A renomada empresa de tecnologia, da Coreia do Sul, quer revolucionar o mundo dos veículos elétricos. Confira como a Samsung pretende estabelecer uma nova era das baterias recarregáveis, beneficiando tanto carros quanto motos.
Como Samsung quer revolucionar veículos elétricos
A Samsung anunciou que está trabalhando em uma bateria de estado sólido, de carregamento ultrarrápido, automotiva. Segundo a marca, a novidade pode oferecer uma autonomia de 965 km, uma vida útil de 20 anos e tempo de carregamento de apenas 9 minutos!
Se estas expectativas se confirmarem no produto final, pode ser o fim dos principais desafios para os atuais veículos elétricos. Porém, se isso parece bom demais para ser verdade, é porque existe um desafio considerável…
Sim, obviamente essas baterias ultra modernas têm exigências. Como, por exemplo, a necessidade de uma infraestrutura avançada, para que elas atinjam o tempo de carregamento prometido de 9 minutos.
Portanto, o verdadeiro desafio não é apenas a viabilidade dessa tecnologia. Além disso, a novidade depende da rapidez com que a infraestrutura de carregamento – ultra rápida – pode ser expandida e disponibilizada para todos.
Por fim, claro, tudo isso esbarra na questão de custos. Atualmente, o preço de fabricação de baterias de estado sólido, para veículos elétricos, é muito mais caro do que a das baterias de íons de lítio e LFP. Em resumo, a novidade custa cerca de três ou quatro vezes mais.
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Em breve em um carro perto de você?
Além da impressionante capacidade de recarga, a bateria de estado sólido da Samsung oferece vantagens como menor peso e maior segurança, graças a uma melhor estabilidade térmica. Mas a “mágica” da novidade é mesmo sua capacidade de armazenamento de energia, que atinge cerca de 500 watts-hora por quilograma. Traduzindo: é quase o dobro da densidade de energia das baterias usadas na maioria dos veículos elétricos atuais.
Essa capacidade é o que poderia se traduzir em uma autonomia de cerca de 965 km, com uma única carga! É claro, uma novidade destas não passa despercebida no mercado. Assim, a Samsung já está trabalhando com montadoras como a Toyota, que concordou em iniciar a produção em massa dessas baterias em 2027.
Quem sabe em breve essa novidade pode equipar também as motos elétricas?