Publicidade
Foto: Tite

Foto: Tite

NÆo gostei da forma que se expressou sobre o Vaticano, pois sou Cat¢lica e sobre a Cruz City Dimon. Se o chap‚u nÆo servil nÆo teria retorno na resposta no conto dito, se vocˆ tem religiÆo ou nÆo, nÆo sei mas se tem cometeu um erro por falar tÆo mau de n¢s Cat¢licos a qual colocamos o Vaticano como um Pastor para n¢s, a qual com certeza tens um pingo de respeito. Passe bem.
Fabiane – Joinvile – SC

Nos £ltimos dias recebi centenas de cartas com o mesmo teor. O mais impressionante ‚ constatar que a f‚ cega supera qualquer vest¡gio de sensatez. Dona Fabiane, sugiro que a senhora releia o meu texto e, por favor, sublinhe em qual trecho critiquei negativamente a religiÆo cat¢lica ou o Vaticano. Creio que sua f‚ esteja acima da capacidade de interpreta‡Æo de texto. Em sua homenagem escolhi uma foto da bas¡lica de San Pedro, feita por mim mesmo, durante a visita no final de 2005. O Vaticano ‚ um lugar emocionante, creia em mim. NÆo h  como entrar e sair sem se emocionar e a bas¡lica de San Pedro merece ser visitada por horas a fio. Cada detalhe nos faz refletir sobre a f‚ cat¢lica e sua importƒncia na Hist¢ria. Em nenhum momento desrespeitei a religiÆo cat¢lica, pelo contr rio, apenas apresentei o detalhe do car ter iconogr fico (que significa apenas ter v rias imagens, nÆo ‚ um palavrÆo). NÆo fosse por este forte apelo iconogr fico as pessoas olhariam para uma pe‡a de pl stico pura e simplesmente como isso mesmo: uma pe‡a, e nÆo uma “cruz invertida”.

 ¢bvio que essa com‚dia sobre a pe‡a em forma de cruz e sobre os pneus da Pirelli ‚ fruto de uma absoluta falta de razÆo. J  recebi cartas de v rias partes do Brasil com not¡cias em jornais que s¢ me deixaram mais estarrecido. Em algumas cidades mecƒnicos – obviamente com f‚ de menos e tino comercial demais – estÆo cobrando R$ 10 para retirar a pe‡a. Em outras h  fila de motociclistas que levam suas motos para serem benzidas ou ungidas por padres, pastores, rabinos, ou qualquer outro representante religioso.

Publicidade

E mais: j  recebi o relato em primeira pessoa do “engenheiro” da Honda que teria feito o tal pacto sinistro da CG 150 em seu leito de morte. Pela quantidade de erros t‚cnicos na mensagem fica evidente que foi uma obra da cabe‡a de um grande diabo mesmo. NÆo o diabo que conhecemos, mas um cara de carne e osso que est  pregando um trote na popula‡Æo incauta. E o pior ‚ que a popula‡Æo est  acreditando.

A Honda se recusa a fazer algum pronunciamento oficial, mas alguns concession rios tiveram o trabalho de distribuir comunicados a seus clientes informando que a referida pe‡a tem como finalidade evitar o atrito entre os fios do chicote el‚trico e que a retirada al‚m de comprometer o sistema, ainda quebra o contrato de garantia.

J  a Pirelli est  estudando um comunicado a ser enviado … imprensa, porque a marca foi diretamente afetada por causa do modelo City Demon. A ignorƒncia maior do que a f‚ levou alguns motociclistas a traduzirem “City Demon Front” como “cidade do dem“nio … frente”.  a mesma coisa que traduzir “I love you” como “eu te odeio”. A Pirelli usa a linha Diablo e Demon desde 1997 na It lia, pa¡s com tradi‡Æo religiosa e cat¢lica muito maior que o Brasil e nÆo teve qualquer problema. No Brasil, onde a religiÆo cat¢lica perde espa‡o para a evang‚lica sistematicamente, essa tradu‡Æo tomou contornos demon¡acos, com conota‡Æo religiosa. City Demon significa “Dem“nio da cidade” e o front ‚ para especificar que aquele pneu deve ser montado na roda dianteira. Por que ningu‚m implicou com o “City Demon rear”? Seria “cidade do dem“nio atr s”? E por que ningu‚m implicou com os pneus da Yamaha Fazer 250 que se chamam Sport Demon?

O fanatismo religioso est  provocando uma verdadeira onda de boatos em cima desses dois componentes: um gabarito de pl stico e um par de pneus.

Publicidade

Recomendo a todos que ainda acreditam em um “pacto sinistro” envolvendo a Honda CG 150 e os pneus Pirelli que procurem freqentar mais a igreja e levem essa questÆo a seus padres, pastores etc. NÆo dˆem ouvidos (nem olhos) … essa boataria que tem apenas a finalidade de enganar a f‚ ingˆnua das pessoas. A pe‡a de pl stico serve para impedir que o movimento do guidÆo provoque atrito entre os fios. Os pneus Pirelli tiveram nomes ligados … Diablo e Demon desde 1997, muito antes do lan‡amento da CG 150. Portanto, parem de se deixar enganar!
A Pirelli enviou a seguinte mensagem sobre o pneu City Demon:

A Pirelli informa que o pneu City Demon foi desenvolvido para equipar motos que trafegam nas grandes cidades, por isso leva o nome “city”, que tˆm condi‡äes adversas como pistas esburacadas, trƒnsito intenso, mudan‡as bruscas de temperatura. Demon ‚ uma palavra do idioma inglˆs que tamb‚m pode significar pessoa muito habilidosa em alguma atividade. O nome do produto nÆo est  associado a qualquer manifesta‡Æo religiosa. Trata-se apenas de uma for‡a de expressÆo para ressaltar as condi‡äes dif¡ceis que este produto enfrenta.
Mara Pinheiro – Assessoria de Imprensa – Pirelli