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Aeronave autônoma a célula de combustível

O Skylark I-LE é um UAS (sistema aéreo autônomo) israelense tático, silencioso, portátil, eletricamente impulsionado em serviço operacional desde 2004 e que agora está sendo usado por diversos países.

A Horizon Energy Systems americana faz sistemas de célula de hidrogênio, um dos quais chamado AEROPAK, que agora, pela primeira vez, está sendo colocado no Skylark I-LE – e já como sistema e operacional com carga integrada, de decolagem a recuperação.

O sistema AEROPAK de energia trabalha como substituto de pacotes de baterias utilizadas em pequenas aeronaves UAS e entrega 900 Wh de energia útil por litro de combustível.

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Nos testes de limites do sistema, os vôos simularam condições reais de batalha com carga útil. Seu motor de propulsão foi submetido a uma série de cenários operacionais, incluindo decolagens repetidas e aterrissagens abruptas sobre vários terrenos, para determinar se as células conseguiriam suportar altos níveis de choque. A UAS foi também operada em condições atmosféricas turbulentas para verificar sua capacidade de manter fortes drenos contínuos de energia do motor da aeronave.

A Elbit diz que o sistema passou pelas provas excepcionalmente bem, provando ser suficientemente resistente para uso militar.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga &
amp; Transporte.