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As primeiras Suzuki DL 1000 V-Strom chegaram por aqui em 2003 e fizeram muito sucesso com esta primeira versão. No entanto, com o lançamento da V-Strom 650, o modelo maior foi descontinuado em 2009. No ano passado a JTA (J.Toledo da Amazônia), que representa a marca no Brasil, decidiu trazê-la novamente, mas agora o mercado tem várias opções e a bigtrail da Suzuki não tem o mesmo apelo.

A nova V-Strom chegou no fim do ano passado, quase em segredo

A nova V-Strom chegou no fim do ano passado, quase em segredo

Até por isso a Suzuki quase não investe para promover seus modelos e muitas delas, como é o caso desta V-Strom 1000, quase ninguém fica sabendo que a moto está disponível. Até concessionários da marca nada sabem sobre ela. Mas o movimento da Suzuki segue o que acontece nos mercados internacionais e um dos segmentos que mais cresce é o das bigtrail aventureiras. A Suzuki V-Strom 1000 foi apresentada no Salão de Milão em novembro de 2013 e em junho do ano passado chegaram as primeiras unidades no Brasil.

A instrumentação é completa e fácil de lidar. Tem a conveniente tomada 12V para seus acessórios especiais

A instrumentação é completa e fácil de lidar. Tem a conveniente tomada 12V para seus acessórios especiais

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Só que a pouca (ou inexistente) ação para promover o modelo deixou-a fora da mídia e isso ainda dificulta muito um conhecimento mais aprofundado pelo consumidor. Olhamos o site da Suzuki no Brasil e encontramos a moto em promoção por R$44.900,00 (junho/2015). Perto das concorrentes este preço é até bem competitivo, mas é preciso conhecer a moto tecnicamente para saber se ela vale tudo isso. Como não tivemos acesso ao produto, ficamos na análise das modificações que a moto recebeu desde seu lançamento.

A Suzuki DL 1000 V-Strom recebeu várias atualizações e mantém as boas características do produto inicial que fez sucesso aqui no Brasil. Mais compacta, leve e fácil de conduzir, o motor foi totalmente redesenhado para oferecer mais potência com melhor distribuição nas várias rotações, tornando-a mais aproveitável e mais econômica. Parece que a engenharia da fábrica foi canalizada no sentido de proporcionar maior equilíbrio entre os vários aspectos da moto.

Novos pistões mais largos aumentaram a capacidade cúbica do motor V2 em 90° DOHC arrefecido a líquido para 1037 cc, a suspensão recebeu melhoramentos e a moto ficou 8 kg mais leve. Há uma grande variedade de acessórios como as malas em três peças desenhadas especificamente para a V-Stro, para-brisa ajustável em três alturas e três ângulos manualmente (sem necessidade de ferramentas), há também um novo sistema de controle de tração que é monitorado por cinco sensores e tem dois níveis de intervenção, um novo sistema de ABS e o novo painel eletrônico fornece todas as informações de modo fácil e direto para o piloto.

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Sistema desenvolvido para essa moto, acompanha o design e incorpora bastante espaço para bagagem

Sistema desenvolvido para essa moto, acompanha o design e incorpora bastante espaço para bagagem

Novo escapamento tem um único silencioso e a suspensão é totalmente ajustável, sendo que o ajuste da pré -carga traseira pode ser feito sem a ajuda de ferramentas, por meio de um grande botão giratório. Na frente as bengalas invertidas contam com ajustes manuais e as pinças de freio são suportadas por fixação radial.

Cinco sensores integram o sistema inteligente dessa moto. No freio ABS e no controle de tração

Cinco sensores integram o sistema inteligente dessa moto. No freio ABS e no controle de tração

Cinco sensores ativam os modos inteligentes de condução, integrando o ABS com o controle de tração. Além disso a administração do motor ficou mais rápida com o processamento em 32 bits da ECU. Mais economia, mais potência e controle do acelerador, com a adição de um sistema independente de controle da marcha lenta. O Suzuki Clutch Assist System (SCAS), reduz a fadiga do piloto de duas maneiras: funciona como uma embreagem deslizante, que permite a redução de marcha de forma mais suave, e na aceleração funciona como uma embreagem assistida, diminuindo a força necessária para acionar o manete.

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Uma ampla gama de acessórios permite equipar totalmente a moto para todas as aventuras que você imaginar

Uma ampla gama de acessórios permite equipar totalmente a moto para todas as aventuras que você imaginar

O sistema de escape tem um único silenciador, com menos peso na parte traseira da moto, aumentando a centralização de massas. O sistema utiliza uma válvula para atuar no fluxo de gases e a pressão no coletor de escape para aumentar o torque em baixas rotações e melhorar a resposta do acelerador. O catalisador é monitorado pelo sensor de O2 (oxigênio) e um sensor de pressão na admissão. Esses dois sistemas se complementam para manter as emissões baixas, de forma a se adequar às especificações atuais, mais restritas.

A nova Suzuki V-Strom 1000 está bem cotada no mercado mundial, com boas características reforçadas pela renomada qualidade que a marca conquistou. Agora, na promoção da J.Toledo, pode ser um bom momento para quem quiser ter uma bigtrail aventureira com todas as características das melhores do mercado e a um preço conveniente.

ficha-tecnica-V-strom-dl1000

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