Publicidade

Boa tarde caros colegas do Motonline.

Acionamento da embreagem com dois dedos

Acionamento da embreagem com dois dedos

Sei que este assunto é motivo de polêmica nos fóruns e sempre venho acompanhando este tipo de tópico. Porém, não tendo chegado a uma conclusão e gostaria de saber a opinião dos nossos colegas e doutrinadores a respeito da correta regulagem. Se o ponto de saída da moto deve ser com regulagem bem alta ou só o suficiente para que a moto engate as marchas com suavidade e ficando a critério do usuário. além da folga do manete, quais outros aspectos tenho de observar ao fazer a regulagem do conjunto para que não haja algum tipo de desgaste prematuro de algum componente ou algo do gênero?

Muito obrigado.
Abraços, Luiz!

Publicidade

R: Perfeitamente Luiz,
O ajuste da embreagem deve seguir as especificações do manual do proprietário. Em casos em que o ajuste do manete não tem regulagem para as particularidades das mãos do piloto é que se recorre às pequenas mudanças desse ajuste. Mãos grandes vão preferir embreagem alta e pequenas preferem mais baixa, mas observe:
Nunca deixe tão alta que possa provocar deslizamento involuntário ou tão baixa que não solte completamente o motor da transmissão ao ser acionada.
O uso dos dedos médio e indicador para acionar a embreagem aumenta a firmeza ao guidon pois os dedos mínimo e anular continuam agarrando a manopla contra o polegar. Essa dica vale para o freio dianteiro também, técnica utilizada especialmente no off-road mas é muito benvinda no uso urbano em geral também.
Essa forma de acionar a embreagem requer um uso mais alto que o normal para que ela solte o motor antes de amassar os dedos, outra dica é pegar mais na ponta do guidon para livrar os dedos, se não houver regulagem disponível. Manetes especiais, mais curtos (formato de perna de cachorro) podem ajudar a liberar os dedos na ponta do guidon.
Abraços

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.