Publicidade

Os motores de três cilindros são famosos em muitos modelos e quase sinônimo de algumas marcas, como da Triumph. Mas quem apresentou imagens adicionais do seu próximo produto foi a Zontes, fabricante chinesa que ainda rebateu os rumores de que a unidade era uma cópia do motor ‘CP3’ da Yamaha – usado na naked MT-09 e seus modelos derivados. Confira mais detalhes da novidade!

Motor de três cilindros superior aos rivais!

A Zontes anunciou planos de fabricar um motor de três cilindros no ano passado. Com isso, está pulando do layout duplo paralelo – usado por seus rivais – e vai apostar na crescente demanda por motos maiores e mais potentes na China.

Zontes apresentou novas imagens do projeto da unidade

E a marca declarou que pretende superar os projetos de concorrentes já existentes. A receita será adotar uma taxa de compressão alta de 13,5:1 – que supera os atuais motores de três cilindros da MV Agusta, Triumph e Yamaha! Para comparar, a atual MT-09 brasileira opera em ‘apenas’ 11,5:1.

Publicidade

O plano é oferecer o motor Zontes em duas capacidades – 650cc e 1000cc – e em toda uma gama de novos modelos. No entanto, tudo isso era segredo – que veio à tona com uma imagem vazada de um motor junto de um filtro de óleo da marca Yamaha.

Veja também:

Houve um equívoco! Não é copia… 

Rapidamente, após o ocorrido, a Zontes divulgou uma nova imagem de três motores, bem como uma coleção de componentes. Itens incluindo cilindros, cabeçotes, virabrequins – a fim de ajudar a refutar as sugestões de que sua novidade era apenas uma cópia de projeto.

Zontes apresentou imagem com filtros de óleo de diferentes marcas

Publicidade

De acordo com a marca chinesa, a imagem vazada foi a primeira encarnação do motor – à esquerda na nova imagem acima. Desde então, a fabricante ressalta que houve mais duas evoluções – a mais recente está à direita.

Ainda segundo a Zontes, os filtros de óleo geralmente são intercambiáveis ​​entre as marcas, como por exemplo a Yamaha, Honda e Kawasaki – que são mostrados também na nova imagem. No entanto, de fato o motor CP3 de 847cc da Yamaha parece ter oferecido alguma inspiração ao design chinês…

mt-09

Famoso por equipar a Yamaha MT-09, motor CP3 poder ter sido a inspiração!

Concorrência com motor três cilindros

O objetivo da Zontes de ser a primeira empresa chinesa de motos a fabricar seu próprio motor de três cilindros em casa já foi por água abaixo. Isso porque, a rival Qianjiang, proprietária da Benelli, acaba de reviver a sua moto esportiva naked de três cilindros, a Benelli TNT899.

Publicidade

Mais do que isso, essa nova motocicleta tem fabricação ocorrendo na China e não na Itália, casa da Benelli. Por qual motivo? A Qianjiang visa o segmento mais rico do mercado da China com a nova moto, lançada no país em 1º de agosto, 79.800 yuans – equivalente a R$ 60.880 em conversão direta.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]