Publicidade

Apaixonados por avião

Setenta e sete aviões radio controlados, construídos por estudantes de engenharia de Norte a Sul do Brasil, Venezuela, México e EUA, brilharam no céu de São José dos Campos, SP, neste último fim de semana – 22 a 24 de outubro, durante a XII Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a competição reuniu cerca de mil universitários, de 65 instituições de ensino superior. Os estudantes foram desafiados pela SAE BRASIL a projetar, construir e submeter seus aviões controlados por rádio a avaliações estáticas e de voo, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica.

Resultado – A equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, sagrou-se campeã pela Classe Regular. Na Classe Aberta, a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica/ITA, foi a campeã. Já na Classe Micro, a equipe EESC-USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), sagrou-se bicampeã na categoria. A segunda colocada, pela Classe Regular, foi a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo/USP.

Publicidade

A campeã e vice da Classe Regular e as campeãs das Classes Aberta e Micro ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, com apoio técnico, logístico e financeiro da SAE BRASIL. A competição internacional, que reúne equipes da América do Norte e Europa, será realizada pela SAE International de 29 de abril a 1º de maio de 2011, em Marietta, Georgia, nos Estados Unidos. Na SAE AeroDesign East Competition, as equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo cinco primeiros lugares nas Classes Regular e Aberta e um primeiro lugar na Classe Micro.