Coloque-se no lugar do principal executivo da Honda e analise o posicionamento do seu scooter PCX 150, que lidera o segmento com larga folga desde o seu lançamento, em abril de 2013. Apesar dos esforços dos concorrentes para alcançar a liderança, o que não aconteceu, você sugeriria uma mudança completa no produto? Talvez fosse melhor e menos custoso continuar fazendo pequenos ajustes para manter a moto atualizada, afinal, são mais de 135 mil motos vendidas no Brasil, uma média superior a 20 mil motos por ano. Mas como se trata de um produto global, a Honda preferiu não esperar a concorrência evoluir mais e ameaçar sua liderança. E então surge o novo (não parece novo, mas é, acredite) Honda PCX 2019, agora em três versões: STD, DLX e Sport.
A principal diferença entre as três novas versões do Honda PCX 2019 está nos freios. Na versão básica (STD), está mantido o mesmo sistema de freios do modelo 2018, com disco na dianteira e tambor na traseira com o sistema CBS (Combined Brake System), aquele que, ao acionar o manete do freio traseiro, uma parte da força aciona também o freio da roda dianteira. Já as versões DLX e Sport ganharam disco também na roda traseira e o ABS, mas de uma via, ou seja, atua apenas na roda dianteira, ao contrário de sua principal concorrente – Yamaha NMax, que tem ABS nas duas rodas. A Honda fica devendo o ABS na roda traseira, o que talvez fosse o caso de colocar na versão Sport. O PCX 2019 DLX e Sport ganharam também o Smart Key System (chave presencial), que permite utilizar o botão da trava do guidão, a ignição, a abertura do assento e a tampa do bocal de combustível.
PCX 2019: tudo novo
Pode até não parecer, mas mudou tudo. A começar do chassi, que sofreu um mudança fundamental para melhorar o que é a grande reclamação dos consumidores: a suspensão dura na traseira. Aliás, esta é a reclamação de todos os consumidores que compram scooter no Brasil, face ao péssimo estado de conservação de nossas ruas, avenidas e estrada. A mudança no chassi serviu para mudar a posição de ancoragem dos amortecedores traseiros, que agora estão em posição menos inclinada – era 25º e agora está com 10º de inclinação. A mudança também reposicionou o motor no berço duplo e as duas modificações melhoraram o equilíbrio do scooter e tornaram a suspensão traseira mais macia e com mais curso – 85 mm contra 100 mm, alem de aumentar o espaço sob o banco.
Essa diferença foi percebida no test-ride que a Honda proporcionou nas ruas (ruins e muito esburacadas) de Manaus (AM) e é de fato uma enorme evolução e aquelas pancadas secas na coluna vertebral já não são tão sensíveis. Ponto para o PCX 2019. As rodas tem novo desenho e os pneus são mais largos (passaram a ser 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira – antes 90/90-14 e 100/90-14), há um novo e maior porta-luvas do lado esquerdo do painel, onde está a tomada 12V e um bom espaço para um smartphone e mais alguma coisa, a iluminação é full LED e o painel é e totalmente digital e com informações completas, inclusive com o computador de bordo. Tecnicamente, além da mudança na suspensão, o mapeamento de injeção foi ajustado ao novo catalisador no escapamento, já preparando a moto para as normas de emissões mais rígidas que virão no futuro.
Claro que estas mudanças todas implicaram em um design também modificado, mas quase imperceptível aos olhos dos consumidores. A Iluminação em LED é o que mais chama a atenção e deixa o PCX 2019 mais bonito. “Nossas pesquisas sobre o produto mostram que 40% de quem compra o PCX é o público feminino e que 85% possuem automóvel”, falou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda, justificando essa evolução e enfatizando que trata-se de um consumidor muito exigente e que deseja produtos evoluídos tecnologicamente.
O PCX 150 STD vem em duas opções de cores (prata metálico e azul perolizado) e seu preço público sugerido é R$11.620. Os outros dois – DLX e Sport – estão disponíveis em cor única para cada versão: branco perolizado com detalhes em marrom no DLX e Prata metálico com detalhes em vermelho no Sport. Estes dois tem também o Smart key (partida sem chave) e o preço é maior: R$12.990.
Ficha Técnica Honda PCX 2019 |
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ITEM | STD | DLX / Sport |
Tipo | OHC, um cilindro, 4 tempos, arrefecimento a líquido | |
Cilindrada | 149,3 cm³ | |
Diâmetro x curso | 57,3 x 57,9 mm | |
Potência máxima | 13,2 cv a 8.500 rpm | |
Torque máximo | 1,38 kgf.m a 5.000 rpm | |
Alimentação | Injeção Eletrônica, PGM-FI | |
Taxa de compressão | 10,6:1 | |
Lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | |
Transmissão | CVT – Tipo V-Matic | |
Embreagem | Automática centrífuga (tipo seco) | |
Sistema de partida | Elétrica | |
Combustível | Gasolina | |
Ignição | Eletrônica | |
Bateria | 12 V – 5 Ah | |
Farol | LED | |
Tipo | Berço duplo | |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico / 100 mm | |
Suspensão traseira | Dois amortecedores / 100 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples / 220 mm | Disco simples / 220 mm C/ ABS |
Freio traseiro | Tambor / 130 mm C/ CBS | Disco simples / 220 mm |
Pneu dianteiro | 100/80 14 M/C 48P | |
Pneu traseiro | 120/70 14 M/C 61P | |
Comp x Larg x Alt | 1.923 mm x 745 mm x 1.107 mm | |
Distância entre eixos | 1.313 mm | |
Distância mínima do solo | 137 mm | |
Altura do assento | 764 mm | |
Capacidade do tanque | 0,9 litro (0,8 para troca) | |
Peso seco | 124 kg | 126 kg |
Preço Público Sugerido | R$ 11.620,00 | R$ 12.990,00 |
Para saber mais sobre o Honda PCX 150: