Publicidade

A XMax é uma série de maxi-scooters fabricada pela Yamaha desde 2006. A gama está disponível em quatro motores (125, 250, 300 e 400 cc) e desfruta de um forte sucesso na Europa. O mercado brasileiro conta com o solitário XMax 250, desde 2019. Mas o que poucos sabem é que mundo afora o scooter já ganhou cores curiosas e versões apimentadas.

Scooter Yamaha XMax mundo afora

A XMax é disponibilizada no Brasil pela Yamaha apenas em sua versão 250 cc. Um scooter movido pelo motor monocilíndrico de 250 cm³ com 4 válvulas, comando único e refrigeração líquida. Um conjunto com potência de 22,8 cv a 7.000 rpm e o torque de 2,5 Kgf.m a 5.500 rpm, junto do câmbio automático do tipo CVT.

Modelo no Brasil está disponível na versão de 250 cc

Em sua versão 2022 ele está disponível apenas nas cores cinza fosco (Matt Grey), preto fosco (Midnight Black) e vermelho fosco (Red Velvet). O que não o impediu de ser scooter médio mais vendido do Brasil. Mas no exterior, a fabricante dispões de umas coisinhas a mais e versões diferentes do modelo.

Publicidade

A Europa, por exemplo, conta com a versão XMax de 125 cc. No entanto, é 0 XMax 300 que faz grande sucesso no Velho Continente. Ambos os modelos têm ainda versões Tech MAX, com acabamentos diferenciados no assento, tampas, alças, apoios para os pés de alumínio e detalhes internos distintos.

Tech MAX tem ainda rodas com exclusivo acabamento em dourado

Países como a Croácia e o Chipre dispõem ainda da versão XMax 400. O modelo monocilíndrico de 395 cc entrega 33 cv a 7.000 rpm e 3,6 kgf.m a 6.000 rpm. Como diferenciais, logo se nota o escape mais longo que o restante da gama do scooter. Certamente, um modelo XMax que não se vê todo dia, mesmo na Europa.

XMax 400 pode ser notado de longe pelo escape mais longo…

Publicidade

Veja também:

XMax na Ásia 

Sem sobra de dúvidas é na Ásia que a Yamaha dispõe de versões mais ousadas do scooter. Na Indonésia, por exemplo, quando o XMax 250 foi lançado em 2017 em 4 opções de cores. Os velhos e sóbrios branco, cinza, marrom e o eletrizante amarelo. Não se sabe ao certo se a cor em especial permaneceu muito tempo no catálogo, ou se vendeu bem. No entanto, fez sucesso na apresentação.

Fez sucesso! Ao menos no lançamento…

Nas Filipinas, inspirada na linha das grandes naked MT, a XMax 300 ganhou uma versão SP. O modelo anunciado faz parte de uma edição limitada e se diferencia do scooter básico com um belo par de amortecedores Ohlins. A exclusiva cor Power Grey e grafismos em vermelho completam a novidade.

Publicidade

Scooter ganhou amortecedores da Ohlins

Desta forma, o Yamaha XMax é um dos mais bem-sucedidos produtos da Yamaha quando o assunto são scooter. Qual outro modelo da família você gostaria de ver no Brasil? Atualmente, o XMax 250 tem preço sugerido de R$ 27.990 por aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]