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Testamos a BMW R1250 GSA Triple Black para comprovar se ela faz jus ao seu sucesso mundial, afinal a 1250 é a Big Trail mais vendida do país e do mundo. Só no Brasil foram 4.593 unidades vendidas em 2021, mil unidades a mais que a Tiger 900 e mais de duas mil e duzentas que a F850 GS, bem mais baratas que a 1250. Será que é tão boa assim?

 

Teste BMW R1250 GSA Triple Black

Rodamos mais de 1.200 quilômetros com a BMW R1250 GSA. Fizemos um bate e volta de São Paulo até Curitiba para testar o conforto em longas viagens, passamos por muitas curvas, auto estradas, off road com pequenos saltos, chuva, calor, frio tudo que podemos encontrar em uma longa viagem. Rodamos durante à noite para comprovar a eficiência do conjunto de faróis em full led e muito mais.

Levamos a BMW R1250 GSA em um bate e volta até a Serra da Graciosa

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Porte grande assusta

A primeira impressão ao olhar para a moto é que ela parece ser grande e pesada. O tanque de 30 litros, os cabeçotes do motor boxer bicilíndrico, a grande bolha tudo nela parece ser grande e pesado. Porém você percebe o grande trabalho feito pela marca alemã ao sentar e retirar ela do descanso lateral.

Como o centro de gravidade dela é muito baixo, ela se torna muito leve para erguer, a altura do banco de 890 mm exige um piloto com um pouco mais de estatura para ter maior confiança. Eu com 1,76 me senti bem confortável com a altura da GS, porem a suspensão pode ser deixada no mínimo oque ajuda os pilotos com menor estatura.

Aparência de grande e pesada assusta a primeira vista

Exclusividades da 1250 Triple Black

O pacote Triple Black da R1250 GSA traz em seu acabamento peças que mesclam o preto, cinza e alumínio. O pacote Option 719, traz ainda mais exclusividade e esportividade ao modelo. Essa linha de acessórios traz peças com detalhes usinados, pintadas e muitas vezes feitas à mão.

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No caso da BMW R1250 GSA Triple Black esses elementos são encontrados nos espelhos retrovisores, tampas do cabeçote, tampa lateral do motor e algumas inscrições do 719 na tampa do reservatório do fluído de freio, pedal do cambio e pedal de freio.

Inscrição Triple Black no tanque

Retrovisor da linha Option 719

Bela pedaleira

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Detalhes do cabeçote

Motor com acabamento em alumínio

Inscrição Option 719

 

BMW R1250 GSA tem conforto para longas viagens

O conforto está presente no banco com ótimo formato e densidade, bolha alta com fácil regulagem de altura, grande tanque de combustível que cria uma proteção aerodinâmica excelente para as pernas. Bem perto do bocal de abastecimento do tanque encontra-se um pequeno porta objetos que é muito útil para deixar dinheiro para o pedágio.

As pedaleiras possuem uma borracha para trazer mais conforto e que são retrateis, ao ficar em pé ou fazer pressão nos pés, a borracha abaixa para dentro da pedaleira e as garras pegam na na sola da bota para dar melhor aderência molhado e no off road. Gostei.

Banco muito confortável

Uma grande ajuda na hora de pagar pedágios

proteção aerodinâmica do tanque

Bolha alta com regulagem de altura

 

 

O modelo adventure (o “A” da sigla GSA), traz de série as barras de proteção de motor e carenagem, cavalete central, suporte para top case e malas laterais.

Tecnologia embarcada na BMW R1250 GSA

A tecnologia embarcada nessa alemã é excelente. Tudo começa com o painel TFT com conectividade, que em conjunto com o aplicativo da marca traz uma experiência muito maior para o piloto mesmo depois de desligar a moto (veja aqui como funciona).

A lista continua com assistente de saída em rampa, farol adaptativo e full led – que se adapta de acordo com a carga e inclinação mantendo sempre o melhor feixe de luz, ABS e controle de tração adaptados para curvas, bancos e manoplas aquecidas, monitoramento de pressão dos pneus,  suspensão eletrônica, chave de presença, desligamento automático dos piscas, quick shift e controle de velocidade de cruzeiro. Ainda, há sete modos de pilotagem e faróis auxiliares em led.

Chave de presença e painel TFT

Painel completo com várias informações

Piscas em led com desligamento automático

 

 

Uma extensa lista de funcionalidade a deixam como uma das mais completas e seguras da categoria. Uma função bem interessante e que contribui para a segurança é o corte do acelerador em frenagens de emergência.

Também presente em modelos como a F750 GS e F850 GS, o sistema corta a aceleração da moto em casos de frenagens bruscas, mesmo mantendo o acelerador aberto. Isso contribui para que a força da aceleração não prejudique a distancia da frenagem.

Como é andar com a R1250 GSA no asfalto

Em nosso teste rodamos por diversos tipos de estradas e pavimentos. Aceleramos pelas infinitas curvas do Rastro da Serpente e Estrada dos Romeiros, atravessamos o parque estadual Carlos Botelho com seus bloquetes molhados e pistas de mão dupla. A BMW R1250 GSA se saiu muito bem em todas as situações.

Diversão garantida nas curvas

Nas estradas sinuosas ela muda de direção com muita naturalidade, contornando as curvas com maestria. Pegamos chuva no inicio do Rastro da Serpente e os pneus Anakee Adventure deram conta do recado sem nenhum susto. Com o piso seco é fácil chegar no limite de inclinação.

Diversão garantida.

O motor de 1.254 cc que gera 136 cavalos à 7.500 rpm e torque de 14,6 kgf.m a 7.750 rpm empurra a moto com força em qualquer regime de rotação. O ronco grave do escapamento ganha mais corpo acima de 4 mil giros. Existe uma pequena vibração, principalmente a 120 km/h, sentida nos pedais e manetes, mas nada que tire o conforto da GS.

Os freios duplos na dianteira de 305 mm e pinças radiais de pistão duplo, com o traseiro de 276 mm e pinça flutuante, freiam a moto com vontade e segurança. O ABS quase não é sentido no manete e pedal de freios.

Conforto da posição de pilotagem ajuda em longas viagens

O quick shift para aumento e redução de marchas funciona bem em qualquer rotação. Seus comandos são um pouco duros mas nada que atrapalhe e experiência, trazendo muito conforto e esportividade.

 

Consumo da BMW R 1250 GS

O consumo que tivemos no teste variou entre 15.6 km/l e 18.8 km/l  com média geral de 18.1 km por litro de gaolina. Esse consumo alinhado ao tanque de 30 litros gera uma autonomia de incríveis 543 quilômetros.  Excelente para encarar qualquer aventura mundo afora.

Veja também:

Como a R1250 GSA se sai no off road

Rodar no off road com uma moto tão grande e pesada como a BMW 1250 GSA pode não ser o objetivo de muitos proprietários. Porém, como a BMW garante que a R1250 GSA se sai bem nessa situação a levamos para rodar na terra. Aceleramos por estradas de terra entre as cidades de Cabreúva e Salto. Enfrentamos subidas íngremes, areia, terra batida e cascalho nesse trajeto.

A moto se saiu muito bem em todas as situações, os pneus Anakee Adventure, 120/70 aro 19 na dianteira e 170/60 aro 17 na traseira deram conta do recado para a situação e proposta da moto. As suspenções com curso de 210mm na dianteira e 220 mm na traseira não chegaram a apresentar fim de curso, ajustadas eletronicamente no modo Dynamic.

O modo Enduro deixa o piloto deslizar a roda traseira com total controle, já no Enduro Pro o controle de tração é desligado e tudo fica por conta do piloto. A entrega de potencia é forte e girando o acelerador mais rápido em segunda ou terceira marcha é muito fácil destracionar a roda traseira.

Enfrentamos diversos tipos de terrenos no off road

Devido ao centro de gravidade ser muito baixo, manobras em baixíssima velocidade são simples e fácil nessa gigante. Pilotar em pé é natural e os comandos são bem alcançados. O peso de 268 kg são sentidos mais em frenagens mais fortes no off, onde a moto arrasta um pouco mais, talvez com pneus mais off road isso seja amenizado.

Posição de pilotagem em pé é bem confortável

Arriscamos pequenos saltos com a BMW R1250 GSA e ela se saiu muito bem, ótimo controle na aterrisagem e as suspensões trabalharam com maestria.

 

Onde a R1250 GSA poderia ser melhor

Como nessa vida nem tudo é perfeito, a BMW R1250 GSA possui pequenas coisas que podem ser melhoradas. Primeiro o espaço para os pés do piloto, na perna esquerda se você coloca a ponta no pé na pedaleira o calcanhar chega a pegar no cavalete central, atrapalhando um pouco na pilotagem em pé e curvas mais inclinadas.

Como o motor boxer possui os cabeçotes saltando nas laterais é muito fácil ao esticar as pernas para um descanso, acabar chutando o protetor com a canela. Pensar um pouco em dar mais espaço para as penas do piloto seria bem bacana.

Espaço para as pernas do piloto poderia ser um pouco maior

Um segundo ponto, que é mais simples, seria adicionar retro iluminação nos comandos dos punhos. Motos até de cilindradas menores contam com esse recurso que ajuda a noite, pois as motos atuais possuem muitos botões e se achar no escuro torna-se uma aventura, podendo tirar a atenção do piloto.

Punhos poderiam ter retro iluminação para facilitar a vida do piloto a noite

O quick shift poderia ter seu acionamento mais macio, achamos ele um pouco duro principalmente para baixar as marchas, independentemente da posição do acelerador. Mexendo nesses pequenos pontos a moto pode ficar ainda melhor e mais confortável!

Conclusão: vale a pena comprar a BMW R1250 GSA ?

A BMW R1250 GSA faz jus ao seu número de vendas. Seu reinado está solidificado no conforto, força do motor, aptidão para encarar grandes viagens, facilidade de pilotar e, entre outros fatores, no status ligado à marca.

Entretanto, o segmento está em alta. Nos últimos meses chegaram no Brasil as Ducati Multistrada V4S (mais cara e potente, por R$ 149.990) e a Tiger 1200 de nova geração, mais acessível (preços de R$ 104.990 a R$ 118.990). Independente dos atributos das novas rivais, a GSA segue sendo uma ótima opção com preços entre R$ 125 mil e R$ 136 mil. Quem quiser sentir o gostinho de uma 1250 encontra versões a partir de R$ 109.500.

 

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.