Publicidade

Muitos rumores surgiram depois que a Suzuki anunciou sua saída da MotoGP, situação que ficou pior quando ela decidiu abandonar também o Mundial de Endurance (EWC). Para piorar, alguns modelos de alta cilindrada da marca parecem prontos para dizer adeus ao mercado.

As conversas apontavam para uma possível debandada da Suzuki de todas as competições, especialmente da motovelocidade. Além disso, há quem fale na própria saída da marca do mercado de motos, mas os assuntos foram rabatidos pelo diretor da Suzuki do Reino Unido, Paul de Lusignan. Ele minimizou os rumores e falou até em novas motocicletas.

diretor da suzuki no reino unido, Paul de Lusignan

Lusignan afirmou que a marca tem planos para novos modelos e nichos no futuro

 

Publicidade

Suzuki segue no mercado de motos

O diretor da Suzuki GB, Lusignan, disse que soube no Reino Unido sobre essas novidades ao mesmo tempo em que o público. Isso porque a fábrica no Japão divulga estes informes de forma geral, mas somente assim que terminam as negociações.

Lusignan ainda revelou que não foi uma grande surpresa, dadas algumas especulações sobre a equipe na MotoGP. Além disso, tendo em conta os níveis de investimento necessários para a marca trazer no futuro novos modelos ao mercado, a decisão da administração foi bastante clara.

equipe da suzuki na motogp

Anúncio da saída da Suzuki da MotoGP não caiu bem no mercado exterior…

Falando nisso, essas recentes decisões fizeram alguns clientes, no exterior, pensar em rumores sobre a saída da Suzuki também do mercado de motos. Mas segundo Lusignan, seus revendedores e a equipe não sentem isso.

Publicidade

O chefe diz estar em posição privilegiada de ter uma visão do futuro da marca. Segundo ele, todos estes boatos estão errados. Isso porque, a marca já inclusive planeja novos modelos de motocicletas para o mercado.

Novas motos e nichos em breve

Excluindo a adição de dois novos scooters de 125 cc, as últimas atualizações de gama de grande capacidade da empresa – incluindo a Hayabusa, a família GSX-S1000, Katana e trail V-Strom 1050 – foram todas atualizadas para modelos antigos.

gsx-r 1000r, superbike da suzuki

Enquanto isso, na Europa GSX-R1000 não foi atualizada para a nova norma de emissões

A última motocicleta da Suzuki de grande capacidade – totalmente remodelada – a chegar ao Reino Unido foi a mais recente GSX-R1000, ainda em 2017. No entanto, a superesportiva já está com os dias contados para sair de linha.

Publicidade

Mas de acordo com Lusignan, esse recente cenário de escassez da marca está prestes a mudar. Isso porque, segundo ele, recursos economizados com o fim das equipes de corridas agora serão mergulhados no desenvolvimento de novas motocicletas.

O diretor diz que a marca já observou a migração das motos esportivas para as motos adventure e depois para os modelos de média cilindrada. Então, levando em conta tudo isso, Lusignan revela que a Suzuki pode entrar em nichos que não está presente atualmente.

Mercado de média cilindrada é a febre do momento, tanto é que a concorrente Honda deve lançar a nova Hornet neste nicho

Veja também:

Suzuki terá apenas motos elétricas?

O chefão da marca no Reino Unido não revela quais modelos e mercados a marca pretende lançar e atuar, especificamente. No entanto, afirma que métodos de propulsão alternativos – sejam elétricos ou outros – serão altamente considerados.

Falando nisso, as novas propostas do governo britânico pretendem proibir a venda de motos com motor a combustão, até 2035. No mercado de carros a marca já está atualizada. Segundo Lusignan, a marca japonesa é a única a ter uma gama de automóveis 100% híbridos.

Claro, existem diferenças cruciais quanto o assunto é o mercado e projetos para motocicletas. Mas com certeza o mercado elétrico será uma grande parte da mudança.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]