Publicidade

A família 500 da Honda está de cara nova no Brasil. Na verdade, não é bem o visual, mas sim a ficha técnica, uma vez que os modelos receberam novidades pontuais – mas interessantes – em sua versão 2023.

Assim, a linha segue representada por aqui por suas opções naked e crossover, as 500F (que recebeu mais alterações) e 500X. A aventureira conta agora com novas suspensão dianteira, rodas, freios e farol. O preço também é novo: R$ 41.600.

cb 500x modelo 2023 na cor vermelha

A CB 500X chega ao modelo 2023 com mudanças importantes. Há novas suspensão dianteira, freios, rodas e farol

 

Publicidade

CB 500X 2023: quanto custa e o que oferece

Desta forma, a nova Honda 500 2023 está um pouco mais cara que sua geração anterior. Para ser preciso, a diferença é de 16%. Antes tinha preço sugerido (PPS) de R$ 35.850 e agora, como dito, de R$ 41.600.

cores da nova 500x 2023

A versão 2023 da 500X estará disponível em 3 cores, todas com o mesmo preço sugerido de R$ 41.600, mas que pode chegar aos R$ 48 mil nas concessionárias

O problema é que dificilmente o PPS representa o valor pago pelo consumidor. Por uma série de motivos, algumas motocicletas acabam custando consideravelmente mais nas concessionárias. Segundo a Tabela Fipe, a própria 500X tinha um acréscimo na casa dos 17,5%, que jogava seu preço para R$ 42.123. Caso o padrão se repita, o novo modelo acabará saindo por aproximadamente R$ 48.200 nas lojas.

 

Publicidade

 

 

O que mudou na nova CB 500

Vamos apresentar o que há de novo na 500X 2023. A principal novidade é a supensão dianteira, com garfo invertido da marca Showa. Dourado, ele é herdado da CB 650R (com diferenças na calibragem, claro) e tem sistema SFF-BP, em que cada uma das bengalas possui funções separadas. Na prática, garante mais conforto e estabilidade ao copiar melhor as imperfeições do terreno.

ficha técnica cb 500x 2023

Modelo agrada pelo banco confortável, tanque grande e embreagem assistida e deslizante. Agora, tem nova suspensão dianteira, freios, rodas e farol

Publicidade

Uma mudança complementar está no sistema de freios. Agora há dois discos (e não só um) na roda dianteira, com 296 mm, da Nissin. Interessante destacar que ele tem fixação diferente na X e na 500F, a fim de atender melhor a proposta de cada um dos modelos. Aqui, é mais progressivo. O ABS continua presenta nas duas rodas, sem poder ser desligado.

Outro upgrade na ciclística está nas rodas. Apesar de manter as mesmas medidas (aros 19″ e 17″) e desenho, elas são fabricadas em um novo material, mais leve. A balança traseira também perdeu 1,1 kg e assim o modelo acaba amortecendo o peso extra de outros componentes novos, como suspensão dianteira e mesa de fixação.

cb 500x com nova suspensão

Nova suspensão dianteira promete mais conforto e estabilidade ao copiar melhor o terreno. Apesar da nova engenharia, mantém as mesmas medidas

Quem encerra a lista de novidades da CB 500X modelo 2023 é o farol. O item continua adotando o LED, mas agora conta com 4 pontos de luz, que prometem mais eficiência que o conjunto anterior.

Veja também:

 

Motor, velocidade e consumo da CB 500X

No restante, a CB 500X segue a mesma que já conhecemos bem – e testamos recentemente. É movida por um motor de 2 cilindros em linha, arrefecimento a líquido e 471 cm³, que gera 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque máximos, a 7.000 e 6.500 rpm.

Nova CB 500X chega às lojas durante o mês de maio

No nosso teste, ela atingiu velocidade máxima perto dos 170 km/h e mostrou bom consumo. Na cidade chegou a rodar 35 km com um litro numa tocada leve, mas a média final ficou em satisfatórios 29 km/litro. Na cidade, foram 23,4 km/litro.

 

Vale lembrar que esta é uma moto com importância estratégica para a Honda, pois apresenta o acesso à vasta gama de alta cilindrada da marca. E vende bem, registrando mais de 3.200 emplacamentos no ano passado. Para saber mais sobre ela, veja o teste. E se pensa em algo maior, veja as diferenças com a NC 750X.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza