Publicidade

Durante o BMW Motorrad Days do Japão, que aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto no Parque Hakuba47, os fãs da marca puderam ver quatro BMW R Ninet personalizadas especialmente para o evento.

As nipônicas R Ninet tunadas

As nipônicas R Ninet tunadas

A customização foi feita pelos principais artistas da personalização do Japão e acabou sendo a principal atração do evento. Go Takamine (Brat Style), Kaichiroh Kurosu (Cherry’s Company), Shiro Nakajima (46 Works) e Hideya Togashi (HIDE Motorcycle) assumiram o desafio de transformar a BMW R Ninet em uma criação individual.

A original no meio com seu criador, Stenegard, e as "criaturas"

A original no meio com seu criador, Stenegard, e as "criaturas"

Publicidade

Takamine deu o nome de “Cyclone” à sua criação e justificou: “Tentei combinar o passado com o futuro próximo”, disse o artista. O ‘Highway Fighter’ de Kaichiroh Kurosu foi o resultado de uma mistura estilística que mesclou elementos históricos e atuais da BMW Motorrad, partindo de uma BMW R7 de 1934. “Olhei para o futuro e imaginei que uma moto BMW poderá ser assim nos próximos 10 ou 20 anos, eventualmente com um novo motor elétrico”, falou Kurosu.

BMW R Ninet Kurosu

BMW R Ninet Kurosu

BMW R Ninet Kurosu

BMW R Ninet Kurosu

Em contraste, a moto criada por Shiro Nakajima foi o resultado da paixão de um homem por máquinas para estrada e pistas. “Queria criar algo além de uma simples café racer, uma motocicleta que unisse o ambiente urbano com as pistas”, explicou Nakajima.

Publicidade
Stenegard e seus samurais

Stenegard e seus samurais

Por fim, Hideya Togashi manteve o projeto clássico sem perder a esportividade e mantendo os aspectos históricos que a moto original tenta remeter. “A principal característica é o seu tanque de combustível de alumínio slimline, que parece abraçar o piloto, enquanto o design da carenagem é emprestado de motos de outras gerações”, confessou Togashi.

BMW R Ninet Nakajima

BMW R Ninet Nakajima

BMW R Ninet Nakajima

BMW R Ninet Nakajima

Publicidade

Particularmente impressionado com os talentos criativos dos quatro “customisers” japoneses ficou Ola Stenegard, designer-chefe da BMW Motorrad do R Ninet. “Eu tinha grandes expectativas – afinal estes são quatro dos melhores customisers do mundo, e no final eles conseguiram superá-la. É simplesmente espantoso o trabalho em todos os seus detalhes”, elogiou Stenegard.

BMW R Ninet Takamine

BMW R Ninet Takamine

BMW R Ninet Takamine

BMW R Ninet Takamine

A cultura de personalização no Japão é muito forte e há muitas oficinas de personalização, tornando-se quase um esporte nacional para os amantes das motocicletas. “Aqui se você precisa de uma peça, considere seriamente a possibilidade fazê-la viocê mesmo ao invés de simplesmente ir comprar numa loja”, exemplificou o designer da BMW. “Esta atitude está enraizada na cultura do artesanato japonês e é algo que eu amo e estas R Ninet são fonte de inspiração a nós da BMW Motorrad e a todos os proprietários da R ninet”, finalizou.

BMW R Ninet Togashi

BMW R Ninet Togashi

BMW R Ninet Togashi

BMW R Ninet Togashi