Publicidade

O que todo motociclista quer é viajar com tranquilidade e segurança. Por isso, para melhorar a qualidade do passeio, separamos um top7 de itens indispensáveis para viajar de moto com segurança. 

Assim, para quem curte uma aventura pode ir equipando a moto aos poucos e adequando de acordo com suas preferências e necessidades. Alguns acessórios e ações preventivas podem dar um upgrade impressionante na motocicleta.

Capacete é um item obrigatório para qualquer motociclista e garupa

Apesar do único item obrigatório para pilotar seja o capacete, alguns itens podem gerar conforto e segurança na hora de viajar de moto. Confira o top7 a seguir:

Publicidade

 

Top7 de melhores acessórios para viajar

Item Utilidade

Preço médio

Para-brisa Desvia o vento do corpo do piloto, diminui o ruído do vento, reduzindo o frio além de proteger do impacto da chuva Entre 56 e 360 reais
Banco confort O objetivo do item é entregar mais conforto para o piloto e passageiro Entre 500 e 1.500 reais
Bauleto É uma alternativa para guardar as compras ou objetos importantes como uma capa de chuva Entre 100 e 700 reais
Protetor de carenagem com apoio para os pés Esse item dá mais conforto para longo percursos diminui os danos da moto em caso de quedas Entre 200 e 1.500 reais
Botas Traz mais proteção para os pés ao longo da viagem de moto Entre 140 e 380 reais
Jaqueta Protege em possíveis quedas, corta mais o impacto do vento e da chuva Entre 190 a 390 reais
Calça com proteção Auxilia na proteção em casos de acidentes Entre 260 e 500 reais

Top7 para viajar de moto: para-brisa

Moto v-strom-650-xt

O para-brisa corta o atrito direto do vento com o motociclista

Quem nunca pegou um longo trajeto contra o vento e sentiu o cansaço que isso pode causar? Foi pensando nisso que o para-brisa para motocicleta foi criado.

Publicidade

Sua principal função é desviar o vento do corpo do piloto – e até da cabeça, tavez – criando um campo de proteção aerodinâmica. Essa ação faz com que a fadiga no final do trajeto seja diminuída porque o piloto tenta compensar esse atrito do vento com o corpo e acaba cansando ao longo do percurso.

Além disso, o para-brisa também auxilia na diminuição do ruído do vento, reduz o frio além e protege do impacto da chuva, insetos e pedregulhos que podem surgir na estrada.

 

Acessórios para viajar: banco confort

banco para viajar de moto

Um banco mais confortável dá mais qualidade para a viagem do piloto e garupa

Publicidade

Esse acessório pode fazer toda a diferença no conforto de uma viagem longa. O banco confort traz mais bem-estar pela espessura da espuma e pelo desenho do projeto, pois o item é desenvolvido para quem passa mais tempo em cima da motocicleta. 

O objetivo do banco já está no nome ‘confort’, ou seja, gerar conforto. Dessa forma, é importante escolher um banco que se adeque melhor às suas necessidades e que seja recomendado para o modelo da sua motocicleta, tendo em vista que o chassi das motos não são universais. 

Dessa forma, o banco com acabamento mais premium costumar custar mais caro

 

Veja também:

Bauleto para ajudar na viagem

Os baús podem ser um grande aliado nas viagens

O baú para moto é um item que pode ser usado tanto dentro quanto fora da cidade, seja para deslocamentos curtos ou grandes viagens. Além disso, esse acessório pode fazer toda a diferença na hora de pegar a estrada e levar todos seus objetos pessoais em segurança. 

Contudo, na hora da escolha é importante saber as dimensões dos principais itens que você vai querer transportar nele, tendo em vista que existem baús de vários tamanhos e formatos.

É necessário tem em mente o tamanho que mais se adapta a sua necessidade

Assim, há o baú que é instalado atrás do assento do garupa e também existem compartimentos que podem ser colocados nas laterais da moto, são os alforges. Podem ser em tecido, couro, plástico ou alumínio.

No entanto, para quem quer investir em bauletos premium, existe o acessório feito em outros materiais – sem ser aquele de plástico preto, como alumínio, que podem custar caro no bolso, mas garantir o estilo na hora da viagem.

 

Protetor de carenagem com apoio para os pés 

viajar de moto

Assim, esse item traz mais conforto e proteção para o piloto

O protetor de carenagens com apoio para os pés pode trazer um certo alívio ao longo do trajeto. Nele, é possível dar uma pequena esticada nas pernas e continuar na estrada. Sendo assim, o item também pode trazer uma certa proteção com animais em áreas rurais ou em casos de queda com a moto. 

Desse modo, o protetor pode ser usado como um acessório para proteger o propulsor e as carenagens da moto, um item que pode ser caro em caso de danificação. Na hora da escolha veja o que mais se encaixa ao modelo de sua moto e o que trará mais conforto e segurança viajando de moto. 

 

Viajar de moto: calçado adequado e roupas com proteção 

Infelizmente, é comum ver os pés desamparados no quesito segurança. Botas resistentes são o ideal

Contudo, é comum ver os pés desamparados no quesito segurança na estrada

O uso do capacete é obrigatório por lei desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Contudo, o CTB permite que o motociclista pilote sem calçado e de roupas de banho. No entanto, já imaginou o estrago que esses trajes podem causar em um acidente na estrada?

Pois é, por isso o recomendado é que seja utilizado um sapato fechado, como uma bota para motociclista, que ajuda numa melhor aderência e proteção viajando de moto.

Assim, as jaquetas também pode ser um aliado na hora da viagem

Além disso, outro item que também pode auxiliar é uma jaqueta impermeável e que tenha um material resistente e com proteção. O acessório apenas impermeável pode ser encontrado por 190 reais, enquanto que com proteção é preciso desembolsar a partir de 390 reais.

Pilotos com os pés um pouco maiores tem que encontrar o espaço ou deixar um pedaço do calçado para fora

Por fim, a calça completa o look de motociclista seguro na estrada

Dessa forma, continuando com as roupas de proteção, a calça é possível encontrar até no tecido tipo jeans com proteção removível, tecido com impermeabilização e materiais já com a proteção embutida. Você pode encontrar a calça a partir de 300 reais.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha