Publicidade

As Aceleradas são um movimento de mulheres motociclistas e garupas que se engajam em diferentes causas sociais. No último sábado, 7 de maio, foram às ruas destribuindo adesivos e chaveiros com a hashtag da campanha #TIRAOOLHODOCELULAR. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado ao combate dos acidentes de trânsito.

A ideia era sairmos pelas principais avenidas e ruas da capital de São Paulo e movimentar a campanha, abordando até mesmo as pessoas que estão paradas no farol falando ao celular. A campanha acontece desde 2019, idelizada por mim, Eliana Malizia, piloto de testes de motos, jornalista e fundadora do movimento Aceleradas.

 

Publicidade

O que é o Maio Amarelo

A missão do Maio Amarelo é alertar as pessoas em relação aos acidentes e mortes que acontecem no trânsito. Por isso, pensei em uma campanha focada no assunto, já que o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de ‘acidentes’ fatais no trânsito e aumenta em 400% a chance de surgir um acidente. Osa dos são da a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

Por isso, o uso do celular ao volante é um dos hábitos ruins mais que vem preocupando motociclistas e ciclistas, que tem sido as principais vítimas. Pelo que tenho notado, pedestres e motoristas de carros são os mais vistos usando o aparelho. O tempo todo é possível vê-los por ai, com celular na mão! Quando piloto minha moto em corredores entre carros, chego flagrar de cada 10 motoristas, 4 usando um smartphone.

Veja também:

Publicidade

 

Responder um Whatsapp é o mesmo que  dirigir de olhos fechados

É irônico que todos sabem sobre o perigo e, mesmo assim, a ansiedade e imprudência ainda fala mais alto. Vamos sim continuar saindo por aí com esse apelo, a ideia é deixar esses motoristas constrangidos e quem sabe mudarmos a visão e a forma de se comportar nas ruas.

Para quem quiser participar, basta colar o adesivo na moto, capacete, carro, bike. Ou seja, alertar um grande número de pessoas enquanto roda pelas cidades. As retiradas dos adesivos rolam gratuitamente, nas concessionárias Moto Remaza, em São Paulo.

Como surgiu a ideia?

Publicidade

Diferente do Maio Amarelo em si, que acontece apenas no quinto mês do ano, a ação #TiraoOlhodoCelular se estende por todo o calendário. Afinal, acidentes acontecem durante os 12 meses do ano!

Assim, aproveitamos o mês de maio para fazer o desfile e a divulgação da ação nas ruas. Tivemos um café da manhã maravilhoso na @motoremaza Ibirapuera e contamos com a concessionária que nos fornece os adesivos durante o ano todo.

Na data, oficializamos nossa parceria com @mitasmoto, finalizamos o evento com show @banda.maverick77 no @boxingmotorcycles que nos mimou com sobremesas vip para todas nós.

 

 

Quem são as Aceleradas?

O movimento de mulheres motociclistas Aceleradas existe há mais de 10 anos, mas o nome foi oficializado no dia 19 de setembro de 2019. Quem o registrou fui eu, Eliana.

Assim, o Aceleradas é um movimento, uma junção de diversos grupos de mulheres por todo Brasil. Não importa a cilindrada, classe social, de qual motogrupo e motoclube essas mulheres fazem parte. #SomosTodasAceleradas por um único motivo: a paixão por motocicletas.
Aceleradas é um grupo de experiências, participamos de diversos eventos abertos ao público e também fazemos nossa própria agenda de eventos.

Instagram @eliana.malizia @aceleradas.

Eliana Malizia
@eliana.malizia / Apaixonada por moto de todas cilindradas. Adora mexer nas suas motos e tem formação em mecânica. Fundadora do site Acelerada e do grupos de mulheres motociclistas Aceleradas. Viciada em esportes radicais, amante da boa música, livros e filmes de ação.