Publicidade

A família Honda ADV vem fazendo sucesso no mundo das duas rodas, seja pelo seu espírito aventureiro ou por sua versatilidade. Recentemente realizamos um teste completo com os dois modelos à venda no Brasil, o pequeno e valente ADV 150 e o forte e divertido X-ADV. Aliás, ambos se saíram muito bem nos testes!

Por isso pensamos em colocar os dois lado a lado num ‘comparativo’ familiar. Claro que não dá para querer que os dois tenham o mesmo desempenho já que eles são separados por R$ 60 mil, mas isso não nos impediu de fazer algumas avaliações. Vale a pena pagar mais de quatro vezes o valor da menor aventureira pela maior? Ambas andam juntas? E no off road quem se sai melhor? Confira como foi colocar esses dois aventureiros frente a frente!

Honda ADV 150 e 750cc frente a frente

Como de costume contamos com a ajuda do Alexandre Patriarca para o comparativo das Honda ADV. Rodamos juntos em diversos ambientes para comprovar basicamente se onde uma vai a outra acompanha. Rodamos na cidade de São Paulo, Mauá e na região de São Roque e podemos dizer que sim, onde uma vai a outra também chega! Cada uma com vantagens e desvantagens…

Teste da família ADV

A felicidade estampada na dupla responsável pelo teste

Publicidade

Colocando os dois scooters aventureiros frente a frente é possível observar as diferenças de e onde cada um pode ser melhor do que o outro. O ADV 150 é menor, rodas de liga leve, bolha pequena e comandos simples já demonstram que ele é ágil para grandes centros. Por outro lado o X-ADV, com suas rodas raiadas, maior porte, bolha e banco maiores certamente gostam mais de estradas e rodovias. Ambas possuem chave de presença e faróis em LED, visual aventureiro, pontos de energia para carregamento celular e porta luvas. Veja abaixo como os modelos se saíram em cada cenário.

Na cidade

Inegavelmente, os scooters são veículos conhecidos e muito utilizados nos centros urbanos. Com esses dois aventureiros não seria diferente, ambos são ágeis para ir ao trabalho, mercado, escola ou para um passeio no quarteirão. Eles se diferenciam da multidão com muita personalidade.

honda adv 750 na cidade

X-Adv se saiu muito bem na cidade

Se o visual bebe da mesma fonte, no câmbio há diferenças. No ADV 150 é do tipo CVT, completamente automático e tradicional dos scooter, enquanto o X-ADV aposta no automatizado de dupla embreagem – DCT. Apesar das distâncias técnicas, na prática proporcionam grande conforto no anda e para das cidades.

Publicidade

O ADV 150 sai melhor nesse ambiente, com dimensões menores sua agilidade para transitar entre os carros é maior, seu guidão é menor e o maior espaço debaixo do banco contribuem para que ele seja o parceiro ideal para ao dia a dia. Mas o X-ADV não faz feio, ele é fácil de pilotar na cidade, mas o guidão mais largo atrapalha um pouco em corredores mais estreitos do que o irmão menor. O espaço debaixo do banco é ligeiramente menor, oque pode causar maior dificuldade  na hora de guardar uma mochila ou algo do tipo.

honda adv 150 vermelha

Mas o ADV 150 se saiu melhor nesse cenário

Sendo assim o ADV 150 se sai melhor nesse cenário, um veículo pensado e planejado muito bem para a cidade. Outro ponto a favor do pequeno aventureiro é o seu consumo de combustível que foi de 38,4 km por litro – frente aos e 23 km/l em perímetro urbano do X-ADV.

Honda ADV na estrada

Na estrada a coisa muda de figura. X-Adv se sente em casa, seja por sua bolha maior, guidão mais largo, conforto do banco ou simplesmente pelo motor que roda facilmente em velocidades acima de 100 km/h. Em nossos testes esse foi o ambiente onde mais curtimos o modelo. Com a possibilidade de adicionar malas laterais oque aumenta sua capacidade de bagagem viajar com o X-Adv é puro conforto!

Publicidade

O ADV 150 não se sai totalmente mal. Se a estrada manter uma velocidade média de 80 a 90 km/h, ele vai super bem. Apesar da pouca proteção aerodinâmica, a sua posição de pilotagem e agilidade em fazer curvas o deixa divertido em trechos sinuosos. Contudo o pequeno motor sofre em subidas e rodovias de maior velocidade, como em rodovias como a Castelo Branco onde a velocidade regulamentada chega a 120 km/h. Aqui, exige maior atenção com os demais veículos.

Por isso no quesito estradas o X-Adv é melhor, seu motor e proteção aerodinâmica fazem diferença na hora de encarar muitos quilômetros.

Na estrada o X-Adv se sai melhor, seu motor e proteção aerodinâmica fazem a diferença

Veja também:

Scooter Honda ADV e X-ADV no Off Road

Certamente esse é o ambiente menos comum de pensar em um scooter, mas com a família ADV esse é o local ideal! Ambos se saíram muito bem nesse cenário, divertidos e fáceis de pilotar, ótimas opções para encarar estradas de terra para chegar a uma cachoeira, sitio ou casa de campo.

honda adv: 150 e 750cc lado a lado

Rodar com ambas é divertido no off road

A ADV 150 é mais leve e baixo, sendo assim facilita muito a vida dos menos experientes nesse tipo de terreno. Como ela não possui abs na roda traseira é possível travar a roda, com isso é fácil direcionar a traseira do scooter para fazer curvas e se divertir! Em subidas mais íngremes ele sofre um pouco mais por conta do seu motor. As suspensões possuem menor curso e sofrem mais com esse tipo de terreno.

Com o X-Adv destracionar a roda traseira é fácil e divertido, não é possível desligar o ABS por completo, pedindo aqui um pouco mais de cuidado em frenagens. O scooter aventureiro possui rodas raiadas maiores e suspensão com maior curso e regulagens, gerando assim melhor capacidade off road. Ele é mais pesado que o  irmão menor, porem como seu centro de gravidade é baixo deixando manobras em terrenos mais instáveis uma tarefa fácil.

Família ADV rodando pelo interior paulista

Os irmãos ADV seguem juntos em praticamente todas as situações off road

Em ambos andar em pé não é uma ação natural, pois o guidão fica muito próximo ao corpo. Na nossa avaliação podemos dizer que ambos se saíram muito bem nesse terreno, dentro das suas próprias limitações. Achamos o pequeno 150 tão corajoso que ele perdeu o ‘comparativo‘ por muito pouco, aifnal não há valentia que compensem as características do X-ADV: rodas maiores e raiadas, suspensão de maior curso, câmbio DCT e motor de 750cc com 58 cv.

Conclusão

O X-ADV se saiu melhor no uso rodoviário e teve leve vantagem no off road, porém ele custa mais de quatro vezes o valor do ADV e possui um consumo de combustível maior. Por outro lado o ADV 150 garante o melhor uso na cidade e desempenho off road aceitável para sua proposta. Ambos são excelente escolha e com certeza possuem cada um o seu público alvo.

honda x-adv na terra

Sem levar em consideração o preço o X-Adv seria a melhor opção entre os dois

Sem levar em consideração o preço (ADV 150 com preço sugerido de R$ 20.120 e X-Adv com preço sugerido de R$ 87.627) podemos dizer que o X-ADV sairia vitorioso desse ‘comparativo’. Porem o ADV é na medida certa para os motociclistas que procuram um scooter eficiente e versátil para a cidade e que gosta de pegar uma estrada vicinal no final de semana. Já o X-Adv é ideal para motociclistas que buscam viajar de uma forma diferente e com muito conforto, que querem um off road um pouco mais pesado.

 

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.