Publicidade

As fabricantes seguem trabalhando para aliar novas tecnologias às suas motos em nome da segunrança. Neste momento, a Honda está desenvolvendo um inédito sistema de cruise control por radar, que irá equipar primeiramente a nova Africa Twin 1100.

 

Africa Twin 1100 será primeiro modelo a receber cruise control por radar. Sensor dianteiro ficará sob os faróis

O objetivo deste cruise control é manter a velocidade previamente desejada e sustentar uma distância segura dos veículos à frente do motociclista, tomando como base a aceleração do veículo que está à frente. Além disso, seus sensores traseiros mapeiam possíveis pontos cegos, alertando o piloto de que há algum objeto (no caso, um veículo) ali.

Publicidade

Atualmente três marcas já dispõem do recurso, cada um em um modelo, sendo Ducati Multistrada V4S, BMW R 1250 RT (veja vídeo do seu funcionamento) e KTM 1290 Super Adventure S. Além de nenhuma delas estar à venda no Brasil, as motos também têm outra característica comum em seus sistemas de controle de cruzeiro uma vez que são todos desenvolvidos pela alemã Bosch.

Ilustração do BMW Adaptive Cruise Control

Cruise Control ‘próprio’ na Africa Twin 1100

O da Honda, não. A princípio a fabricante está trabalhando em um equipamento próprio que terá três sensores, sendo um na frente e dois traseiros – diferente das concorrentes, que possuem apenas um em cada extremidade. O frontal deve ser acoplado sob os faróis, em um espaço específico para tal e que já estava nos planos desde 2020 de acordo com os registros das patentes.

Imagem da patente registrada pela Honda

Publicidade

Já os traseiros ficarão escondidos no suporte de placa, no para-lama traseiro. Cada um deles irá criar um radar em forma de cone, mapeando para trás e para as laterais, fornecendo informações mais precisas sobre um possível veículo em um ponto cego do motociclista.

Além disso, o sistema que equipará a nova Africa Twin 1100 também deve adotar transponders, com a missão de passar informações a outros veículos e infraestruturas (como sistemas de segurança, monitoramento ou radares). O propósito é criar uma rede de informações sobre o que está ocorrendo na estrada, antecipando aos demais motoristas possíveis situações de perigo.

Sensores traseiros ficarão no suporte da placa

Nova Africa Twin 1100 no Brasil

A nova Africa Twin 1100 está confirmada ao Brasil e deve chegar ainda em 2021. A CRF 1100L estará disponível em quatro versões com as Africa ‘standard’ e Adventure Sports, sendo que cada uma delas será oferecida com câmbio manual e com DCT (de dupla embreagem). Assim, a Honda irá ampliar a gama de modelos automatizados no Brasil, que atualmente conta com X-ADV e Gold Wing.

Publicidade

 

Africa Twin 2021, à venda na Europa

A data de lançamento ainda não foi divulgada e deve ser afetada pelo agravamento da pandemia no Brasil. Do mesmo modo, o preço da novidade será informado em breve, assim como se a ‘nossa’ big trail já irá dispor do cruise control por radar, ainda em fase de desenvolvimento. Enquanto isso a antecessora CRF 1000L segue à venda, com preço sugerido partindo de R$ 61.214.

Enquanto a Africa Twin 1100 não chega ao Brasil a 1000L segue à venda por aqui. Preço parte dos R$ 61.214

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza