Publicidade

APRILIA SMV 750 DORSODURO, diversão em duas rodas

Aprilia come‡a a comercializar na Europa a supermotard SMV 750 Dorsoduro.
Modelo se destaca pelo visual arrojado e pela tecnologia embarcada

Pura diversÆo. Foi assim que a italiana Aprilia definiu sua supermotard rec‚m-chegada ao mercado europeu de duas rodas, a SMV 750 Dorsoduro. A apresenta‡Æo do modelo aconteceu no ano passado, durante o SalÆo de MilÆo, mas s¢ agora come‡ou a ser comercializada. Entre seus principais atrativos estÆo o visual arrojado e a tecnologia embarcada no conjunto. O pre‡o sugerido ‚ de cerca de US$ 12.600 (6.400 Libras).

Todo o projeto da Dorsoduro teve como inspira‡Æo os modelos de competi‡Æo da marca que participam do mundial de Supermoto. Seguindo a filosofia “diversÆo na pilotagem”, a equipe de projetistas da Aprilia tinha como objetivo fabricar um modelo que pudesse oferecer o m ximo em desempenho, agilidade e design, qualidades que todo piloto sonha ter em sua moto.

Publicidade

Na parte dianteira o destaque fica por conta do p ra-lamas, alto e levemente angulado para baixo, caracter¡stica t¡pica das supermotards. O painel ‚ bastante simplificado e tem um mostrador anal¢gico para as rota‡äes do motor, e um outro digital, para a velocidade e outras informa‡äes de funcionamento da moto. Um dos diferenciais da Dorsoduro ‚ a utiliza‡Æo dos protetores de mÆos, muito usados em modelos off-road.

APRILIA SMV 750 DORSODURO, diversão em duas rodasOlhando a moto de frente chama a aten‡Æo a grande  rea ocupada pelo radiador, localizado logo embaixo do tanque de combust¡vel (12 litros de capacidade). Como todo modelo voltado de sua categoria, a altura do assento (870 mm) ‚ um item que dever  desagradar um pouco os pilotos de menor estatura. Na traseira os escapes (duplos) ficam logo abaixo da rabeta, e tem desenho bastante interessante, que deram um ar mais agressivo ao conjunto. Mas nÆo s¢ de visual “vive” a Dorsoduro. A mecƒnica da moto tamb‚m impressiona.

Mecƒnica – Um dos destaques, nesse sentido, ‚ o sistema de gestÆo eletr“nica “Tri Map” do propulsor, que permite ao piloto escolher entre trˆs modos de condu‡Æo: sport, touring e rain. Na primeira op‡Æo, o motor bicilindrico em “V” a 90§ de 750 cmü e quatro v lvulas por cilindro, derivado da estradeira Shiver 750, oferece a m xima performance, ou seja, libera os 92 cv (a 8.750 rpm) de uma s¢ vez na roda traseira.
J  na op‡Æo touring, a entrega de potˆncia ‚ um pouco mais branda, facilitando a vida dos pilotos menos experientes. Por fim, a configura‡Æo rain (do inglˆs “chuva”) torna-se ideal para os pisos com baixa aderˆncia, j  que a for‡a do motor cai ainda mais nÆo deixando a roda desgarrar em uma sa¡da de curva, por exemplo.

Outra novidade na Dorsoduro ‚ o sistema de acelera‡Æo eletr“nica “ride-by-wire”, sem fios interligados entre a manopla e a borboleta do carburador. Gerenciado por uma central eletr“nica que analisa diversos parƒmetros da moto, como velocidade e faixa de rota‡Æo, seu objetivo ‚ otimizar ao m ximo o desempenho para o condutor. Completa a parte mecƒnica da moto o cƒmbio de seis velocidades e a transmissÆo final por corrente.

Publicidade

SuspensÆo e freios – Na parte cicl¡stica nenhuma grande novidade. O quadro em treli‡a formado por tubos de a‡o fica quase totalmente … mostra. O conjunto de suspensäes usa um sistema upside-down com tubos de 43 mm e curso de 160 mm na dianteira. Atr s a balan‡a ‚ fabricada em liga de alum¡nio fixada a monoamortecedor hidr ulico com 160 mm de curso e regul vel na pr‚-carga da mola. Os freios sÆo de disco duplo com 320 mm de diƒmetro na frente e disco simples de 240 mm na parte de tr s. As rodas em liga de alum¡nio de 17 polegadas estÆo cal‡adas por pneus 120/70 ZR na dianteira e 180/55 ZR traseira. O peso a seco ‚ de 186 kg.

A nova Aprilia SMV 750 Dorsoduro j  est  dispon¡vel no mercado Europeu e promete ser a nova sensa‡Æo entre os modelos supermotard, que, diga-se, vˆm se tornando uma verdadeira febre no mundo inteiro. Algumas de suas principais concorrentes incluem a Husqvarna SM610, KTM 690 Supermoto e Yamaha XT 660X . Qualidade para encarar suas rivais a Aprilia garante que a Dorsoduro tem, resta saber se o modelo cair  nas gra‡as do consumidor em um mercado tÆo novo e competitivo como o das supermotards.