Publicidade

Riva 150: preço agressivo e boas condições de brigar por espaço no segmentoJá está disponível em toda a rede de concessionárias Dafra a Riva 150, modelo apresentado no Salão Duas Rodas. Fruto da parceria que a empresa brasileira fez com a chinesa Haojue, o modelo vem com preço muito competitivo para ganhar espaço no segmento base do crescente mercado brasileiro.

“A Riva 150 é uma motocicleta que tem um custo-benefício alto e tem tudo para agradar em cheio o motociclista brasileiro”, explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA. Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. “O produto entra para complementar nossa linha de motos street, onde já oferecemos um modelo para cada perfil de consumidor”.

Apesar do discurso dizer que não, pelas características das motocicletas da Dafra neste segmento e também em função do preço muito competitivo de lançamento da Riva 150, pelo menos uma das duas já existentes – Speed 150 e Apache – deve ser descontinuada, pois são motos que concorrem diretamente, o que levará certamente a um processo de canibalização dentro da marca, ou seja, o consumidor vai comprar a mais moderna e não os modelos antigos.

Painel completo e funcional

Painel completo e funcional

Publicidade

A Riva 150 é o segundo modelo da parceria com a Haojue. A primeira é o scooter Smart. O modelo é completo para o segmento e tem desenho do conjunto óptico frontal com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem com conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria.

O escapamento tem acabamento na cor preta e protetor cromado para evitar a exposição do usuário a altas temperaturas. O modelo possui trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento da embreagem interligado ao sistema de partida, o que evita a partida do motor com a moto engrenada. A Riva 150 já conta com diversos componentes nacionais, como chassi, espelhos retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.

A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Sua potência é de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. O câmbio é de cinco velocidades. A engenharia da Dafra trabalhou em conjunto com a Haojue durante dois anos, testando a Riva 150 em diferentes locais no Brasil e em mais de duas mil horas em dinamômetro de chassi no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM).

Os estudos contam com diferentes testes como validação de componentes elétricos, testes de durabilidade de componentes específicos, de funcionamento e de condicionamento do motor, entre outros. A Riva 150 já está disposição em toda a rede de concessionárias Dafra nas cores pérola, preta e vermelha ao preço de R$4.990,00.

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.