Publicidade

Nós, maridos, namorados, noivos ou companheiros, passamos por pelo menos três dias “de cão” todo mês. Inexplicavelmente todas as mulheres são acometidas de uma intolerância radical com qualquer ser mortal que ouse se aproximar dela num raio de cinco metros, sob qualquer pretexto, principalmente quando esse ser mortal somos nós.

Quando a situação estiver tensa, leve sua parceira para um logo passeio de moto

Quando a situação estiver tensa, leve sua parceira para um logo passeio de moto

Estou falando da Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, também conhecida por TPM, que é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual, podendo ser tão severos que interferem significativamente na vida da mulher.

A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. Os efeitos no organismo feminino são devastadores e incluem:

Publicidade

– Irritabilidade (nervosismo),
– Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva),
– Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono e dificuldade de concentração)
– Cefaléia (dor de cabeça),
– Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas),
– Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
– Cansaço,
– Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.

Não é de admirar que com todos esses efeitos elas se tornem tão insuportáveis, naqueles dias, colocando à prova todo o nosso estoque de paciência. Muitos relacionamentos sucumbem simplesmente porque o homem não entende que esse comportamento é involuntário e incontrolável e revida aos ataques femininos.

Mas nós, homens inteligentes e bem-informados que somos, sabedores que esse comportamento não é deliberado, podemos tomar algumas ações pacificadoras que visem o bem-estar da companheira, e também o nosso.

A moto pode ser parte da solução. Quando perceber que sua parceira está sofrendo com os sintomas da TPM, você pode fazer duas coisas com a moto:

Publicidade
OB® é marca registrada Johnson & Johnson

OB® é marca registrada Johnson & Johnson

A primeira, saia para dar uma volta bem longa e demorada. Quando você voltar para casa a TPM já estará menos intensa, ela já estará com saudades e o convívio será mais fácil.

A segunda, e melhor, convide sua parceira para ir junto na volta de moto e neste caso, que a volta seja bem mais longa. Durante o passeio o capacete, além de impedir agressões verbais, provocará o ambiente propício para que sua companheira desfrute de momentos de introspecção (não ouse levar os intercomunicadores de capacete caso os tenha). Quando voltarem para casa ela vai te tratar muito melhor porque na conversa consigo mesmo dentro do capacete ela vai concluir como foi malvada com você e vai querer compensar esse mau-comportamento. Essa compensação pode ser muito agradável, principalmente por ela estar no seu período infértil.

Brincadeiras à parte, concluímos que para ser mulher tem que ser “muito macho”. Não consigo imaginar e nem gostaria de saber como é carregar aquele barrigão por nove meses e ainda no final suportar todas as dores que a maternidade acarreta. E depois viver durante anos dedicando-se quase que exclusivamente aos filhos e ainda passar todos os meses por período de TPM e menstruação.

Publicidade

Decididamente, não é fácil ser mulher.

Separador_motos

Esse texto foi publicado originalmente no meu blog em outubro de 2008, mas seu conteúdo continua mais atual do que nunca. Veja alguns comentários da época:

” Mário, felizmente existem exceções à regra (assim como tem quem parece estar de TPM 30 dias por mês!!). Mas que não é fácil ser mulher, não é messsmo! E o paradoxo é que todo esse sofrimento é que dá sentido às nossas vidas (carregar um barrigão, cuidar..). Mas dificilmente alguém tem essa visão séria da coisa (e a maioria prefere a primeira opção: sumir!). Obrigada pelo ótimo texto e respeito à mulherada! ” – por Daísa

” Involuntário o KCT, essa tal de TPM é proposital mesmo. Aliás, é tudo invenção dessa mulherada irritadinha… Melhor ainda: pegue a moto e vá viajar. Só apareça quando essa frescurada acabar. Aliás, e o OB??? ” – por Tite (em tom de brincadeira)

” HUAHAUHAUAHAUAHUA… Definitivamente, não tem remédio melhor pra TPM do que uma bela voltinha de moto. Mas quem pilota SOU EU!!! ” – por Ana

” Ah, essas mulheres! Ainda vão dominar o mundo. Veja só, já votam, podem trabalhar fora e até pilotar motos. Homens, uní-vos. rsrsrsrs ” – minha resposta

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.