Publicidade

O Rally dos Sertões começa dentro de dez dias, com largada em São Luís/MA (MA) e chegada em Fortaleza/CE. Serão 4.840 km pelas regiões Norte e Nordeste do país e 220 competidores inscritos nas categorias Carros, Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTVs. Com uma caravana que deslocará mais de 1.700 pessoas pelas onze cidades que receberão a competição, um complexo trabalho é realizado há onze anos para diminuir o impacto ambiental da prova pelos locais onde passa.

Premiada ação ambiental presente no Sertões

Premiada ação ambiental presente no Sertões

Esta função cabe ao grupo “Os Canastras”, coordenado por Carlos Roberto de Andrade, o Carlão. A ação ambiental do Rally dos Sertões foi premiada em 2007 pela ULM (União Latinoamericana de Motociclismo) e em 2009 pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) pelo serviço realizado no evento. “É um trabalho operacionalmente consolidado, porque também investimos muito na conscientização de todo o staff do rali”, destaca.

Ano passado foram distribuídos mil cinzeiros ecológicos, quatro mil sacos de 100 litros para recolhimento de resíduos e duas mil sacolas de pano para os veículos. Além disso, integrantes do grupo se reúnem com os competidores para falar sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Publicidade

“A média anual de recolhimento nas trilhas caiu bastante graças ao trabalho de conscientização. Antigamente recolhíamos muita coisa entre largada e chegada. Nas trilhas é normal, porque há acidentes, quebras… Mas em anos anteriores chegamos a recolher até duas toneladas. Isso caiu bastante. Ano passado recolhemos 900 quilos”, destaca Carlão.

Em 2011, segundo o diretor dos Canastras, foram coletados 678 quilos de resíduos como pneus, partes de fibra de vidro, ferro, alumínio, além de papel e plástico nas trilhas; 25 litros de óleo (por meio de um sistema de absorção), e 11 toneladas de lixo nos 11 acampamentos.

Boa parte do material retirado da trilha pode ser reaproveitado, e ele é entregue às equipes. Ano passado foram seis laterais de carros, quatro rodas, um macaco de caminhão, um rádio, um cabo e várias partes em fibra, alumínio e plástico.

A bordo de uma caminhonete com tração 4×4, o grupo usa equipamentos de navegação por satélite e o rádio comunicador, já que as equipes têm a responsabilidade de avisar aos Canastras sobre peças que se soltam dos veículos. Um dos quatro integrantes fica encarregado de cuidar da limpeza dos acampamentos.

Publicidade
Roteiro de onde passará o Sertões em 2012

Roteiro de onde passará o Sertões em 2012