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Com a drástica mudança nos conceitos de mobilidade individual em grandes concentrações urbanas, a BMW reconhece que as pessoas precisam se movimentar com mais agilidade e inteligência. Com esta genérica e intrigante afirmação escrita logo no início do comunicado sobre a chegada do maxi scooter C 600 Sport, o diretor da BMW Motorrad no Brasil, Federico Alvarez, começou sua conversa com a Imprensa para apresentar este novo modelo da marca para o mercado brasileiro.

Conforto e desempenho é o que o C 600 Sport quer oferecer; a conferir

Conforto e desempenho é o que o C 600 Sport quer oferecer; a conferir

“Este é o desafio da BMW Motorrad para os próximos anos”, falou Alvarez. Mais interessado em falar sobre seu primeiro ano no comando da BMW Motorrad no Brasil, uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos no mercado brasileiro (e no mundo também), o executivo expressa seu reconhecimento que a forte concorrência da Triumph e questões relativas a pós-vendas o fizeram realizar mudanças na estrutura da empresa para rapidamente reagir e continuar crescendo.

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Federico Alvarez (com o microfone) apresenta a equipe e o scooterzão: novos planos e grandes desafios

Federico Alvarez (com o microfone) apresenta a equipe e o scooterzão: novos planos e grandes desafios

“Crescemos em venda quase 40% de 2011 para 2012, mas nossa estrutura não conseguiu crescer no ritmo que a demanda exigiu”, confessa e justifica as mudanças internas e a ampliação das áreas diretamente envolvidas com o atendimento aos concessionários e por conseqüência aos clientes. “Além do investimento na área de pós-vendas com um forte programa de treinamento, estamos expandindo nossa rede de concessionárias de 34 para 40 lojas até o final do ano”, enfatizou Alvarez.

A engenharia da BMW trabalhou para dar ao maxi scooter a mesma facilidade e segurança de condução para cidade e estrada em velocidades mais altas

A engenharia da BMW trabalhou para dar ao maxi scooter a mesma facilidade e segurança de condução para cidade e estrada em velocidades mais altas

Essa expansão vem acompanhada de outras cinco novas motos, além do C 600 Sport. Federico abriu os planos e antecipou a chegada da touring R 1200 RT, da naked S 1000 R, da bigtrail Adventure 1200 GS, da super-touring K 1600 GTL Exclusive e da roadster comemorativa dos 90 anos da marca, R nineT. E o primeiro a chegar é o maxi scooter BMW C 600 Sport, que virá importado da fábrica da BMW Motorrad em Berlim, na Alemanha. O preço do scooterzão é de R$52.000,00, são três opções de cores – Branco, Preto e Azul – e a meta da BMW em 2014 para este modelo é vender 102 unidades.

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Três cores e disponibilidade em abril nas 34 lojas da marca

Três cores e disponibilidade em abril nas 34 lojas da marca

Promessa de conforto com desempenho

Com design bem característico destes grandes e potentes veículos, o C 600 Sport tem linhas futuristas e um certo ar de modernidade, lembrando que o conforto é a palavra de ordem com o amplo assento para piloto e garupa e a plataforma para apoio firme dos pés. O motor tem 2 cilindros em linha com 647 cc, potência de 60 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 6,7 kgfm a 6.000 rpm. A transmissão também segue o padrão e é do tipo CVT (transmissão continuamente variável) diretamente integrada ao eixo do motor e junto à roda traseira.

Tela apresentada onde a BMW mostra o comparativo de seu novo scooter com os concorrentes já presentes no mercado brasileiro: o mercado é pequeno porque os preços são altos ou será o contrário?

Tela apresentada onde a BMW mostra o comparativo de seu novo scooter com os concorrentes já presentes no mercado brasileiro: o mercado é pequeno porque os preços são altos ou será o contrário?

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Os dois cilindros paralelos são inclinados para frente em 70° e seu funcionamento produz baixos níveis de ruído e de vibração em função do deslocamento de 90° do apoio do virabrequim, do espaçamento de ignição de 270° e dos dois eixos balanceadores acionados por rodas dentadas. Este motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível, tem quatro válvulas por cilindro e a lubrificação do motor é por um sistema de lubrificação de cárter seco com uma dupla bomba de óleo e com arrefecimento a líquido. O sistema de escape é feito totalmente em aço inoxidável e já está em conformidade com as normas de emissões Euro-4. (Promot 4, no Brasil)

Desenho moderno e tecnologia em todos os detalhes

Desenho moderno e tecnologia em todos os detalhes

Segundo a BMW, o objetivo do desenvolvimento do C 600 Sport foi combinar estabilidade direcional a alta velocidade na estrada com um manuseio fácil como em tráfego urbano, semelhante a uma motocicleta. Não podemos afirmar isso com total segurança, mas a tradição da engenharia alemã indica que esse objetivo provavelmente foi atingido no C 600 Sport. O design da suspensão traz uma interconexão híbrida entre um quadro tubular do tipo ponte feito de aço e uma unidade de alumínio moldado no mancal do monobraço oscilante. Além disso, o motor funciona como elemento de mancal de carga, dando mais rigidez ao conjunto.

Raio-X do chassi: rigidez

Raio-X do chassi: rigidez

O sistema de suspensões procura oferecer esportividade com conforto. Na dianteira há um garfo invertido com diâmetro de 40 mm e na traseira um amortecedor reclinado do lado esquerdo, ambos os sistemas com um curso de 115 mm. Equipado com duplo disco de freios na roda dianteira e um disco na roda traseira, todos tem diâmetro de 270 mm, o sistema está adequado à proposta e o scooter ainda conta com ABS como item padrão. As rodas são aro 15″ e o C  600 Sport possui ainda freio de parada acionado automaticamente no descanso lateral. A capacidade do tanque de combustível é 16 litros (4 litros de reserva).

Sob o banco, o tradicional bagageiro que pode expandir

Sob o banco, o tradicional bagageiro que pode expandir

Sob o banco há o tradicional amplo espaço para “coisas” e o BMW C 600 Sport traz uma inovação chamada “BMW flexcase”, um espaço de armazenamento adicional que pode ser utilizado quando a moto está parada, que é acionado através de uma aba na parte traseira abaixo do assento. O painel de instrumentos apresenta uma grande tela de LCD com indicadores integrados da velocidade do motor (rpm) e um velocímetro analógico. Traz também aquelas (muitas) luzes indicadoras e iluminação na cor laranja que é desativada quando a luz diurna está ativada.

Visão do piloto no "cockpit" do C 600 Sport: visibilidade privilegiada e proteção

Visão do piloto no “cockpit” do C 600 Sport: visibilidade privilegiada e proteção

Há ainda o marcador do nível de combustível, indicador do nível de óleo no motor, várias indicações do computador de bordo, como distâncias percorridas e distância coberta pela reserva do tanque de combustível, data, hora, consumo médio de combustível, temperatura externa e informações de serviço e manutenção. O C 600 Sport tem luz traseira e indicadores de direção em LED e o conjunto óptico dianteiro combina luzes de posição laterais com duplo farol.

Raio-X do motor e da transmissão

Raio-X do motor e da transmissão

A BMW apresenta o maxi scooter C 600 Sport junto com um ampla gama de equipamentos opcionais, dentre os quais se destacam:

Topcase (35 litros), Rack para bagagem, Bolsa da console central (12 litros), Pára-brisa esportivo transparente/colorido, Assento esportivo incluindo aquecedor, Defletor de vento, Jaqueta scooter (tecido que protege o piloto contra o vento, a água e o frio), Encosto para o passageiro, Sistema de navegação BMW Motorrad Navigator IV, Sistema de comunicação da BMW Motorrad, Sistema de alarme anti-roubo, Trava da motocicleta e Soquete adicional para carga de celular.

Ficha Técnica BMW C 600 Sport

Ficha Técnica BMW C 600 Sport

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.