A marca austríaca KTM apresentou a nova 390 Adventure R no Salão de Milão, EICMA 2024. O modelo é uma trail de baixa cilindrada equipada com tudo que uma off-road precisa. A melhor trail? Confira porque a nova KTM 390 poderia fazer sucesso no Brasil.

Nova KTM 390 Adventure 

A nova KTM 390 ADV ganhou uma versão “R” ainda mais aventureira. O modelo conta com roda com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçando pneus off-road. A moto também tem suspensões WP totalmente ajustáveis.

KTM 390 Adventure R

Nova versão “R” ainda não teve seu preço e disponibilidade revelados

Além disso, a ADV R chega com design diferenciado, inspirado na big trail maior da marca: a 1390 também recentemente lançada. Em resumo, a 390 tem conjunto dianteiro com destaque para as novas luzes de LED com DRL. A aventureira também tem painel TFT com conectividade, sistema ABS atuante em curvas e controle de tração.

Poderia fazer sucesso no Brasil

A KTM 390 Adventure é uma trail de baixa cilindrada recheada de recursos. Ou seja, trata-se de uma moto premium. E com potência de 44 cv e 3,8 kgf.m de torque, o modelo é a porta de entrada para novos motociclistas que estão ingressando no universo da marca.

KTM 390 Adventure

KTM 390 Adventure foi cotada para chegar no Brasil ainda em 2019, mas nunca teve um lançamento no país

Para o Brasil a moto já foi cotada em 2019, mas até hoje não chegou. Contudo, uma vez que a KTM não dispõe da 390 ADV por aqui, deixa de lado um potencial público que roda de Kawasaki Versys 300, BMW G 310 GS e até mesmo Honda XRE 300 Sahara.

Por outro lado, fatores como o preço da moto podem pesar na sua vinda ao país. Na Europa, em conversão direta, o modelo tem valor bem próximo ao praticado em motocicletas como a Honda CB 500X, por exemplo.

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Mas tem versão acessível 

Ainda no ano passado, a KTM 390 Adventure ganhou uma versão mais básica. O modelo é a Adventure “X”, lançada na Índia. E para essa variante “barateada”, o conjunto mecânico segue praticamente inalterado, mantendo itens como o motor monocilíndrico de 373 cm³.

KTM 390 Adventure

KTM 390 Adventure versão X tem como foco preço mais acessível

No entanto, as diferenças começam pelas rodas – que são raiadas na 390 Adventure padrão – mas na X são um jogo de liga de 19 e 17 polegadas. Mas os principais “desfalques” da X são vistos na eletrônica, sem controle de tração e modos de pilotagem – só o ABS de dois canais ainda está incluído, mas não atuante em curvas.

O modelo X também não conta com o câmbio com quickshifter e tela TFT. Por outro lado, a moto segue com as suspensões WP Apex e também a iluminação de LED. Enfim, mudanças para fazer a moto custar cerca de 20% a menos que sua versão original.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]