Publicidade

Ação radical

Equipado com inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel, o quadriciclo BRP Can-Am Renegade 800 esbanja for‡a e agilidade

O novo quadriciclo BRP Can-Am Renegade 800 pode ser considerado um verdadeiro “pau pra toda obra”. Seja em um prazeroso passeio cruzando montanhas ou at‚ competindo nas mais dif¡ceis provas do calend rio off-road. O modelo esbanja for‡a, agilidade e tecnologia de ponta com uma boa pitada de adrenalina. Com pre‡o sugerido de R$ 45.100,00, o Renegade 800 foi lan‡ado no final do ano passado no Brasil e chama a aten‡Æo por ser um ve¡culo com caracter¡sticas esportivas. S¢ para se ter uma id‚ia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,18 segundos.

Todo esse desempenho ‚ gerido por um motor Rotax de quatro tempos, com dois cilindros em “V”, refrigera‡Æo l¡quida e 8 v lvulas SOHC. O propulsor deste “brinquedÆo” est  equipado com inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel, que conta com dois bicos injetores Siemens VDO.
O Can-Am Renegade 800 tem ainda tra‡Æo nas quatro rodas, com diferencial dianteiro multiviscoso e cƒmbio CVT (Continuously Variable Transmission), de mudan‡a m£ltipla. Todas essas configura‡äes, em resumo, dÆo ao Renegade uma capacidade de reboque de at‚ 590 kg. No entanto, nada neste “quad” chama mais a aten‡Æo do que seu visual, moderno e com apelo esportivo.

Publicidade

Ação radicalNa dianteira um pequeno “quebra-mato” ‚ £til para as trilhas em terrenos mais fechados. O conjunto ¢ptico dianteiro ‚ formado por quatro pequenos far¢is dispostos paralelamente em cada um dos lados. A carenagem tem formas angulosas, o que contribui para o “esp¡rito esportivo” de todo o conjunto.

Para acionar a tra‡Æo 4×4, basta que o piloto aperte um pequeno botÆo … direita, pr¢ximo ao acelerador que, como na maioria dos quadriciclos, ‚ acionado pelo polegar. Outro detalhe interessante est  no acionamento das marchas, feita atrav‚s de uma pequena alavanca posicionada tamb‚m … direita do piloto.
Na parte cicl¡stica, o modelo tamb‚m mostra todos os seus atributos, dignos de um autˆntico modelo top de linha. O quadro SST fabricado pela BRP ‚ leve e apresenta boa rigidez contra tor‡äes. A suspensÆo dianteira ‚ esportiva RS com bra‡os em duplo “A” e curso de 229 mm. J  a traseira ‚ uma RS TTI, com bra‡o independente e curso de 254 mm. Al‚m disso, o Renegade est  equipado com novos sistemas de freio dianteiro e traseiro independentes, ambos a disco, para melhor controle na pilotagem fora-de-estrada, seu verdadeiro habitat.

O Can-Am Renegade 800 foi desenvolvido para alto desempenho e para desafiar qualquer tipo de terreno. Ano passado o modelo obteve excelentes resultados no Rally Internacional dos Sertäes, maior prova off-road da Am‚rica Latina, e tamb‚m do Brasileiro de Cross Country.

FICHA TCNICA – CAN-AM RENEGADE 800
MOTOR
Tipo: 800 cc, 4 tempos, dois cilindros em V, refrigera‡Æo l¡quida, 8 v lvulas SOHC
Diƒmetro e Curso: 91 x 62 mm
Torque: 7,3 Kgf.m a 5.500 RPM
Carburador / EFI: Corpo do acelerador de 46 mm, 2 bicos injetores Siemens VDO
Partida: El‚trica
TransmissÆo: CVT, subtransmissÆo com seletor de marchas: avante normal, reduzido, estacionado, neutro e r‚
TransmissÆo Secund ria: Eixo cardÆ, com diferencial dianteiro Visco-Lok, tra‡Æo 4×2 com acionamento el‚trico para 4 x 4

Publicidade

CHASSI
Quadro: SST
SuspensÆo dianteira: Bra‡o em A duplo tipo RS, bra‡o superior em alum¡nio forjado, Bilstein HPG (800)
Curso: 229 mm
SuspensÆo traseira: RS-Type TTI independent, Bilstein HPG (800)
Curso: 254 mm
Freio dianteiro: 2 discos hidr ulicos
Freio traseiro: 1 disco hidr ulico interno
Pneus dianteiros: ITP Holeshot ATRs 635 x 203 x 305 mm
Pneus traseiros: ITP Holeshot ATRs 635 x 254 x 305 mm

Dimensäes
C x L x A polegadas: 86 x 46 x 45
C x L x A mil¡metros: 2,184 x 1,168 x 1,143
Distƒncia entre-eixos: 1,295 m
Peso seco: 280 kg
Altura livre do solo: 305 mm
Altura do assento: 877 mm
Capacidade do rack: 16 kg, 16 kg (dianteiro e traseiro)
Capacidade de reboque: 590 kg
Tanque de combust¡vel: 20 L – Capacidade

CARACTERÖSTICAS
Painel de Instrumentos: Painel multi-fun‡Æo: veloc¡metro, tac“metro, od“metro total/parcial, indicador de combust¡vel, de marcha, 4×4, diagn¢stico, corta igni‡Æo.
El‚trica: Fia‡Æo para guincho pr‚-instalada
Ilumina‡Æo: 4 far¢is montados no p ra-lama
Cores dispon¡veis: Amarelo e Preto