Publicidade

Depois de dois anos de espera e muitos obstáculos impostos pela pandemia, enfim a Honda conseguiu cumprir sua promessa de lançar o Forza 350 no Brasil. O modelo vem completar a gama de scooters da marca aqui no país, trazendo novidades em seu pacote. Confira tudo o que essa lançamento oferece agora no mercado nacional.

1 – Forza 350 tem design refinado

Vamos começar pelo visual. Novo scooter Honda, o Forza 350 apresenta um design que foi recentemente revisado no exterior. Laterais, espelhos e a carenagem foram modelados para tornar o modelo ainda mais elegante e próximo do irmão maior, Forza 750. Na frente se destaca o conjunto de faróis – aliás, o modelo tem iluminação full LED.

forza 350 no brasil

Depois de dois anos de espera, Forza 350 chega ao Brasil. Se design e itens de comodidade (com o exclusivo parabrisa elétrico) agradam, preço elevado pode ser um complicador de vendas

Já os piscas dianteiros e traseiros do Forza 350 têm também uma nova função de sinalização de frenagens de emergência. Tudo isso por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Funciona assim: quando o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a alta velocidade para alertar outros veículos.

Publicidade
honda forza 350 de traseira

Forza chega inteiramente importado da Tailândia, sem produção ou montagem em Manaus

2 – Motor atualizado

A versão do Forza trazida para o Brasil pela Honda chega importada da Ásia, da unidade na Tailândia. Se por um lado isto significa que ele não terá montagem em Manaus, por outro mostra que terá a mais recente geração do motor. Recentemente revisto, ganhou 51 cc e melhor desempenho em relação à anterior.

Motor de 330 cm³ gera 29,2 cv de potência e 3,24 kgf.m de torque. É desempenho suficiente mesmo para viagens de final de semana

Desta forma, o Forza 350 passou de 279 cc para 330 cc. É um motor de comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC), de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido.

Publicidade

Assim, o propulsor entrega 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT (V-Matic) com transmissão final por correia V-Belt.

Por fim, o motor da Forza 350 também é dotado da tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+) que reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano.

Parabrisa elétrico (com posição ajustável em em 18 cm!) e sinalização de frenagens de emergência são destaques no modelo

3 – Scooter com controle de tração

O Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control – HSTC controle de tração. Esse sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor através do sistema de injeção.

Publicidade
painel do forza 350

Controle de tração pode ser monitorado no painel

Além disso, o HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema está ativado há um indicador “T” no centro painel, no mostrador digital de LCD, que é rodeado por um velocímetro e um conta-giros analógicos.

Veja também:

4 – Exclusividade do Forza 350: para-brisa com ajuste elétrico

O Forza 350 conta com para-brisas elétrico, controlado por tecla no punho esquerdo. A peça tem 180 mm de altura e foi desenhada para oferecer proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos – em volta e por cima da cabeça do condutor e garupa.

Para-brisas elétrico pode ser ajustado por controles no guidão

 

Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o espaço para demais itens do condutor. O local pode receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água e tem porta USB-C.

O modelo também tem espaço sob o assento, com capacidade para dois capacetes integrais. Pode também abrigar equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. A Smart Key do Forza 350 controla – além do botão da ignição – a trava do compartimento sob o assento.

espaço sob o banco do forza 350

Espaço sob o banco pode abrigar dois capacetes fechados e ainda tem espaço para sacolas

5 – Forza 350 chega com preço salgado

Apesar de estar um pequeno passo adiante em acabamento, desempenho e itens de série, o Forza 350 não vai escapar da briga dos scooter médios. A categoria é composta por várias opções de 250 a 350cc e liderada pelo Yamaha XMax.

Se o novo scooter Honda ganha pontos pelo conjunto, perde na relação custo benefício. Enquanto os concorrentes custam cerca de R$ 30 mil (preço sugerido do XMax, inclusive), o Forza 350 tem preço sugerido de R$ 47 mil. O valor elevado reflete os custos de importação de um produto que vem pronto do exterior, sem fabricação ou montagem no Brasil.

forza 350 andando

O Forza 350 tem preço sugerido de R$ 47 mil, acima dos demais scooter médios à venda no país

O modelo está disponível apenas numa cor, cinza metálico, e chega às lojas durante o mês de agosto. Além disso, tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. Assim, sua missão é permitir que o consumidor Honda fã de scooter tenha opções de todos os tamanhos: desde o pequeno Elite até o inovador X-ADV, passando pelo best seller PCX e pelo divertido ADV 150.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]