Publicidade

A nova BMW F 800 GS

Com a F 800 GS a BMW Motorrad não está apenas ampliando sua gama de produtos, mas também apresentando um modelo único em seu segmento.

Mesmo estacionada, a incrível enduro de viagem F 800 GS, preparada para terrenos off-road e equipada com motor de dois cilindros paralelos (‘parallel twin’), com seu aspecto resistente e suspensão alta, dá uma idéia do que ela é capaz em terrenos off-road. Ela indica que pode proporcionar uma condução divertida em todos os tipos de terreno com maior energia e durabilidade em viagens cujo destino só pode ser alcançado em trilhas difíceis.

Altos níveis de estabilidade aliados a um fácil manuseio são características do novo modelo GS. Oferece um acabamento de alta qualidade, um chassi seguro e motor incrivelmente moderno para um máximo prazer de condução.

Publicidade

O motor de dois cilindros paralelos vem da bem estabelecida série de modelos F 800, mas além disso o novo modelo enduro foi totalmente reprojetado.

Um novo quadro e uma nova suspensão com novos elementos de absorção de impacto são características marcantes. Elas ultrapassarão as expectativas dos mais exigentes pilotos de enduro. A transmissão por cinta e o braço oscilante com apoio único do modelo anterior, que era ideal para uso exclusivo em estradas, foram substituídos por uma transmissão com corrente leve em combinação com um quadro de alumínio muito estável e atraente com braço oscilante com duplo apoio.

A nova BMW F 800 GSEstas características apresentam vantagens em terrenos offroad. O novo modelo GS sente-se à vontade não apenas em estradas sinuosas, mas também apresenta um desempenho excepcional em terreno off-road.

A F 800 GS combina recursos para viagens em estradas regulares com características off-road superiores. Portanto ela apresenta um desempenho em ambos os terrenos que nunca foi alcançado em sua classe. A BMW Motorrad posicionou a versátil enduro de viagem com um preço competitivo, acrescentando assim uma opção valiosa ao mercado.

Publicidade

Para a BMW Motorrad, a designação GS não é uma promessa vazia. Isso fica demonstrado de forma brilhante pela F 800 GS e dá continuidade a uma longa tradição. O novo modelo não apenas oferece as qualidades típicas de uma enduro de viagem – ele também oferece excelentes características de condução off-road.

Embora enduros de alta capacidade às vezes atinjam seu limite devido ao peso e o design associado, a nova F 800 GS não faz nenhum tipo de concessão. O pacote geral combina equilíbrio, potência e peso, excelente distância em relação ao solo, curso longo da suspensão, orientação precisa das rodas e ergonomia sofisticada.

O resultado é uma condução excelente em terreno off-road e um desempenho superior em viagens de longa distância. O chassi combina todas as características de uma verdadeira enduro: um resistente quadro de tubos de aço que permite um ângulo de esterçamento de 42 graus, um garfo invertido rígido com 230 mm de curso, um braço oscilante de alumínio com apoio duplo e um amortecedor progressivo com curso de 215 mm da mola; e sólidas rodas com raios metálicos.

Uma roda dianteira de 21 polegadas com as dimensões clássicas de enduro (90/90-21) oferece estabilidade de condução durante trechos off-road lentos. A roda traseira, com dimensões 150/70-17, garante que a potência do motor seja sempre transferida de forma eficiente para a solo.

Publicidade

O sistema de propulsão é o motor de duplo cilindro paralelo da F 800 S – agora com seus cilindros inclinados apenas 8,3 graus para frente – modificado para as novas exigências. O potente motor de dois cilindros e quatro válvulas refrigerado a água é particularmente adequado graças à sua resposta instantânea, torque impressionante e baixo consumo de combustível. Nominalmente o motor oferece ao virabrequim baseado em mancal uma potência de 63kW / 85HP a 7.500 rpm e um torque de 83 Nm a 5.750 rpm. Graças ao catalisador regulado de três fases e ao sistema de ar secundário, a potência liberada pelo motor não agride o meio ambiente.

O equilíbrio de massas é proporcionado por um sistema exclusivo em motocicletas com design patenteado: uma haste articulada adicional equilibra as forças de massa de primeiro e segundo nível e garante que o motor de dois cilindros produza vibração mínima.
O baixo peso seco de 178 kg contribui bastante para as propriedades dinâmicas de condução. Quando abastecida com gasolina a F 800 GS pesa apenas 207 kg.

O modelo F 800 GS oferece um nível excelente de conforto do assento para o piloto e o garupa.Se for exigido um padrão ainda maior de segurança, a enduro pode sair de fábrica com freio ABS de dois canais que pode ser desligado. Além disso, a ampla gama de acessórios BMW atende aos requisitos individuais dos clientes da BMW.