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Famosa por ícones do motociclismo como a Hayabusa, é natural que a primeira moto da Suzuki fosse um modelo bem mais simples. Foi a Power Free, um bicicleta motorizada lançada em junho de 1952 e que está celebrando 70 anos! Bora conhecer?

Primeira moto da Suzuki completa 70 anos

Antes, um pouco de história. Muito antes de sonhar em produzir motos, a Suzuki especializou-se na construção de teares para tecelagem, atividade que cresceu exponencialmente até à Segunda Guerra Mundial. Porém, após o conflito houve uma crise no setor têxtil e a marca começou a cogitar entrar em outros setores.

Assim começou a história da Suzuki, com os teares

Na fase pós-guerra, o desejo de mobilidade da população japonesa levou ao florescimento de inúmeras fábricas de bicicletas motorizadas. Só na área de Hamamatsu haviam cerca de trinta fabricantes.

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Shinzo Suzuki, diretor da empresa na época, era só mais um com o desejo de uma nova forma de mobilidade. Foi assim que cansado de voltar para casa pedalando – muitas vezes contra o vento – teve a ideia de um novo produto em 1951.

primeira moto da suzuki

Primeira moto da Suzuki, Power Free hoje é rara peça de museu

E graças à experiência adquirida pelos técnicos com teares têxteis, que a transição de um novo projeto para o desenvolvimento do que viria a ser a Power Free foi curta. Já em janeiro de 1952, começaram os testes no primeiro protótipo, batizado de Atom e equipado com motor de 30 cc e apenas 0,2 cv.

Em 3 de março, um segundo protótipo saiu às ruas, desta vez movido pelo motor definitivo. Uma unidade monocilíndrica de 36 cc, com potência máxima de 1 cv a 4.000 rpm. Shinzo e o próprio fundador, Michio Suzuki, participaram dos testes para verificar pessoalmente o conforto e praticidade.

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moto da suzuki nos anos 1950

Motor da Power Free trazia novidades, como transmissão de duas velocidades e embreagem multidisco

Todas as modificações ainda necessárias foram feitas e o modelo de produção foi então aprovado em 12 de abril. No entanto, para iniciar a produção rapidamente, a Suzuki optou por empregar vários fornecedores externos e construir internamente apenas o motor e os componentes em torno dele.

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Estrela da motorização em massa 

A Suzuki registrou a patente mecânica da Power Free, que também contava com um exclusivo sistema de transmissão de duas velocidades, equipado com embreagem multidisco.

Contudo, essas medidas permitiram que o modelo superasse a concorrência em termos de desempenho e facilidade de condução. O modelo se tornou uma estrela da motorização em massa do Japão, mas teve sua carreira curta.

Mais potente, Diamond Free foi lançada em 1953

Com a atualização do Código da Estrada, em agosto de 1952, abriram-se novos cenários para motores maiores, mais potentes e resistentes. Assim, a Power Free permaneceu em produção por algum tempo, porém, à sombra da Diamond Free de 60 cc, lançada em 1953.

gs 750, moto da suzuki nos anos 1970

Décadas depois, a GS 750 iria inaugurar uma nova geração de motos esportivas

No ano seguinte chegou a primeira moto da Suzuki com 125cc, a Colleda – de quatro cilindros! Logo depois surgiriam outros modelos icônicos, como a X6 Hustler (que atingia 145 km/h) e a GS 750, precursora de todas as esportivas modernas, em 1976. Conheça a história da marca aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]