espero desta moto?’.

cb 500x ou nc 750x azul

… já a NC oferece mais desempenho e conforto para quem quer se aventurar no asfalto, além de um pacote eletrônico funcional e de simples operação, além da versão com DCT. Porém, pode custar até R$ 20 mil a mais que a CB…

Para lhe ajudar, veja o teste de primeiras impressões com a CB 500X, seu teste completo e o primeiro teste com a nova NC 750X. E aí, vai com qual?

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza