Publicidade

PCX ou ADV, ADV ou PCX? Eis a questão. Se você também está em dúvida nós lhe ajudamos a escolhar qual o melhor, de acordo com as suas preferências e preço que está disposto a pagar.

Os dois scooter têm muito em comum, incluindo motor e base do chassi. Porém, usam seus atributos dentro de propostas distintas e com visuais distantes. Assim, um é moderno e de ar quase futurista, enquanto o outro se inspira nas grandes aventureiras da marca. Mas, afinal, qual é melhor?

adv ou pcx qual o melhor scooter

Na dúvida entre ADV ou PCX? Os dois scooter da Honda são boas opções e tem vários pontos em comum, assim como uma gritante diferença de estilos

ADV ou PCX, qual o melhor?

A verdade é que o PCX tinha uma vida mansa até meados do ano passado. Era o líder de vendas, sem sofrer qualquer ameaça. Esta lá, soberano e inatingível.

Publicidade

Seu concorrente mais próximo era o NMax, que vendia menos da metade de suas unidades. Em 2019 o Honda emplacou 32.582 motos, enquanto o Yamaha somou 15.165.

Honda PCX 2015, de primeira geração

Aqui temos um PCX de primeira geração. De 2013 a 2020 ele teve uma vida mansa, sem qualquer ameaça… mas aí a Yamaha melhorou o NMax e a honda trouxe o ADV

Porém em 2020 tudo mudou. A Yamaha atualizou o NMax, o deixando em pé de igualdade com o PCX em diferentes critérios. No final do ano chegou o ADV, que acabaria colocando consumidores em dúvida e roubando vendas do irmão.

scooter pcx dlx 2021

Quanta mudança, mas as maiores são pouco visíveis. Modelo ficou mais confortável e melhor equipado ao longo do tempo. Por isso segue líder do mercado

Publicidade

Dito e feito. Em 2021, a diferença de emplacamentos do PCX ao NMax caiu para pouco mais de 20% e o ADV também chegou para a briga. Ao final do primeiro semestre, o PCX tinha 12.861 vendas, contra 10.693 do Yamaha e 6.112 do aventureiro. Porém, o PCX segue líder.

Qual é melhor: ADV ou PCX?

Critério ADV PCX Veredito
Preço (tabela Fipe) R$ 21.095 R$ 17.144 PCX, 20% mais barato
Consumo 50,9 km/litro urbano
34,2 km/litro rodoviário
47,5 km/litro urbano
35 km/litro rodoviário
ADV
Tanque 8 litros 8 litros Empate
Velocidade máxima oficial 101 km/h real
(115 km/h no painel)
102 km/real
(115 km/h no painel)
Empate
Estilo Aventureiro, inspirado na X-ADV Urbano
Itens de série Ambas tem iluminação full-LED, freios ABS, painel digital, idling stop, smart key e tomada 12V. Como diferencial, no ADV há para-brisa com altura regulável ADV, com mínima vantagem
Computador de bordo Ambos são completos, informando hora, hodômetros total e parcial, consumo médio, hora e nível de combustível. O ADV ainda mostra o nível de carga da bateria, temperatura ambiente e consumo instantâneo. ADV
Espaço sob o assento 27 litros 25 litros ADV
Conforto Suas suspensões tem maior curso, comparáveis com das motos street. São 130 mm na frente 120 mm atrás. Além disso, o amortecedor traseiro é de grife, assinado pela Showa A terceira geração teve o amortecedor traseiro reposicionado, ficando mais macio, mas ainda passa trancos aos motociclistas. São 100 mm de curso em ambas as rodas ADV
Garantia Idêntica. São 3 anos de garantia mais troca grautuita de óleo em 7 revisões (com fornecimento gratuito do óleo válido a partir da 3ª revisão) Empate

Veja também:

O que não muda entre ADV e PCX

Há muito em comum entre os dois scooter. A começar pelo motor, que é o mesmo. É um monocilíndrico, de 149,3 cm³ e arrefecido a líquido. Assim, a potência é idêntica nos dois modelos, com 13,2 cv a 8.500 rpm, assim como o pico de torque.

ADV e PCX têm o mesmo motor, mas entregam potência e torque de forma levemente diferente

Publicidade

Porém, há uma pequena mudança no duto de admissão do ar entre os dois projetos. Assim, no PCX o pico de torque (de 1,38 kg.m) chega um pouco antes, aos 5.000 rpm, ante os 6.500 rpm do ‘irmão’.

O chassi também é quase igual. Quase. Isso porque o ADV tomou como base o item do irmão, mas fez pequenas alterações no desenho para melhor comportar alguns elementos.

diferenças técnicas ADV e PCX

Maiores diferenças do ADV estão no visual e suspensões. Mas ele também é 2 cm mais alto, tem disco de freio dianteiro maior e é um pouco (1 kg) mais pesado

Diferenças entre ADV e o PCX

As principais diferenças entre o PCX e o ADV estão no design e no potencial de uso (leve) no fora de estrada do segundo. Assim, ele se destaca por itens como os pneus de uso misto e o para-brisa, ajustável em duas posições.

Outro diferencial importante é a suspensão do ADV, já que tem curso alongado tanto na dianteira quanto atrás. São 130 mm de curso na frente e 120 mm na traseira, onde há sistema assinado pela Showa e mola de três estágios. No PCX, são 100 mm em ambas as rodas e molas simples. Na prática, significa que o ADV ‘engole’ melhor os buracos e passa menos impactos aos tripulantes.

adv - compartimento sob o banco o que cabe

O ADV tem 2 litros a mais de espaço sob o assento. Na prática, tanto nele quanto no PCX é possível levar um capacete integral e mais alguns pequenos objetos

Veredito: ADV é melhor, mas tem preço maior

Do ponto de vista técnico, o ADV é melhor que o PCX. Suas suspensões garantem mais conforto, seu painel tem mais funções, seu espaço sob o assento é alguns centímetros mais generoso e seu conjunto é levemente mais econômico. São todos detalhes, mas que acabam sendo importantes quando somados.

Numa análise fria, o ADV é melhor que o PCX e faz jus à diferença de preços – afinal, é cerca de 20% mais caro

Apesar disso, o PCX dá mais opções aos seus clientes. Está disponível em quatro versões (CBS, ABS, DLX e Sport), com diferenças de cores, grafismos e freios entre si. Já o rival tem versão única, permitindo apenas optar entre as cores vermelha ou branca.

honda adv 150 em estrada de terra

Escolher qual o melhor entre ADV ou PCX é mais uma questão de estilo. Você prefere um design moderno ou estar pronto para pequenas aventuras a qualquer momento?

Porém, há uma grande diferença de estilos. Assim, ela pode se sobrepor às vantagens do ADV ou torná-las ainda mais claras ao potencial comprador. E tudo é uma questão de gosto pessoal. Você prefere modernidade num visual quase futurista ou passar a imagem de que está pronto para pequenas aventuras, mesmo perdido entre edifícios? A escolha é sua.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza