Publicidade

Abraciclo Comemora Sucesso de Evento Pró Segurança Dos Motociclistas

Mais de 700 condutores passaram pelo o Moto Check Up superando as expectativas da entidade, que tem como meta institucional promover a‡äes em prol da utiliza‡Æo correta das motocicletas e a educa‡Æo no trƒnsito

O balan‡o do Moto Check Up, evento idealizado e realizado pela Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – e destinado aos condutores de ve¡culos de duas rodas, nÆo poderia ser melhor. Durante os trˆs dias da a‡Æo realizada na capital paulista, no p tio do hipermercado Extra, pr¢ximo … ponte da Rodovia Anhanguera sobre a Marginal Tietˆ, 716 motociclistas e motofretistas passaram pelo local, ultrapassando as proje‡äes iniciais da entidade, que previa o comparecimento de 500 participantes.

Os bons resultados se estenderam ainda …s diversas atividades que compuseram o perfil do evento durante sua realiza‡Æo. Os t‚cnicos em mecƒnica de plantÆo fizeram a avalia‡Æo gratuita de 689 motocicletas, o IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de SÆo Paulo – vistoriou 413 capacetes e orientou os motociclistas sobre os cuidados e condi‡äes de utiliza‡Æo do equipamento b sico de seguran‡a. O DTP – Departamento de Transportes P£blicos, por sua vez, realizou o pr‚-cadastramento de 346 motofretistas para que se habilitem ao Condumoto, certificado emitido pelo Cadastro Municipal para Condutores de Motofrete, emitido pela institui‡Æo e que validar  a aptidÆo do profissional ao exerc¡cio profissional.

Publicidade

Segundo constatou o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, no Moto Check Up foram encontrados diversos problemas referentes … manuten‡Æo das motocicletas como desgaste excessivo nos freios, far¢is e lanternas desativadas, amortecedores com vazamentos e outros defeitos, al‚m de deficiˆncias que comprometem a seguran‡a dos motociclistas. “O objetivo da Abraciclo com esta a‡Æo ‚ conscientizar o motociclista e o motofretista sobre a importƒncia da manuten‡Æo preventiva nos ve¡culos de duas rodas e nos equipamentos de prote‡Æo pessoal. In£meros destes equipamentos de seguran‡a tamb‚m apresentaram problemas e estavam em desacordo com as normas, colocando em risco integridade f¡sica do usu rio. A manuten‡Æo ‚ tÆo importante quanto a pilotagem segura e a educa‡Æo no trƒnsito”, afirma Takeuchi.

Todos os que estiveram participando do evento puderam ainda sair com suas motocicletas equipadas com uma antena “corta-fio”, prote‡Æo para as criminosas linhas cortantes que apavoram os condutores, e ¢leo para suas motocicletas. Outros brindes como capacetes, jaquetas e ba£s foram distribu¡dos. Um filme educativo sobre pilotagem com seguran‡a, bastante apreciado pelos condutores de moto, foi apresentado e assistido por todos.

O Moto Check Up foi organizado e realizado pela Abraciclo e contou com o apoio da Prefeitura do Munic¡pio de SÆo Paulo, do DTP – Departamento de Transportes P£blicos, da CET – Companhia de Engenharia de Tr fego, do IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de SÆo Paulo, e do Supermercados Extra. Al‚m de empresas fabricantes de pe‡as e acess¢rios, tais como MN3, Alba, Daido, M¢bil, Motorpress, STP, Taurus, Pirelli e UPP. Al‚m desses apoiadores, tamb‚m participaram do evento entidades voltadas a todos os motociclistas como Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de SÆo Paulo, SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de SÆo Paulo e RegiÆo – e ABRAM – Associa‡Æo Brasileira de Motociclista.