Publicidade

Elas chegariam ao mercado brasileiro apenas no final do ano, mas a BMW decidiu antecipar a chegada das novas bigtrail R 1250 GS e sua versão Adventure para meados de setembro deste ano. As duas motos já tiveram a produção iniciada e estão com preços públicos sugeridos definidos em R$69.950 e R$91.950, respectivamente. Note que a diferença do modelo standard para a versão Adventure (pacote “premium”) é de R$22.000 e acrescenta na moto um enorme pacote de equipamentos eletrônicos e acessórios para viagem que agregam várias novas funcionalidades à moto.

Versão top da família, R 1250 GS Adventure custa R$91.950

Versão top da família, R 1250 GS Adventure custa R$91.950

O esforço da BMW para melhorar sua best-seller global justifica-se, já que todas as outras grandes marcas possuem um modelo bigtrail de aventura e desejam tomar um pedaço do mercado hoje dominado pela BMW, mas nenhuma delas até agora foi capaz de desbancar a preferência dos consumidores pela bigtrail da marca alemã. Por isso os engenheiros da Motorrad buscaram soluções para melhorar a R 1250 GS e oferecer ainda mais aos potenciais compradores em termos de tecnologia e motorização num modelo de moto que jé é considerado há décadas referência em desempenho e confiabilidade no segmento.

O novo motor da R 1250 GS recebeu especial atenção e agora com seus 50 cm³ adicionais, o boxer de dois cilindros, oito válvulas e 1.254 cm³ desenvolve 136 cv de potência a 7.750 rpm e 14,5 kgf.m de torque a 6.250 rpm. O motor anterior oferecia 125 cv de potência e 12,7 kgf.m de torque com 1.170 cm³ de capacidade. Este novo motor tem controle variável de válvulas e traz a nova tecnologia ShiftCam, que oferece melhor desempenho e mais suavidade no funcionamento do motor por causa do comando de válvulas com abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, que tem diferentes perfis.

Publicidade

Esse sistema se adapta à rotação e à solicitação de carga através da mudança do perfil do comando entre “carga parcial” e “carga total”. O motor faz par com o câmbio de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico e com assistente anti-deslizante. Entre os itens de série nas duas versões da nova bigtrail da BMW estão acelerador eletrônico (ride-by-wire), assistente de partida em subida, ABS, controle automático de estabilidade (ASC), modos de pilotagem, parabrisa com ajuste de altura, sistema de conectividade com painel em TFT, suspensões paralever e telelever, suporte de top case e tomada de 12v.

R 1250 GS em dois pacotes

E versão standard da R 1250 GS estará disponível em duas versões e quatro opções de cores: preto metálico, azul metálico (somente no pacote sport), exclusive e estilo HP (somente no pacote premium) e tanque de combustível de 20 litros:

  • Sport (R$ 69.950,00) acrescenta aos itens de série farol em LED, luz de posição diurna, protetor de escapamento cromado, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus (RDC), controle eletrônico de velocidade, protetores de mãos, luzes de direção em LED e banco conforto;
  • Premium (R$ 82.950,00) acrescenta aos itens de série e do pacote Sport controle de tração dinâmico (DTC), ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA), sistema de partida sem chave (keyless), assistente de troca de marchas pro, modos de pilotagem pro, preparação para GPS, kit passageiro, kit de rebaixamento (com banco baixo), motor com acabamento preto, ABS pro, suporte para malas laterais e rodas raiadas.

R 1250 GS Adventure

Já o modelo Adventure será disponibilizado no pacote premium (R$ 91.950,00), que traz, além dos itens de série, controle de tração dinâmico (DTC), ajuste eletrônico da suspensão (ESA), farol em LED, sistema de partida sem chave (keyless), luz de posição diurna, assistente de troca de marchas pro, modos de pilotagem pro, preparação para GPS, protetor de escapamento cromado, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus (RDC), controle eletrônico de velocidade, farol adicional em LED, luzes de direção em LED, ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio. São três opções de cores, cinza, exclusive e estilo HP, e com tanque de combustível maior, com capacidade para 30 litros e ainda traz as barras de proteção do tanque e motor.

separador_bmw

Publicidade

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.