Parecia difĂcil melhorar uma moto que jĂĄ era considerada referĂȘncia no mercado global, mas a BMW conseguiu com poucas modificaçÔes aparentes, mas muita tecnologia e eletrĂŽnica, melhorar a bigtrail mais vendida do mundo, que agora atende por R 1250 GS. Veja no vĂdeo as principais melhorias que a R 1250 GS recebeu e em seguida confira tambĂ©m a lista de equipamentos que ela traz nas diferentes versĂ”es – Sport, Exclusive e HP – e veja a ficha tĂ©cnica para conferir todos os detalhes.
A moto teve sua chegada anunciada no final de 2018 e agora estĂĄ nas lojas com preços que variam entre R$69.950 e R$95.950, dependendo da versĂŁo de acabamento e do pacote de equipamentos e funcionalidades, alĂ©m de uma enorme lista de opcionais. Esse pequeno intervalo entre o anĂșncio e a chegada da moto custou a liderança da BMW no segmento, perdida aqui no Brasil para a Triumph Tiger 800. “Reassumiremos a ponta com esta nova R 1250 GS”, preveem os executivos da marca alemĂŁ.
R 1250 GS: + torque em baixa e + potĂȘncia em alta
E eles tem razĂ”es de sobra para acreditar na retomada, porque a moto realmente melhorou e deve seguir sendo a preferida dos aventureiros em todo o mundo. A começar pelas mudanças no motor, que ganhou 84 cmÂł de capacidade, 11 cv de potĂȘncia e quase 2 kgf.m de torque, alĂ©m do sistema ShiftCam, que tem um variador de abertura na fase de admissĂŁo dos dois comandos de vĂĄlvulas. Junto com outras pequenas mudanças, como ajustes nos dois bicos de injeção, adoção de um novo sensor de ignição mais preciso e mudanças no escapamento, o resultado Ă© uma moto mais esperta em baixas rotaçÔes e que “fala mais alto” em altas rotaçÔes.
Confira o vĂdeo sobre o funcionamento do ShiftCam:
Foi possĂvel perceber com clareza essa diferença em um test-ride que incluiu trecho urbano, rodovias, estradas sinuosas e cerca de 50 km por estradas de terra e trechos mais travados, com cavas e pedras soltas. O efeito prĂĄtico dessa mudança mecĂąnica Ă© imediato e o motor empurra vigorosamente em qualquer condição, mesmo em trechos lentos de subida no off-road em 3ÂȘ marcha, basta pouca aceleração a mais para a moto superar os obstĂĄculos e manter tudo sob controle.
Claro, a eletrÎnica estå presente de maneira farta em todas as åreas da moto. Controle de tração, assistente de rampa, modos de pilotagem, ajuste automåtico das suspensÔes, controles para quase tudo com siglas e letras que exigem um certo treino para entender e usar corretamente. Para facilitar, a BMW programa 4 modos båsicos de pilotagem que modulam tudo: Road, Rain, Dynamic e Enduro. Hå ainda como opcional os modos Dynamic Pro e Enduro Pro, que adicionam funcionalidades.
Veja na tabela quais os principais equipamentos que a R 1250 GS traz de série e o que acrescenta cada pacote:
Equipamento de SĂ©rie | SĂ©rie + Sport | SĂ©rie + Sport + Premium |
Acelerador eletrĂŽnico |
Farol em LED | Controle de Tração Dinùmico (DTC) |
Ajuste eletrÎnico de suspensÔes |
DRL – Daytime Runnig Light (luz de posição diurna) | Ajuste EletrĂŽnico DinĂąmico da suspensĂŁo (D-ESA) |
Amortecimento automĂĄtico | Protetor do escapamento cromado | Keyless |
Ajuste de altura do assento | Manual em portuguĂȘs | Assistente de troca de marchas pro |
Assistente de rampa (HSC Pro) | Aquecimento de manoplas | Modos de pilotagem pro |
Computador de bordo | Controle de pressão dos pneus (RTC) | Preparação para GPS BMW |
Controle AutomĂĄtico de Estabilidade (ASC) | Controle eletrĂŽnico de velocidade (cruise control) | Kit passageiro (verifique quais itens o kit substitui) |
Imobilizador eletrĂŽnico | Protetores de mĂŁos | Kit de rebaixamento (verifique quais itens o kit substitui) |
Quatro modos de pilotagem | Luzes de direção (piscas) em LED | Motor em preto |
Parabrisa ajustĂĄvel | Banco conforto para o piloto | ABS Pro |
Protetor de cĂĄrter | Suporte para malas laterais (nĂŁo inclui protetores de tanque e motor) | |
Painel TFT com sistema do conectividade | Rodas raiadas | |
Suporte para top case | ||
Tomada 12V |
Ficha TĂ©cnica BMW R 1250 GS e Adventure |
|
Motor | 2 cilindros contrapostos, arrefecido a ar e lĂquido, 4 tempos, 4 vĂĄlvulas por cilindro, com ShiftCam – comando de vĂĄlvulas variĂĄvel |
Capacidade cĂșbica | 1254 cmÂł |
DiĂąmetro X Curso | 102,5 mm x 76,0 mm |
Taxa de compressĂŁo | 12,5: 1 |
Sistema de partida | Elétrica |
Bateria | 12V â 11,8Ah |
Sistema de Ignição | EletrÎnica |
Tipo de combustĂvel | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustĂvel | 20 litros (30 litros Adventure) |
Alimentação | Injeção EletrÎnica |
Torque mĂĄximo | 14,5 kgf.m a 6.250 rpm |
PotĂȘncia mĂĄxima | 136 cv a 7.750 rpm |
TransmissĂŁo | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, acionamento hidråulico e função antideslizante |
TransmissĂŁo final | Eixo cardĂŁ |
Tipo de chassi | Chassi tubular treliçado em dois módulos, com o motor sendo parte da estrutura |
Pneu dianteiro | 120/70 R19 |
Pneu traseiro | 170/60 R17 |
Roda dianteira | 3,00 x 19″ em liga de alumĂnio ou raiada com aro de alumĂnio dourado, dependendo da versĂŁo |
Roda traseira | 4,50 x 17″ em liga de alumĂnio ou raiada com aro de alumĂnio dourado, dependendo da versĂŁo |
Suspensão dianteira | Sistema Telelever, amortecimento central e bengala com tubos de 37 mm de diùmetro, curso de 190 mm, totalmente ajuståvel eletronicamente |
SuspensĂŁo traseira | Monobraço de alumĂnio, Sistema Paralever com amortecedor Ășnico, curso de 200 mm, totalmente ajustĂĄvel eletronicamente |
Freio dianteiro | Duplo disco flutuante de 305 mm de diùmetro, pinças radiais de 4 pistÔes com ABS comutåvel |
Freio traseiro | Disco simples de 276 mm de diùmetro, pinça radial de duplo pistão com ABS comutåvel |
Comprimento total | 2.207 mm |
Largura total (com retrovisores) | 952 mm |
Altura (sem retrovisores) | 1430 mm |
Altura do assento | 850 mm / 870 mm (VersĂŁo bĂĄsica / VersĂŁo exclusive) |
Trail | 99,6 mm |
Caster | 24,5 graus |
DistĂąncia entre eixos | 1.525 mm |
Peso total admitido | 460 kg |
Peso em ordem de marcha | 249 kg |
Consumo médio (dado de fåbrica) | 4,75 litros / 100 km (21 km/litro) |
Aceleração 0-100 km/h (dado de fåbrica) | 3,6 segundos |
Velocidade mĂĄxima (dado de fĂĄbrica) | > 200 km/h |