Publicidade

Dando continuidade ao calendário de ações da 19ª edição do MotoCheck-Up, programa gratuito de conscientização para motociclistas, a Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, visita Teresina (PI), cidade palco do programa, entre os dias 27 e 28 de maio, com o objetivo de tratar dos preparativos do evento, que acontecerá em agosto, além de se reunir com autoridades locais para discutir os temas presentes nas palestras que vão acontecer na cidade concomitantemente à ação.

Terezina terá MotoCheck-Up no início de agosto - imagem de divulgação

Terezina terá MotoCheck-Up no início de agosto – imagem de divulgação

O diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves, vai se encontrar com dirigentes do Detran, Ministério Público Federal – Piauí, Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura. Também terá reuniões com os concessionários de motocicletas locais.

No encontro com os representantes da Secretaria de Educação do Estado serão explicados os detalhes do evento e a importância de se levar a conscientização sobre Segurança no Trânsito para dentro das salas de aula, porém por meio de uma didática totalmente alinhada ao estilo e comportamento dos adolescentes e jovens. “Nossa intenção é atingir o maior número de pessoas possíveis, alertando e orientando sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. Desta vez, queremos conscientizar não apenas aqueles que já são motociclistas e, portanto, podem participar das atividades do MotoCheck-Up, como também estudantes do ensino médio da área pública que estão iniciando ou vão iniciar o uso de veículos de duas rodas”, explica o executivo.

Publicidade

logo abraciclo tomA Abraciclo espera, com essa visita, iniciar a definição junto às autoridades em relação aos locais, datas, programação e detalhes dos temas que serão abordados para os alunos do ensino médio local. Também será discutida a preparação de multiplicadores dos conhecimentos, para viabilizarem as ações de continuidade da conscientização dos adolescentes e jovens no período posterior à realização do MotoCheck-Up.

“Teresina tem hoje um alto índice de acidentes e de irregularidades com os veículos de duas rodas, a começar pela condução de motocicletas por pessoas sem capacete e habilitação. A Abraciclo está dando um passo importante para difundir a ideia de que esta situação pode e deve ser revertida”, complementa José Eduardo.

A 19ª edição do MotoCheck-Up será realizada entre os dias 05 e 07 de agosto, na área frontal ao estádio “Albertão”, na Av. Industrial Gil Martins, bairro Redenção.

Entenda o Evento

Publicidade

O MotoCheck-Up é um programa setorial de conscientização sobre a manutenção da motocicleta, orientação para a pilotagem segura e respeito às leis e normas de trânsito. Trata-se de evento totalmente institucional, sem qualquer ação comercial ou de marketing, e tem ingresso gratuito para os motociclistas. Durante seus três dias de realização, são avaliados 21 itens de segurança das motocicletas e mostrados, na prática, como devem ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios. Para completar, são distribuídos brindes aos participantes e entregues vales, que possibilitam a troca completa de óleo das motocicletas.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos. Mais de 30 mil motociclistas foram beneficiados com a iniciativa.

Separador_motos