Publicidade

A Kawasaki comemora os 25 anos da Ninja

As Kawasaki Ninja estão há 25 anos no mercado, como motos lendárias, sinônimo de alto desempenho e líderes da categoria.

A primeira delas, lançada em 1984, na verdade sucedeu outro sucesso da Kawasaki, na sua linha Z. A GPz900R foi o primeiro modelo batizado como Ninja nos Estados Unidos, e já nasceu como a Moto do Ano.

Estreando a marca Ninja, ela reescreveu os livros de recordes de motocicletas, como a mais rápida do mundo. Seu quadro tipo diamond, carenagem completa e outras características vindas dos modelos de competição, com vários refinamentos ao longo dos anos, deram a ela a condição que desfruta hoje em dia, de motos únicas, distintas e radicais. A Ninja nasceu com o primeiro motor Kawasaki com refrigeração líquida, DOHC, 16 válvulas, 4 cilindros (na época a potência máxima era 115 CV, hoje188). Com uma velocidade máxima de mais de 250 km/h e capaz de correr de 0-400 metros em 10,552 segundos, há 25 anos atrás.

Publicidade

Agora, alguns modelos Ninja chegaram ao mercado brasileiro, pela Kawasaki Motores do Brasil. Estão nas concessionárias autorizadas as tetracilíndricas ZX-6R e ZX-10R, com poderosos motores de 600 e 1000 cc, e a Ninja 250R, uma bicilíndrica projetada para o uso cotidiano, urbano, uma atraente alternativa, econômica, ecológica e potente, na categoria 250 cilindradas. Motos que estão na fronteira tecnológica mundial.

Para comemorar os 25 anos, o Sr. Shinichi Tamba, o novo presidente da divisão Consumer Products & Machinery, da Kawasaki Heavy Industries, preferiu se dirigir aos concessionários da marca, lembrando que “Desde que me juntei a Kawasaki, há 37 anos, a maior parte do meu tempo foi gasto no desenvolvimento, testes e concepção de novos modelos. Como todos vocês sabem, desde os tempos primórdios quando a Kawasaki começou a produzir motos, foram introduzidos inúmeros modelos no mercado. Vários deles ajudaram a moldá-lo e alguns são reflexos de uma nova era na história do motociclismo.

2009 marca o 25o aniversário de um desses modelos, a Ninja. Para muitos, inclusive, os nomes Ninja e Kawasaki são sinônimos. Essa imagem forte não foi criada da noite para o dia, foi promovida por multidões de fãs da Kawasaki, como todos vocês, para quem a marca Ninja detém um significado especial. Como ex-engenheiro motociclístico, o fruto deste trabalho, capaz de impactar suas vidas, aquece meu coração. Então, eu acredito firmemente que agora é minha missão reforçar ainda mais a marca Ninja e introduzir mais modelos que exalem o caráter único da Kawasaki. Estou certo de que todos vocês têm muitas lembranças de suas experiências com as motos. E elas são a minha esperança de que, de novo, através de modelos enriquecedores de vida, possamos continuar a construir juntos uma grande memória.