Publicidade

No primeiro treino coletivo da “pr‚-temporada” de 2003, Alexandre Barros obteve a melhor marca do dia, 1m42,588s, superando os demais pilotos da Yamaha, Ducati, Kawasaki, Aprilia e Suzuki na pista de Jerez de La Frontera na Espanha.

Apenas a Honda nÆo participou deste primeiro dia de testes organizados pela IRTA, a associa‡Æo das equipes que disputam o campeonato mundial. A pista seca e o frio nÆo muito forte -em torno dos 18o- colaboraram para que o dia fosse bastante £til para todas as equipes, especialmente a francesa Gauloises/Yamaha, pela qual Alex compete.

Barros testou as duas versäes da Yamaha M1, uma utilizando o novo sistema de inje‡Æo eletr“nica e uma outra com carburadores. Com a versÆo equipada com carburadores Barros sente um maior controle da moto, apesar dos melhores tempos conseguidos com a versÆo alimentada eletronicamente. A dificuldade at‚ aqui ‚ devido a ainda pouca experiˆncia da Yamaha com a inje‡Æo: no ano passado a Honda, a Aprilia e a Suzuki j  se utilizavam desses equipamentos, enquanto a Yamaha come‡ou a test -la mais recentemente.

Uma das conseqˆncias desse “aprendizado” foi um motor travado na moto de Barros durante a parte da tarde. Com o equipamento trocado e algumas altera‡äes feitas na suspensÆo traseira, o piloto voltou a rodar e conseguiu melhorar ainda mais o seu tempo. Mas na terceira volta sofreu uma leve queda, sem qualquer dano f¡sico ou material.

Publicidade

Apesar da grande superioridade de Alexandre Barros sobre os demais pilotos, ele ainda ter  que testar um grande lote de pneus novos trazidos pela Michelin e mais modifica‡äes no quadro e nas suspensäes de suas motos. Os treinos na pista Espanhola de Jerez de La Frontera seguem at‚ domingo. Depois as equipes se deslocam para o circuito portuguˆs do Estoril, onde prosseguirÆo os testes.

Os melhores tempos de hoje em Jerez:
1-Alexandre Barros, equipe Gauloises/Yamaha, 1m42,588s (51 voltas)
2-Carlos Checa, Yamaha, 1m43,277s (61 voltas)
3-Colin Edwards, Aprilia, 1m43,699s (76 voltas)
4-Shinya Nakano, Yamaha, 1m43,794s (67 voltas)
5-Marco Melandri, Yamaha, 1m43,810s (76 voltas)
6-Loris Capirossi, Ducati, 1m43,943s (55 voltas)
7-Troy Bayliss, Ducati, 1m44,125s (59 voltas)
8-Noryuki Haga, Aprilia, 1m44,248s (86 voltas)
9-Kenny Roberts, Suzuki, 1m44,558s (45 voltas)
10-John Hopkins, Suzuki, 1m44,652s (70 voltas)
11-Olivier Jacque, Gauloises/Yamaha, 1m44,783s (58 voltas)
12-Alex Hoffman, Kawasaki, 1m45,822s (67 voltas)
13-Andrew Pitt, Kawasaki, 1m45,970s (54 voltas)
14-Norick Abe, Yamaha, 1m46,146s (55 voltas)
15-Garry McCoy, Kawasaki, 1m46,781s (50 voltas)

O recorde oficial do circuito de Jerez ‚ de 1m42,9s, obtido por Valentino Rossi com uma Honda RC211V, no Grande Prˆmio da Espanha de 2002.