A Tornado 300 é o mais recente lançamento da Honda no Brasil. Mas será que a moto trail que chega às lojas em agosto é melhor que a saudosa 250 cc, de quem herda o nome? Veja o comparativo da nova Tornado com a antiga XR 250.
Tornado 300 ou Tornado 250?
Há algum tempo, a Honda está homenageando motos novas com nomes que fizeram sucesso no passado. Isto aconteceu com Africa Twin, Hornet, Twister, Transalp. Agora, chegou a vez da Tornado. Assim, a nova XR 300 quer honrar o legado e sucesso de vendas da antiga XR 250, vendida de 2001 a 2008.
A antiga XR 250 tinha seu projeto baseado na CBX 250 Twister, de quem herdava muitos itens – inclusive o motor. Na trail, o conjunto de 249 cc entregava 23,3 cv de potência e 2,4 kgf.m de torque. Um diferencial estava nas longas, e elogiadas, suspensões.
Já a nova XR 300 compartilha a base da Sahara 300, que por sua vez é derivada da CRF 250F. Ou seja, suas raízes não estão numa street, mas sim moto de competição off-road, o que reforça o posicionamento de ‘moto trail raiz‘. Aqui, o motor de 293 cc entrega 24,3 cv e 2,7 kgf.m na gasolina.
Qual a melhor: nova Tornado 300 ou 250 cc? |
|
Quem leva: | |
Motor: | As receitas são diferentes. O motor DOHC da antiga Tornado 250 favorecia o desempenho em altas rotações. Já a nova XR 300, com motor OHC, entrega mais torque em baixas e médias. |
Desempenho: | Vantagem para a nova Tornado. Com 293,5 cc, a XR 300 produz 24,3 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque. Na antiga, eram 23,3 cv e 2,42 kgf.m. |
Top speed e consumo: | A Honda ainda não revelou os números oficias da Tornado 300 e também não a testamos. Assim, não há dados para comparativo. Em tocada econômica na casa dos 90 km/h, a Tornado 250 fazia cerca de 29 km/litro. Já o top speed era de 140 km/h. |
Câmbio: | As duas gerações da Tornado têm câmbio de 6 velocidades e pedal articulado. Porém, a nova XR 300 possui embreagem deslizante e assistida. Vantagem para ela. |
Veja também:
- Ficha técnica e mais! Saiba tudo sobre a Tornado 250 no Guia Motonline
- Nova Tornado é melhor que Lander 250 ABS? Compare
Trilha com a Honda Tornado
Se a antiga 250 fez sucesso em trilhas, a nova 300 quer levar as aventuras ainda mais a sério. Para isso, a nova 300 é baseada na Sahara 300, mas recebeu uma série de ajustes para atender melhor sua proposta. Assim, promete estar pronta para o off-road severo, com direito a pedal de câmbio articulado e trava para pneus.
Off road: qual a melhor na terra |
|
Quem leva: | |
Suspensões: | As duas possuem prolink e balança em alumínio na traseira, bem como garfo telescópico na frente. Os cursos também são bem próximos, com cerca de 245 mm na frente e 230 mm atrás. Ao menos na teoria, empate. |
Peso: | A antiga Tornado era mais leve, com 134 kg a seco, enquanto a nova marca 143 kg na balança. Vantagem para a velha XR 250. |
Freios: | Aqui, um impasse. A nova Tornado 300 possui a segurança do ABS, mas, como não pode ser desligado na traseira, tende a atrapalhar no off-road. Já a 250cc permitia saídas de traseira, mas não tinha ABS na frente. |
Rodas: | Há aros em alumínio e rodas de 21″ e 18″ nas duas. Entretanto, a nova Tornado 300 vai um pouco além ao oferecer travas de pneu. |
Preço: quanto custa a Honda Tornado
A Honda optou por posicionar a Tornado bem no meio da família Sahara, com quem compartilha muitos itens. Assim, tem preço sugerido de R$ 27.690, sem contar frete, seguro e outras despesas. O preço de mercado será conhecido apenas daqui a alguns meses.
Já uma Tornado 250 usada, tem preço médio variando dos R$ 7.039 do modelo 2001 aos R$ 11.777 da 2008 – porém, será difícil encontrar uma unidade em bom estado por estes valores. Sabe o que é curioso? Que o preço de uma Tornado 250 0km, atualizado para as cifras atuais, seria praticamente o mesmo valor de uma Tornado 300 nova. Segundo o IGP-M, o modelo custaria R$ 30.070.
Design, tecnologia, preço |
|
Quem leva | |
Design: | É um fator subjetivo. Porém, ambas seguem a filosofia de ‘trail raiz’, com banco reto, para-lama alto e carenagens pequenas. |
Tecnologia: | Cerca de 20 anos mais nova, a Tornado 300 tem vantagem natural aqui. Há painel completo, iluminação full-LED, ABS, injeção eletrônica e mais recursos. |
Cores e versões: | Curiosamente, uma vantagem da 250 cc. A antiga Tornado era oferecida em diversas opções de cores, como vermelho, preto, amarelo e laranja. Já a nova 300 está disponível apenas em vermelho. |
Preço: | Não dá pra comparar uma moto 0km com uma que possui 20 anos de uso, né? Então, uma curiosidade: quando a Tornado 250 saiu de linha, em 2008, custava R$ 10.589. Corrigido pela inflação, o valor representa cerca de R$ 30 mil. Curiosamente, a Tornado 300 tem preço sugerido próximo, de R$ 27.690. |
Resultado: | Considerando os tópicos passíveis de comparação, o resultado do comparativo é: 4 para a Tornado 300 (potência, tecnologia, rodas e câmbio) x 2 da Tornado 250 (peso e cores). |