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Parecia difĂ­cil melhorar uma moto que jĂĄ era considerada referĂȘncia no mercado global, mas a BMW conseguiu com poucas modificaçÔes aparentes, mas muita tecnologia e eletrĂŽnica, melhorar a bigtrail mais vendida do mundo, que agora atende por R 1250 GS. Veja no vĂ­deo as principais melhorias que a R 1250 GS recebeu e em seguida confira tambĂ©m a lista de equipamentos que ela traz nas diferentes versĂ”es – Sport, Exclusive e HP  – e veja a ficha tĂ©cnica para conferir todos os detalhes.


A moto teve sua chegada anunciada no final de 2018 e agora estĂĄ nas lojas com preços que variam entre R$69.950 e R$95.950, dependendo da versĂŁo de acabamento e do pacote de equipamentos e funcionalidades, alĂ©m de uma enorme lista de opcionais. Esse pequeno intervalo entre o anĂșncio e a chegada da moto custou a liderança da BMW no segmento, perdida aqui no Brasil para a Triumph Tiger 800. “Reassumiremos a ponta com esta nova R 1250 GS”, preveem os executivos da marca alemĂŁ.

Alinhadas

Alinhadas

As novas R 1250 GS prontas para tudo

Painel

Painel

Claro, objetivo, direto e informativo

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Equilibrada

Equilibrada

De manejo fĂĄcil, peso nĂŁo Ă© problema

VersÔes

VersÔes

Pintura Sport, Exclusive e HP, GS ou GS Adventure

Adventure

Adventure

Preparação para malas, proteçÔes e tanque de 30 litros

Charme

Charme

Rodas com aro dourado dĂŁo um toque especial

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ShiftCam

ShiftCam

Novo sistema de comando de vĂĄlvulas

Porte

Porte

Como bigtrail, roda dianteira deveria ser 21"?

Aventureira

Aventureira

Sem limites, eletrĂŽnica permite mĂșltiplos ajustes

R 1250 GS: + torque em baixa e + potĂȘncia em alta

E eles tem razĂ”es de sobra para acreditar na retomada, porque a moto realmente melhorou e deve seguir sendo a preferida dos aventureiros em todo o mundo. A começar pelas mudanças no motor, que ganhou 84 cmÂł de capacidade, 11 cv de potĂȘncia e quase 2 kgf.m de torque, alĂ©m do sistema ShiftCam, que tem um variador de abertura na fase de admissĂŁo dos dois comandos de vĂĄlvulas. Junto com outras pequenas mudanças, como ajustes nos dois bicos de injeção, adoção de um novo sensor de ignição mais preciso e mudanças no escapamento, o resultado Ă© uma moto mais esperta em baixas rotaçÔes e que “fala mais alto” em altas rotaçÔes.

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Confira o vĂ­deo sobre o funcionamento do ShiftCam:

Foi possĂ­vel perceber com clareza essa diferença em um test-ride que incluiu trecho urbano, rodovias, estradas sinuosas e cerca de 50 km por estradas de terra e trechos mais travados, com cavas e pedras soltas. O efeito prĂĄtico dessa mudança mecĂąnica Ă© imediato e o motor empurra vigorosamente em qualquer condição, mesmo em trechos lentos de subida no off-road em 3ÂȘ marcha, basta pouca aceleração a mais para a moto superar os obstĂĄculos e manter tudo sob controle.

Claro, a eletrÎnica estå presente de maneira farta em todas as åreas da moto. Controle de tração, assistente de rampa, modos de pilotagem, ajuste automåtico das suspensÔes, controles para quase tudo com siglas e letras que exigem um certo treino para entender e usar corretamente. Para facilitar, a BMW programa 4 modos båsicos de pilotagem que modulam tudo: Road, Rain, Dynamic e Enduro. Hå ainda como opcional os modos Dynamic Pro e Enduro Pro, que adicionam funcionalidades.

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Uma olhada råpida na nova BMW R 1250 GS deixa a impressão que só mudaram detalhes de acabamento, mas a mudança é completa e profunda

Veja na tabela quais os principais equipamentos que a R 1250 GS traz de série e o que acrescenta cada pacote:

Equipamento de SĂ©rie SĂ©rie + Sport SĂ©rie + Sport + Premium

Acelerador eletrĂŽnico

Farol em LED Controle de Tração Dinùmico (DTC)

Ajuste eletrÎnico de suspensÔes

DRL – Daytime Runnig Light (luz de posição diurna) Ajuste EletrĂŽnico DinĂąmico  da suspensĂŁo (D-ESA)
Amortecimento automĂĄtico Protetor do escapamento cromado Keyless
Ajuste de altura do assento Manual em portuguĂȘs Assistente de troca de marchas pro
Assistente de rampa (HSC Pro) Aquecimento de manoplas Modos de pilotagem pro
Computador de bordo Controle de pressão dos pneus (RTC) Preparação para GPS BMW
Controle AutomĂĄtico de Estabilidade (ASC) Controle eletrĂŽnico de velocidade (cruise control) Kit passageiro (verifique quais itens o kit substitui)
Imobilizador eletrĂŽnico Protetores de mĂŁos Kit de rebaixamento (verifique quais itens o kit substitui)
Quatro modos de pilotagem Luzes de direção (piscas) em LED Motor em preto
Parabrisa ajustĂĄvel Banco conforto para o piloto ABS Pro
Protetor de cĂĄrter Suporte para malas laterais (nĂŁo inclui protetores de tanque e motor)
Painel TFT com sistema do conectividade Rodas raiadas
Suporte para top case
Tomada 12V

Ficha TĂ©cnica BMW R 1250 GS e Adventure

Motor 2 cilindros contrapostos, arrefecido a ar e lĂ­quido, 4 tempos, 4 vĂĄlvulas por cilindro, com ShiftCam – comando de vĂĄlvulas variĂĄvel
Capacidade cĂșbica 1254 cmÂł
DiĂąmetro X Curso 102,5 mm x 76,0 mm
Taxa de compressĂŁo 12,5: 1
Sistema de partida Elétrica
Bateria 12V – 11,8Ah
Sistema de Ignição EletrÎnica
Tipo de combustĂ­vel Gasolina
Capacidade do tanque de combustĂ­vel 20 litros (30 litros Adventure)
Alimentação Injeção EletrÎnica
Torque mĂĄximo 14,5 kgf.m a 6.250 rpm
PotĂȘncia mĂĄxima 136 cv a 7.750 rpm
TransmissĂŁo 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo, acionamento hidråulico e função antideslizante
TransmissĂŁo final Eixo cardĂŁ
Tipo de chassi Chassi tubular treliçado em dois módulos, com o motor sendo parte da estrutura
Pneu dianteiro 120/70 R19
Pneu traseiro 170/60 R17
Roda dianteira 3,00 x 19″ em liga de alumĂ­nio ou raiada com aro de alumĂ­nio dourado, dependendo da versĂŁo
Roda traseira 4,50 x 17″ em liga de alumĂ­nio ou raiada com aro de alumĂ­nio dourado, dependendo da versĂŁo
Suspensão dianteira Sistema Telelever, amortecimento central e bengala com tubos de 37 mm de diùmetro,  curso de 190 mm, totalmente ajuståvel eletronicamente
SuspensĂŁo traseira Monobraço de alumĂ­nio, Sistema Paralever com amortecedor Ășnico, curso de 200 mm, totalmente ajustĂĄvel eletronicamente
Freio dianteiro Duplo disco flutuante de 305 mm de diùmetro, pinças radiais de 4 pistÔes com ABS comutåvel
Freio traseiro Disco simples de 276 mm de diùmetro, pinça radial de duplo pistão com ABS comutåvel
Comprimento total 2.207 mm
Largura total (com retrovisores) 952 mm
Altura (sem retrovisores) 1430 mm
Altura do assento 850 mm / 870 mm (VersĂŁo bĂĄsica / VersĂŁo exclusive)
Trail 99,6 mm
Caster 24,5 graus
DistĂąncia entre eixos 1.525 mm
Peso total admitido 460 kg
Peso em ordem de marcha 249 kg
Consumo médio (dado de fåbrica) 4,75 litros / 100 km (21 km/litro)
Aceleração 0-100 km/h (dado de fåbrica) 3,6 segundos
Velocidade mĂĄxima (dado de fĂĄbrica) > 200 km/h

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixĂŁo pelo mundo das motos e a larga experiĂȘncia na indĂșstria e na imprensa. Acredita que a moto Ă© a cura para muitos males da sociedade moderna.