PCX ou ADV, ADV ou PCX? Eis a questão. Se você também está em dúvida nós lhe ajudamos a escolhar qual o melhor, de acordo com as suas preferências e preço que está disposto a pagar.
Os dois scooter têm muito em comum, incluindo motor e base do chassi. Porém, usam seus atributos dentro de propostas distintas e com visuais distantes. Assim, um é moderno e de ar quase futurista, enquanto o outro se inspira nas grandes aventureiras da marca. Mas, afinal, qual é melhor?
ADV ou PCX, qual o melhor?
A verdade é que o PCX tinha uma vida mansa até meados do ano passado. Era o líder de vendas, sem sofrer qualquer ameaça. Esta lá, soberano e inatingível.
Seu concorrente mais próximo era o NMax, que vendia menos da metade de suas unidades. Em 2019 o Honda emplacou 32.582 motos, enquanto o Yamaha somou 15.165.
Porém em 2020 tudo mudou. A Yamaha atualizou o NMax, o deixando em pé de igualdade com o PCX em diferentes critérios. No final do ano chegou o ADV, que acabaria colocando consumidores em dúvida e roubando vendas do irmão.
Dito e feito. Em 2021, a diferença de emplacamentos do PCX ao NMax caiu para pouco mais de 20% e o ADV também chegou para a briga. Ao final do primeiro semestre, o PCX tinha 12.861 vendas, contra 10.693 do Yamaha e 6.112 do aventureiro. Porém, o PCX segue líder.
Qual é melhor: ADV ou PCX? |
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Critério | ADV | PCX | Veredito |
Preço (tabela Fipe) | R$ 21.095 | R$ 17.144 | PCX, 20% mais barato |
Consumo | 50,9 km/litro urbano 34,2 km/litro rodoviário |
47,5 km/litro urbano 35 km/litro rodoviário |
ADV |
Tanque | 8 litros | 8 litros | Empate |
Velocidade máxima oficial | 101 km/h real (115 km/h no painel) |
102 km/real (115 km/h no painel) |
Empate |
Estilo | Aventureiro, inspirado na X-ADV | Urbano | – |
Itens de série | Ambas tem iluminação full-LED, freios ABS, painel digital, idling stop, smart key e tomada 12V. Como diferencial, no ADV há para-brisa com altura regulável | ADV, com mínima vantagem | |
Computador de bordo | Ambos são completos, informando hora, hodômetros total e parcial, consumo médio, hora e nível de combustível. O ADV ainda mostra o nível de carga da bateria, temperatura ambiente e consumo instantâneo. | ADV | |
Espaço sob o assento | 27 litros | 25 litros | ADV |
Conforto | Suas suspensões tem maior curso, comparáveis com das motos street. São 130 mm na frente 120 mm atrás. Além disso, o amortecedor traseiro é de grife, assinado pela Showa | A terceira geração teve o amortecedor traseiro reposicionado, ficando mais macio, mas ainda passa trancos aos motociclistas. São 100 mm de curso em ambas as rodas | ADV |
Garantia | Idêntica. São 3 anos de garantia mais troca grautuita de óleo em 7 revisões (com fornecimento gratuito do óleo válido a partir da 3ª revisão) | Empate |
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O que não muda entre ADV e PCX
Há muito em comum entre os dois scooter. A começar pelo motor, que é o mesmo. É um monocilíndrico, de 149,3 cm³ e arrefecido a líquido. Assim, a potência é idêntica nos dois modelos, com 13,2 cv a 8.500 rpm, assim como o pico de torque.
Porém, há uma pequena mudança no duto de admissão do ar entre os dois projetos. Assim, no PCX o pico de torque (de 1,38 kg.m) chega um pouco antes, aos 5.000 rpm, ante os 6.500 rpm do ‘irmão’.
O chassi também é quase igual. Quase. Isso porque o ADV tomou como base o item do irmão, mas fez pequenas alterações no desenho para melhor comportar alguns elementos.
Diferenças entre ADV e o PCX
As principais diferenças entre o PCX e o ADV estão no design e no potencial de uso (leve) no fora de estrada do segundo. Assim, ele se destaca por itens como os pneus de uso misto e o para-brisa, ajustável em duas posições.
Outro diferencial importante é a suspensão do ADV, já que tem curso alongado tanto na dianteira quanto atrás. São 130 mm de curso na frente e 120 mm na traseira, onde há sistema assinado pela Showa e mola de três estágios. No PCX, são 100 mm em ambas as rodas e molas simples. Na prática, significa que o ADV ‘engole’ melhor os buracos e passa menos impactos aos tripulantes.
Veredito: ADV é melhor, mas tem preço maior
Do ponto de vista técnico, o ADV é melhor que o PCX. Suas suspensões garantem mais conforto, seu painel tem mais funções, seu espaço sob o assento é alguns centímetros mais generoso e seu conjunto é levemente mais econômico. São todos detalhes, mas que acabam sendo importantes quando somados.
Apesar disso, o PCX dá mais opções aos seus clientes. Está disponível em quatro versões (CBS, ABS, DLX e Sport), com diferenças de cores, grafismos e freios entre si. Já o rival tem versão única, permitindo apenas optar entre as cores vermelha ou branca.
Porém, há uma grande diferença de estilos. Assim, ela pode se sobrepor às vantagens do ADV ou torná-las ainda mais claras ao potencial comprador. E tudo é uma questão de gosto pessoal. Você prefere modernidade num visual quase futurista ou passar a imagem de que está pronto para pequenas aventuras, mesmo perdido entre edifícios? A escolha é sua.