Publicidade
Eric em ação: muito treino para um futuro promissor

Eric em ação: muito treino para um futuro promissor

O ano de 2012 começou agitado para o piloto Eric Granado. O brasileiro de apenas 15 anos, o mais novo no grid, realizou os primeiros testes oficiais do Campeonato Mundial em sua nova categoria Moto 2, principal porta de acesso para a MotoGP e voltou ao Brasil para se dedicar aos estudos e compromissos com patrocinadores.

Ele defende a equipe  JIR, com quem tem um contrato longo e um plano de carreira promissor, já que é o piloto com mais tempo para aprender, desenvolver e conquistar o seu objetivo de estar entre os melhores do mundo na MotoGP. Destaque no Campeonato Espanhol ano passado, no qual terminou em quinto lugar na categoria 125cc, Granado este ano tem nada mais nada menos que o francês Johann Zarco, vice-campeão do mundo na categoria 125cc em 2011, para lhe ajudar a evoluir.

No primeiro contato com o novo equipamento, Eric Granado mostrou maturidade, humildade e muita vontade de evoluir. “A embreagem  é muito diferente e tenho que aprender a usar melhor o freio motor” se auto avaliou Eric Granado. Na Espanha, ao lado dos melhores pilotos do mundo nos treinos oficiais da MotoGP, o piloto novato precisou se adaptar ao novo modelo de moto. Ele passou de uma 125cc de dois tempos, leve, para uma 600cc de quatro tempos que pesa 3 vezes mais. “Há uma diferença grande entre as motos. Ela é muito mais pesada e com isso foi preciso uma nova rotina de preparação física. Agora tenho que trabalhar outros músculos” contou Granado.

Publicidade

Apesar de evoluir a cada novo dia de treinamento na tabela de tempos, Granado com todo aval da sua equipe JIR, não focou em andar rápido, mas sim em adaptar a nova tocada da sua moto. “Fiquei feliz com os resultados. Os treinos foram fundamentais para eu poder conhecer a  moto, me adaptar aos freios e outras especificidades. A cada dia melhorei e procurei seguir o traçado dos líderes. Meu objetivo é adquirir experiência. Estou entre os melhores do mundo e a evolução será gradual, com cautela”, avaliou.

Assim como no ano passado, o jovem piloto terá que conciliar a agenda de competições com o calendário escolar. Eric chegou ao Brasil semana passada e aproveita para colocar os estudos em dia. “É bem puxado, mas estou acostumado com esta rotina e o estudo é fundamental na vida de um atleta”, destacou o piloto que cogitou estudar na Itália, país sede da equipe, mas decidiu continuar com as aulas no Brasil.

Eric Granado só pode estrear no mundial a partir do segundo semestre, quando completa 16 anos. Enquanto isso, o foco do brasileiro será utilizar o Campeonato Espanhol como preparação e adaptação à categoria Moto 2, que tem a primeira etapa marcada para os dias 1 e 2 de abril, no Circuito de Jerez. Antes, o piloto ainda tem mais uma sessão de treinos oficiais, desta vez já com os motores oficiais.

Granado tem nesta temporada o patrocínio de Mobil Lubrificantes, Alliance Investimentos, Capacetes Shark, Óculos Oakley, Luna Aerografia, Alpinestars, Soulmoto, e Post varejos.

Publicidade