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Já faz algum tempo que a Suzuki não apresenta uma motocicleta novinha em folha, um projeto inteiramente criado do zero. E, sem atualização, alguns modelos como a superbike GSX-R 1000 R correm o risco de sair de linha na Europa. Além disso, o recente anúncio de despedida da MotoGP e novos planos para a fabricante, parecem que comunicam o fim da linha de fato…

Suzuki GSX-R 1000 pode sair de linha

A Suzuki atualizou a sua trail V-Strom 1050 em 2020, mais tarde foi a vez da Hayabusa, GSX-S 1000 e GSX-S 1000GT, em 2021. Mas enquanto alguns modelos foram repaginados nos últimos anos, o restante da linha ganhou apenas pacotes de novas cores e novos grafismos durante esse período.

Com isso, agora os japoneses têm uma decisão pontual a tomar sobre a sua superbike GSX-R 1000 R. O mercado europeu de motos exigia que os novos modelos homologados atendessem ao mais recente padrão de emissões (Euro5), até janeiro de 2020.

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Enquanto isso, as fabricantes tinham um ano extra para homologar as motocicletas de seu catálogo já existente em linha. Bem, janeiro de 2021 veio e se foi e a principal moto esportiva da Suzuki, GSX-R 1000 R, permaneceu como estava.

antiga GSX-R 1000, ano 2001

Superesportiva foi lançada no mercado mundial em 2001

Para manter o modelo no mercado, a marca então entrou com pedido de uma extensão de “Fim de Série”. Ação que permitiu que os revendedores continuassem vendendo unidades da GSX-R 1000 R não compatíveis com o novo Euro, por mais dois anos.

Essa exceção deu à Suzuki um período de carência de dois anos. Mas agora, com janeiro de 2023 no horizonte, a empresa terá que decidir se atualiza ou retira a moto do mercado europeu – daqui menos de seis meses…

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GSX-R 1000 em exposição no salão duas rodas

última grande atualização aconteceu no modelo em 2017

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GSX-R 1000 precisa de atualizações

A linha GSX-R 1000 R recebeu sua atualização mais recente em 2017. Então, de fato a superbike precisa de uma repaginada completa. No entanto, o cenário parece desanimador. A Suzuki confirmou recentemente que deixará a MotoGP e o Endurance World Racing (EWC), até o final da temporada de 2022.

Então como se vê, o desenvolvimento de uma nova superbike pode não ser mais a prioridade. A marca se diz agora focada em plataformas mais sustentáveis, fora das pistas. Além disso, a Suzuki já retirou as GSX-R 600 e GSX-R 750 da Europa – devido às normas de emissões.

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Lado a lado, a superbike de rua GSX-R 1000 e o protótipo da MotoGP, GSX-RR. Em comum, além das cores, o fato de estarem próximas da aposentadoria

A Suzuki pode adotar com a GSX-R 1000 R a mesma ação que teve como a Hayabusa. Retirar o modelo de linha – mesmo que por alguns anos – e se o mercado tiver demanda, trazê-lo de volta ao catálogo.

Por enquanto, tudo o que sabemos é que se a superesportiva sair de linha na Europa, deve seguir ainda viva em regiões como o Japão e as Américas – ao menos por algum tempo…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]