A Ducati lançou um novo modelo motor V2 para colecionadores! Trata-se de uma homenagem ao “Superquadro“, o famoso propulsor da marca italiana. Confira mais detalhes dessa novidade apresentada no exterior.
Ducati e o motor V2 – Superquadro
Os motores Superquadro, entre os mais sofisticados, têm sido uma tradição técnica da Ducati. O primeiro motor desse tipo foi criado em 2011, para a 1199 Panigale. O nome deriva da alta razão entre curso o curso da usina.
Evoluído ao longo dos anos, o motor V2 também viu o nascimento de versões de menor deslocamento. Em resumo, primeiro veio o 898 e depois o 955, o último foi capaz de ganhar o primeiro título mundial de Supersport para a Ducati, em 2023, com Nicololava, e de ganhar o título de Moto SuperAmerica em 2022 e 2023.
Agora, para comemorar essa tradição, a empresa lançou mundialmente uma Panigale de colecionador. Produzida em uma série limitada e numerada de 555 unidades, é uma homenagem ao motor V2 Superquadro.
Segundo a empresa, trata-se de um clímax de uma série longa, que começou há mais de trinta anos, ainda com os motores V2 de 90º com quatro válvulas desmodômicas por distribuição de cilindro.
Veja também:
- Nada de Ducati e Honda; veja a moto que Ayrton Senna colecionou
- Nova moto custom chinesa tem cores de F1 de Ayrton Senna
Modelo para colecionadores
Chamada de Panigale V2 Superquadro Final Edition, a moto é movida por um motor V2 Superquadro. Com deslocamento de 955 cc, entrega 155 cv a 10.750 rpm e torque de 10.4 kgf.m a 9.000 rpm.
Essa homenagem da Ducati, a este motor revolucionário, chega com a pintura “Superquadro Tribute”, criada pela Drudi Performance em conjunto com o Centro Stile Ducati. Contudo, a marca permanece fiel à linguagem estilística, usando as cores características: branco, vermelho, preto e cinza.
Como toda Ducati colecionável, a Panigale motor V2 Superquadro Final Edition chega numerada, como dígitos expostos no seu guidão. Além disso, a moto é acompanhada por um certificado de autenticidade e uma capa personalizada.
Contudo, para aqueles que desejam usar a Panigale na pista, é possível encaixar um kit para a remoção da placa e espelhos. Por fim, o modelo chega na Europa custando 28.000 Euros – cerca de R$ 166 mil em conversão direta. Para comparação, uma Panigale V2 standard custa 20.090 euros.