Publicidade

A MotoGP terá um novo endereço de estreia em 2023. Se atualmente o Catar é o responsável por receber a abertura da competição, dessa vez a estreia será na Europa. Apesar de não ser comum um país do Velho Continente receber a primeira prova, Dorna (organizadora do Mundial) viu a necessidade de mudanças. Confira qual será o país e a data de estreia para a próxima temporada.

 

MotoGP 2023 estreia em Portugal

Portugal irá abrir a temporada de 2023 da MotoGP. A decisão veio logo após atual país de abertura, o Catar, anunciar obras de infraestrutura e e traçado no circuito de Losail. Dessa forma, o autódromo não estaria pronto para a estreia da competição e, portanto,  foi substituído.

Será a terceira vez em três décadas que uma temporada da MotoGP terá início na Europa e a primeira em que acontece em Porgual. Em 2006 e 2020, a Espanha recebeu a primeira etapa da competição. Vale lembrar que o MotoGP do Catar é a única corrida noturna do calendário. Assim, essa etapa será realocada para a segunda metade do campeonato de 2023.

Publicidade

MotoGP

A escolha de um local de estreia interfere também nos treinos de pré-temporada. Dessa forma, as equipes precisam de um circuito que forneça condições de testes. Sendo assim, o traçado do Algarve, pareceu uma boa opção para os organizadores.

O circuito de Portimão

O autódromo do Algarve em Portimão, Portugal, chegou recentemente no calendário da MotoGP e também da Fórmula 1. Desde 2020 na competição de motovelocidade, a pista oferece um circuito completo de curvas de todos os tipos de pressão e uma reta de bom tamanho para os testes.

Publicidade

Construído em 2008, o circuito tem 4.648 metros de extensão e 17 curvas. Além disso, possui variações de altura ao decorrer do traçado, o que torna a experiência interessante para quem de fato, ama a velocidade.

MotoGP

Circuito de Portimão é conhecido por suas ‘ladeiras’ ao decorrer da pista

Miguel Oliveira, anfitrião da MotoGP 2023

Pela primeira vez o português Miguel Oliveira vai cumprir o papel de anfitrião da estreia. Assim, o piloto da equipe Red Bull terá mais uma missão a bordo da sua KTM: correr bem na estreia, diante da sua torcida.

Além de ser o único piloto português do grid, ele já venceu nessa pista em 2020. Mas na ocasião, devido à pandemia, não havia a presença de torcida e o piloto não pôde comemorar com os conterrâneos.  Na temporada atual, Oliveira ocupa a décima colocação, com uma vitória a segunda etapa do ano, na Indonésia.

Publicidade

Veja também:

Calendário MotoGP 2023

Portanto, dos dias 24 a 26 de março do ano que vem, Portugal será a casa da motovelocidade mundial. No entanto, a Dorna ainda irá anunciar o restante do calendário, incluindo a nova data do MotoGP do Catar, ao longo dos próximos eses.  Por fim, a MotoGP retorna da pausa de férias do meio do ano já nesse fim de semana para o MotoGP da Grã Bretanha. Os ingressos para a etapa de abertura em Portugal 2023, já estão disponíveis.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.