Publicidade

Quando a gente fala em ‘Honda trail‘ muitos nomes e siglas vem à nossa mente, como CRF (família de motos de competição), XR (modelos de uso misto) e NX, aventureiras com pegada de turismo. E é dessa última que novidades estão surgindo.

A marca registrou o nome NX 500 em vários mercados, dando fortes indícios de que uma nova Honda 500 adventure pode estar a caminho. Veja o que já sabemos sobre a possível sucessora de modelos como NX Sahara 350 e NX Falcon 400.

 

Honda trail: nova NX 500 está vindo

Três séries da Honda fizeram história entre as motos de uso misto – XL, XR e NX. A primeira linha se destacou por inaugurar o estilo trail, enquanto as XR levaram o assunto off-road mais a sério, com suspensões de longo curso. Por último, as NX chegaram trazendo um conjunto mais voltado ao uso urbano.

Publicidade
nx e dominator, dois modelos de honda trail

A família de motos trail NX fez muito sucesso em todo o mundo nos anos 1990 e 2000. E, ao que tudo indica, está prestes a voltar – Foto: Jacek Bilski

A sigla NX começou sua história no Brasil motos de 125 cm³ e 200 cm³. Depois vieram motos maiores, as 400 Falcon e NX 350 Sahara, mas atualmente todas saíram de linha. Por aqui, tudo o que restou no catálogo da marca foi a herdeira NXR 160 Bros.

Mas apesar da Honda não ter se pronunciado oficialmente por enquanto, uma nova NX 500 já é cotada no exterior. Recentemente, a empresa aguardou o retorno da NX 200 na Índia. No entanto, a moto foi lançada como CB 200X, baseada na pequena Hornet 2.0 indiana. Falando nisso, a marca já prepara o retorno da Hornet – está sim de alta cilindrada – para breve.

honda-cb-200-x-1-768x481

CB 200X chegou a ser cotada como a nova NX 200 no exterior

Publicidade

Veja também:

Como seria a nova NX 500

Atualmente, a Honda tem a CB 500X como sua representante entre as aventureiras de média cilindrada. Apesar de suspensões com maior curso, frente a irmã CB 500F, trata-se de uma moto com aptidão off-road limitada, mais voltada ao Crossover.

honda trail - moto de ayrton senna

No Brasil Ayrton Senna foi garoto propaganda do modelo Honda NX 150

Com isso, pode ser que os japoneses estejam preparando um modelo mais voltado ao fora de estrada,  possivelmente seguindo o sucesso da Africa Twin 1100, mas em um modelo de menor cilindrada. Nessa onda, uma nova NX 500 resgataria o legado da saudosa NX 650 Dominator – que veio ao Brasil, foi embora e você nem viu.

Publicidade

A 650 foi um modelo comercializado entre 1988 e 2003, vendida por aqui de 1992 a 1994. A moto era movida por um motor monocilíndrico de 644 cc, capaz de gerar 44 cv e torque de 4,6 kgfm.

Nova NX já ganhou até projeções, no entanto, nome Dominator não deve fazer parte em um possível lançamento…

Agora, a especulada NX 500 pode surgir movida pelo mesmo motor das atuais CB 500. Seria então uma moto com o bicilíndrico de 471 cc, 50,2 cv e torque de 4,54 kgfm, mas com roda de aro 21 na dianteira e suspensões longas para um off-road mais pesado.

No entanto, curiosamente caso a nova NX 500 seja lançada, o apelido Dominator pode ficar de fora. Isso porque a inglesa Norton – que também já utilizou o nome no passado – renovou esta marca na Europa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]