Publicidade

Se você está chegando agora ao mundo das motos e dificilmente seria escalado para um time de basquete, fique tranquilo. Vamos falar aqui sobre a altura mínima para andar de moto, se há um número necessário ou recomendado. Felizmente, o universo das duas rodas é para todos, inclusive para quem não tem os 1,90 m e olhos azuis do Chris Hemsworth.

O que reamente importa é ter força e segurança suficientes para manusear a moto, independente da altura dela ou do piloto

Qual altura mínima para andar de moto?

Resposta: não há. Não existe uma altura mínima para pilotar motos prevista em lei, então não é possível taxar que pessoas com menos de altura X não possam rodar por aí.

Ao invés de focar num indicador quantitativo (o número da altura), priorize um valor qualitativo. Estamos falando da capacidade do piloto de segurar e manusear a moto, especialmente em baixas velocidades ou na hora de estacionar. É isto que realmente importa.

Publicidade
altura para andar de africa twin

O ideal é que o motociclista consiga ficar com os dois pés totalmente apoiados no chão ao ficar de pé sobre a moto – mas isto é um parâmetro, não uma obrigatoriedade

Claro que quanto maior a área de apoio do motociclista com o solo mais ele terá firmeza (e força) para imprimir sobre à moto. Por isso, é indicado que o motociclista fique com os dois pés totalmente apoiados no chão ao ficar de pé sobre a motocicleta.

Mas calma, isto não é uma regra, apenas um indicador. Se o piloto em questão tiver experiência e habilidade suficientes, ele conseguirá fazer qualquer manobra com tranquilidade ainda que seu apoio no solo seja limitado, mesmo fique na ponta dos dedos em um pé do chão.

scooter nmax para baixinhos

Talvez o motociclista não fique com os pés totalmente encostados no chão, mas ainda assim ele pode ter força para movimentar a moto com tranquilidade. Tudo é uma questão de técnica e prática – Foto: Geórgia Zuliani

Publicidade

Veja também:

 

Motociclistas baixinhos – cases de sucesso

Ainda está com receio de ser baixo demais para andar de moto? Trouxemos exemplos para provar que não existe uma altura mínima para andar de moto e tanbém que qualquer modelo pode ser pilotado por qualquer pessoa – desde que ela tenha as experiência e habilidade necessárias, claro.

motociclista baixinho gaston rahier

Com pouco mais de um metro e meio, Gaston Rahier chegava a ser mais baixo que algumas de suas motos. E sabe o que ele fez? Foi campeão do rali Paris-Dakar duas vezes!

Publicidade

São dois baixinhos que não só andam muito bem sobre duas rodas como encaram motocicletas altas, estilos trail e big trail. Como se não bastassem, são campeões do motociclismo competindo justamente com motos grandalhonas.

O primeiro é o mais clássico. Gaston Rahier era um piloto belga de míseros 1,57 m de altura. E sabe o que ele fez? Foi campeão do maior rali do mundo, o Paris-Dakar! E duas vezes, aliás. Faturou os títulos em 1984 e 1985, tendo como companheira uma BMW R 80 GS de mais de 200 kg.

E foi com esta moto troglodita que um baixinho encarou rodovias, terra, barro, dunas intermináveis. Naturalmente, também precisou desatolar a moto, empurrar na areia, fazer pegar no tranco e todos os outros perrengues que uma competição deste nível impõem aos participantes.

 

Piloto brasileiro

jean azevedo piloto honda motos

Jean Azevedo faz parte da massa de motociclistas com menos de 1,7 metro de altura. Porém, diferente da maioria, tem mais de 20 troféus nacionais e 7 Sertões no currículo

O segundo exemplo é brasileiro. O paulista Jean Azevedo tem pouco menos de 1,7 e a baixa estatura não lhe impediu de garantir mais de 80 títulos, sendo a maioria em ralis. Só o Sertões ele conquistou sete vezes! Além disso, o piloto oficial Honda roda de moto quase todos os dias e ministra cursos de pilotagem, muitas vezes a bordo da Africa Twin – outra big trail de mais de 200 kg.

 

Melhores motos para pessoas baixas

Ok, já vimos que não existe uma altura mínima para andar de moto. O próximo passo é escolher a motocicleta ideal, mas como saber qual é a melhor opção para pessoas baixas? Fizemos uma lista de modelos que podem ser boas opções.

chopper road moto para pessoas baixas

A Chopper Road é uma das motos mais indicadas para pessoas baixas. Tem assento próximo ao chão (apenas 72 cm) e também é leve, pesando 123 kg

O primeiro fator a ser considerado é a altura do assento. Quanto mais próximo o banco for do chão, menor precisarão ser as pernas para manter os pés firmes no solo. Por isso, prefira motos baixas.

Outro critério relevante é o peso da moto. Quanto mais leve, melhor. Como a pessoa em questão terá pouco apoio no solo é ideal que ela faça a menor força possível para mover a motocicleta, especialmente quando parada – como em semáforos ou para estacionar.

adv 150 tem banco em formato triangular

Alguns modelos adotam uma ‘malandragem do bem’. Eles têm o banco afunilado, em formato triangular, facilitando o encaixe e movimentos das pessoas de menor estatura. Na foto, o Honda ADV

Também é preciso considerar a largura do assento e da moto em si. Quanto mais esguia (mais magra) a moto for, melhor. Será mais fácil de fazer movimentos curtos, especialmente em baixa velocidade.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza